Connect with us

Destaque HOME

A seriedade de Ronaldo Correia versus os altos e baixos da política

mm

Publicado

em

[Edelvânio Pinheiro] A política está em estado de euforia. Cada um dos apaixonados e extremistas defende suas ideias e apenas uma pequena parcela pondera com sensatez e equilíbrio num esforço para dar nova marcha ao país.

Parece delírio dizer que hoje em dia existe um político que se consolida como alguém que saiba esganar os tentáculos e livrar o Brasil de um colapso provocado pela impiedosa corrupção e violência. Apesar disso, ouso apostar que existem pessoas com ideias expressivas e com vontade de verdadeiramente lutar por um povo que tanto sofre com a maquiavelice de alguns gestores.

Não diferente do restante do país, Itanhém também tem sido alvo do descaso e consequentemente também se tornou tema de debates acirrados nas redes sociais. Nesse exército de opiniões poucos se salvam, mas é nas críticas que podemos medir e pesar as boas ações e as qualidades de alguém que, com boas intenções, se lança na política.

Política é algo complexo, como sabemos e fica cada vez mais difícil debatê-la com os fanáticos de plantão, até mesmo porque, para os adoradores, a soma é o grito e não a quantidade de benefícios trazidos para uma comunidade.

Nesse contexto, existem políticos que, pelo que vem demonstrando, facilmente alçariam altos e longos voos se estivessem um dia à frente da administração de um município.

Ronaldo Correia é um cidadão itanheense que ama a sua terra natal e tem declarado isso em quase todos os seus discursos. Para quem desconhece a história dessa figura pública, ele permaneceu nos Estados Unidos por mais de duas décadas e voltou de lá com uma bagagem de ideias e boa vontade para ajudar os seus conterrâneos. A América é linda, encantadora e iluminada, mas suas luzes não embriagaram Ronaldo porque ele sempre apostou e acreditou na sua gente e na capacidade que sua terra tem para vencer as crises.

Vereador firme e decisivo, Ronaldo Correia não dispensou a oportunidade de mostrar competência nas suas ações quando, em apenas um ano e nove meses, conseguiu fazer por Itanhém o que outros políticos não fizeram, mesmo estando no mandato por mais de uma década.

Sempre defendi a ideia de que o povo deve apoiar novas lideranças políticas que pousam com vontade de fazer a diferença. Portanto, incentivar Ronaldo Correia significa acreditar que, apesar das máscaras e da incompetência de muitos, existe gente criado e moldado dentro dos padrões da ética, de sensibilidade e de amor que pode um dia ajudar a traçar novos caminhos para a terra de Água Preta.

Acreditemos nos políticos fáceis de encontrar, acessíveis a todos e que não sejamos vendados pelo fanatismo e pela hipocrisia. Apostemos na capacidade de alguém que pode até não ter as mesmas ideias que nós, mas que tem identidade própria e que respeita as leis e o outro no mais amplo sentido da palavra.

Afinal, mesmo que o cenário esteja bombardeado pelo caos, é preciso apostar naqueles que se dispõem a nos liderar e é necessário acreditarmos em alguém que esteja disposto a voar em busca de novos caminhos.

 

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado
1 Comentário

1 Comment

  1. Almir Zarfeg

    19 de setembro de 2018 at 10:16

    Ainda continuo vendo Ronaldo como um “outsider” da política itanheense. Como alguém que, de repente, revolve se aventurar na política para satisfazer o ego, sem muita convicção, preparo ou seriedade públicos.

    Ao prestigiar o evento dos “60 homenageados”, em 14 de agosto e promovido pela ATL, Água Preta News e Café Ticiana, eu elogiei a postura corajosa dele, já que muitos (inclusive alguns homenageados) não compareceram pressionados por Álvaro Pinheiro, que se empenhou pessoalmente em boicotar o evento.

    Se se trata de um oportunista ou aventureiro, só o tempo dirá. Mas, desde já, torço para que “Naná” – como o tratávamos na infância – continue ativo na Câmara Municipal. Agora, sem a tutela da presidência e a pressão da família Pinheiro, poderá se tornar porta-voz dos itanheenses. Não é mesmo, Bita de Itanhém?

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque HOME

Vereador solicita intervenção do poder público federal para serviços de urgência e emergência em Itanhém

mm

Publicado

em

Três reportagens do Água Preta News foram anexadas a uma solicitação de intervenção do poder público federal para que a prefeitura de Itanhém, com o fechamento do Hospital Maria Moreira Lisboa, faça funcionar serviços de urgência e emergência para atender a população. O pedido foi feito ao Ministério Público Federal (MPF), na tarde desta segunda-feira (10), na cidade de Teixeira de Freitas, pelo vereador André Correia (PHS).

“A gestora municipal Zulma Pinheiro não tomou providências que tem por obrigação, como disponibilizar um espaço físico adequado para os serviços de urgência/emergência, com profissional médico e equipe multiprofissional, deixando a população descoberta deste serviço”, destacou o vereador ao MPF.

O vereador destacou ainda que nos últimos dias vários pacientes foram deslocados para as cidades de Medeiros Neto e Teixeira de Freitas e que dois deles morreram por falta de atendimento emergencial.

Veja as reportagens que foram anexadas na solicitação feita ao MPF:

População faz manifestação pela reabertura de hospital. Prefeita diz que Itanhém tem 13 médicos

Com hospital fechado mecânico sofre infarto em Itanhém e morre em Medeiros Neto

Sem hospital pai de policial morre em Itanhém após uma hora dentro de Samu

Continuar leitura...

Destaque HOME

Carlos Mensitieri, imortal da ATL, agora é cidadão honorário teixeirense

mm

Publicado

em

[Edelvânio Pinheiro] O engenheiro civil, escritor e poeta Carlos Mensitieri agora é cidadão honorário teixeirense. Ele, que vive em Teixeira de Freitas/BA desde o início dos anos 80 e participou do processo de modernização da cidade, foi indicado à honraria maior do município pelo vereador e presidente do Legislativo Agnaldo Teixeira, o popular Agnaldo da Saúde. No total, 14 personalidades conquistaram o título de Cidadão Honorário Teixeirense na última quarta-feira, 5.

Ele ocupa a Cadeira nº 10 da Academia Teixeirense de Letras (ATL), da qual é tesoureiro e diretor de eventos. Carlos é membro também da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA) e da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPT). Além disso, é marquês ligado à Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, que é chefiada pelo Príncipe Dom Alexandre Carvalho.

O acadêmico é autor dos livros “Teixeira de Freitas: Uma questão de Planejamento Urbano para a segurança no trânsito” e “Poemas, Letras e Canções”, ambos editados pela PerSe.

“Agradeço a Deus também por minha amada e querida esposa Luciene Mensitieri, companheira de trinta e quatro anos e por meu filho amado Gabriel Mensitieri, responsáveis por minha persistente luta diária”, discursou o acadêmico em nome dos demais homenageados.

Em seu discurso, ele destacou a importância da honraria que finalmente recebeu.

“É sabido que o Título de Cidadão Honorário Teixeirense é a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal de Vereadores do Município de Teixeira de Freitas a moradores oriundos de outros municípios que praticaram atos de relevante interesse social para a população teixeirense”, pontuou.

Carlos acrescentou: “O aumento da responsabilidade social de cada homenageado está diretamente conectado com as ações futuras, onde não cabem frustrações a este Legislativo e tampouco à população teixeirense, que de forma indireta também homenageia cada um, criando com isso novas expectativas positivas com seus honorários cidadãos teixeirenses”.

Almir Zarfeg, presidente da ATL, foi pessoalmente à cerimônia dar os parabéns ao amigo e confrade Carlos Mensitieri. Também se fizeram presentes os acadêmicos Athylla Borborema, vice-presidente da ATL, Marcus Aurelius, conselheiro da instituição, Ramiro Guedes e Valci Vieira, que também é vereador.

“Meus parabéns ao amigo e confrade pela justa e merecida honraria. Parabéns também ao nobre vereador Agnaldo da Saúde pela indicação que, sem dúvida, jamais será esquecida por Carlos e pela ATL”, disse Zarfeg.

Vereador Agnaldo da Saúde e acadêmico Carlos Mensitieri.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Funcionária foi demitida por perseguição da prefeita Zulma Pinheiro, diz marido

mm

Publicado

em

Uma funcionária da secretaria de Desenvolvimento Social de Itanhém foi demitida na semana passada e segundo o seu esposo, Uilerman Gundim Santos, o Manzinho, trata-se de perseguição da prefeita Zulma Pinheiro (MDB).

“Fui na passeata pelo movimento em favor da reabertura do Hospital [Maria Moreira Lisboa], a prefeita em retaliação despediu minha mulher, reforçando a perseguição desse povo aí”, disse Manzinho ao Água Preta News.

De acordo com ele, Vanusa Alves Gomes Santos sempre foi uma funcionária exemplar.

“Nunca faltou um dia, a equipe e toda a população gostava dela e a prefeita [demitiu] por perseguição, até mesmo porque nem na manifestação ela estava, quem estava na manifestação fui eu e quem falou fui eu, então, como ela [a prefeita] não teve como me perseguir, perseguiu uma pessoa inocente, que estava fazendo o seu trabalho dignamente”, indignou-se.

Ainda de acordo com Manzinho, a irmã de Vanuza, Ludgéria Alves Gomes, por solidariedade pediu demissão da prefeitura.

Vanusa é tia de Rosilma Pinheiro, a mulher do irmão da prefeita, Newton Pinheiro, que ocupa as secretarias da Administração e Finanças e do Desenvolvimento.

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA