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Como ter um bom relacionamento em 13 dicas

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[Márcio Câmara, Superela Foto: Reprodução]

Como ter um bom relacionamento de verdade?

Se você já está em um relacionamento e está sentindo que a coisa não está indo tão bem quanto gostaria ou quer dar uma melhorada, aqui vão algumas sugestões.

Ouvi de algumas mulheres que elas têm dificuldades em manter um relacionamento e/ou não sabem porque o que começa bem, termina mal. Se você sente que alguma coisa não está indo tão bem, talvez não esteja mesmo.

O melhor a fazer, agora, é olhar para o relacionamento e se comprometer com a mudança, para alcançar aquilo que você quer. Vamos ver algumas dicas de como ter um bom relacionamento e ser ainda mais feliz no amor. Bora lá!

Como ter um bom relacionamento:

1. Brinque

Quando a pessoa que está com você se torna sua melhor amiga não tem tempo ruim. Vocês vão se divertir sem se importar onde estão. E quando você gosta de alguém, você brinca com essa pessoa. Você quer rir com essa pessoa. Lembra como era quando vocês se conheceram? Então, esse é o ponto. Brincar, sorrir e rir. Curtir e viver de verdade o relacionamento.

2. Seja amiga dos amigos

No que diz respeito aos amigos, é quase que uma lei universal: homens são influenciáveis! Portanto, se você quer ganhar o coração dele, busque ganhar o coração dos amigos também (sendo você mesma e se sentindo confortável com a situação).

São eles que irão dizer para o seu pretendente “Essa pessoa vale a pena”, “Ela é bem bacana, é uma pessoa legal”. Sim, eu sei, são julgamentos e ele deveria levar em consideração o próprio sentimento, mas isso acontece. E, já que acontece, é bom você saber!

3. Aceite a pessoa do jeito que é

Alguns homens não são cavalheiros. Alguns são extremamente carinhosos. Outros, não! Uns abrem a porta do carro, da casa, e até puxam a cadeira para você sentar. Outros, não fazem nada disso. Não há nada errado em fazer e em não fazer. É só o jeito dele. Tem mulher que não curte cavalheirismo. A ideia é você ver o que você gosta e começar a sinalizar pra ele. Se ele não entender, tudo bem também. O importante é saber em quais pontos ceder.

4. Escute o que o outro tem a dizer

Sempre que alguém fala, mostra aquilo que pensa. Por mais óbvio que isso possa parecer, quase nunca paramos para refletir sobre isso. A tendência é achar que alguém está em desacordo com a gente e ponto. Como se a gente sempre tivesse razão em tudo. Escute com atenção, e você entenderá o real motivo de a pessoa dizer o que diz. Este é um dos segredos para saber como ter um bom relacionamento.

5. Se a pessoa não quer, deixa

Você pode ajudar o outro a sair de alguma situação difícil? Pode e é muito bacana que vocês sejam verdadeiros amigos. Mas você não pode ajudar quem não quer ser ajudado. O primeiro passo para ajudar o próximo é ele querer ser ajudado. Se ele resistir, mostre, com carinho, o que você pensa. Para isso, entre no mundo dele. Não dê o seu ponto de vista. Diga o que você pensa dentro do ponto de vista dele, se coloque na mesma posição.

6. Cuidado com o passado

Quanto mais atenção você dá a um fato, maior ele se torna presente em sua rotina, em suas conversas e na sua vida. Ficar falando do passado não vai ajudar a fazer um futuro diferente na relação de vocês. Se vocês ainda estão saindo, muito cuidado com o que você expõe da sua vida. Esconder não é legal, mas é importante saber o momento de dizer certas coisas. Algumas coisas, podem ser ditas logo. Outras, é melhor ter mais confiança.

7. Não fique remoendo os erros que o outro cometeu

Outra coisa bacana é não ficar batendo na tecla do erro. Assim como comecei o item anterior, é importante saber que ficar toda hora falando dos erros do outro não ajuda em nada. Imagine se ele, toda hora, ficasse lembrando você dos erros que cometeu? É chato, não é!? Tudo tem sua hora e seu momento para ser dito.

8. Perdoe-se

Muitas vezes nos equivocamos no relacionamento, seja com atitudes ou palavras. Carregar todos os erros da relação de vocês nas costas, só fará com que as coisas fiquem ainda piores. Os dois têm responsabilidades e devem saber até onde vai a responsabilidade de cada um. É dessa forma que o relacionamento de vocês começa a crescer, quando cada um assume a responsabilidade que tem dentro do relacionamento e vive o relacionamento para que funcione!

9. Praticidade sempre

Alguns homens são mais práticos. É por isso que quando você fala com ele, ele já começa a pensar em uma solução. Ele já está lá na frente. Assim como verá no próximo item, se você quer que ele só lhe dê atenção, diga isso para ele. Você vai perceber a diferença da conversa de vocês.

10. Fale o que pensa!

Existem pessoas que sabem ler a linguagem corporal das pessoas. Só que essas pessoas representam um número muito pequeno, nesse mundão de Deus. Quando você tem alguma coisa em mente, diga. Não suponha. Não tire conclusões achando que ele deve entender que você quis dizer uma coisa, quando disse outra. O responsável pelo entendimento da mensagem é quem diz, fala, comunica. Dessa forma, você garante que ele entenda exatamente o que você quis dizer. Legal, né? De nada!

11. Ficar calada não ajuda em nada

Assim como venho falando nos dois últimos itens, se você quer alguma coisa, comunique aquilo que você quer. Se você não falar nada, tudo bem. Têm pessoas que não entendem linguagem corporal? Tem. E têm pessoas que não entendem nem aquilo que você fala. Então, fale, diga explicitamente. Se for preciso, desenhe. Algumas pessoas são mais visuais. Falando de uma forma que ela entenda, você garante o seu resultado. Se desenhar não adiantar, coloque a pessoa dentro da sua experiência. Faça ela sentir o que você está sentindo. Depois, volta aqui para me contar como foi!

12. Sejam um time

Quero que você pare para refletir em algumas coisas. Primeiramente, pense em algo que deixa você feliz! Pensou? Você deve estar sorrindo agora. Legal! Agora, pense em algo que deixa você triste! Pensou? Você deve estar um pouco triste agora. Para terminar, pense nessas duas coisas ao mesmo tempo. É possível? Você consegue pensar em duas coisas totalmente diferentes ao mesmo tempo? Não, né? Então, para que vocês sejam um time, vocês precisam ter um foco em comum. Olhar para o mesmo lado. Ter objetivos em comum. E, é claro, se ajudarem mutuamente.

13. Não descuide da relação

Uma coisa muito comum é que com o tempo, as pessoas se descuidam e deixam o relacionamento de lado. Então, toda atenção que foi dada no começo, desaparece. Todo aquele encanto se vai. É quando as pessoas se perguntam, sem realmente saber por que “O que eu fiz de errado?”. Portanto, o relacionamento é como você, é como um filho ou qualquer outra associação que você queira fazer, é preciso de cuidado, atenção e carinho. É justamente como a diferença entre o remédio e o veneno, a dosagem. Nem demais, nem de menos. É preciso ser assertiva.

Essas são algumas dicas para você saber como ter um bom relacionamento. Agora, se você quer somente uma dica para ser feliz de verdade, essa dica é: protagonize sua vida. Sempre que você traz a situação para você, você consegue encontrar uma saída, uma solução. Do contrário, só irá dizer que nada pode ser feito!

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Identificados dois tipos de bactérias intestinais relacionadas com a depressão

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[Daniel Mediavilla/ El País] Os micróbios que habitam nosso intestino parecem ter certa influência sobre nossa saúde mental, embora por enquanto esse impacto tenha sido mais estudado em animais que em pessoas. Observou-se, por exemplo, que ao injetar fezes de humanos deprimidos em ratos esses animais desenvolviam sintomas próprios da doença. Em humanos, verificou-se que alterar o ecossistema intestinal pode reduzir estados de ansiedade, mas falta informação sobre o que se pode fazer com doenças mais graves.

Nesta segunda-feira, uma equipe liderada por Jeroen Raes, do Instituto Flamengo de Biotecnologia, da Bélgica, publica uma análise em que relaciona a depressão com a ausência de alguns tipos específicos de bactérias, sugerindo que muitas delas poderiam produzir compostos capazes de afetar nosso estado mental.

Em seu trabalho, publicado na revista Nature Microbiology, os autores relatam como obtiveram informações sobre diagnósticos de depressão e o microbioma recolhido das fezes de 1.054 indivíduos que participam do Projeto Flamengo da Flora Intestinal. Em sua análise, observaram que dois gêneros de bactéria, as Coprococcus e as Dialister, escasseavam entre as pessoas que sofriam de depressão.

“A relação entre o metabolismo dos micróbios intestinais e a saúde mental é um tema polêmico na investigação do microbioma”, afirma Raes em um comunicado de sua instituição. “A noção de que os metabólitos [produzidos por estes micróbios] podem interagir com nosso cérebro, e portanto influenciar o nosso comportamento e nossos sentimentos, é intrigante, mas a comunicação entre o microbioma intestinal e o cérebro já foi explorada principalmente em modelos animais, estando a investigação em humanos muito menos avançada”, acrescenta.

Neste trabalho, os autores também analisaram quais compostos poderiam produzir os micróbios com capacidade para interagir com nosso sistema nervoso, e cruzaram essa informação com as sequências genômicas dos organismos encontrados nas fezes de pessoas com depressão e em indivíduos sãos. Desta maneira, descobriram que a capacidade de alguns microorganismos para produzir DOPAC, um dos metabolitos da dopamina, estava associada com um melhor estado mental.

A equipe de Raes procura há anos relações entre a presença de determinadas bactérias e seus efeitos sobre a saúde. Em estudos anteriores, observaram que quem consumia iogurte regularmente tinha ecossistemas bacterianos intestinais mais diversificados, algo que também se via com o consumo de vinho e café. O contrário ocorria com o consumo de leite integral e com uma alimentação excessiva. Em outra das linhas que interessam no âmbito do estudo do microbioma, começaram a ser encontradas relações entre as doenças do coração e o câncer e a presença ou ausência de algumas bactérias.

Por enquanto, o que se conhece com maior precisão é a relação entre os micróbios que temos dentro de nós, a dieta e a saúde intestinal, mas as substâncias que algumas bactérias produzem podem afetar os níveis de inflamação, e isso influi também sobre o sistema imunológico. De alguma maneira, os micróbios são um mecanismo que conecta diferentes sistemas do organismo. Problemas de ansiedade ou depressão têm sido detectados com especial frequência em pessoas com alterações gastrointestinais, como a síndrome do intestino irritável, e em geral é comum que os transtornos mentais e digestivos ocorram simultaneamente. Em outra linha de investigação que pode ajudar a entender o mal de Parkinson, alguns estudos detectaram que essa doença está relacionada com um maior tempo de trânsito intestinal.

O campo de estudo do microbioma, e sobretudo a capacidade de agir sobre ele para melhorar a saúde, ainda está em seus primórdios. Também nesta segunda-feira, na Nature Biotechnology, uma equipe internacional de cientistas publicou a descoberta de 100 novas espécies de bactérias encontradas no interior de intestinos saudáveis. Como acontece quando se deseja alterar um ecossistema, mexer numa espécie pode ter efeitos indesejados sobre o equilíbrio com as demais, e parece que para fazer isso com eficácia ainda falta entender muita coisa sobre esses habitantes microscópicos que representam aproximadamente 2% do nosso peso.

FOTO: Ovidiu Creanga. Alguns alimentos como o iogurte incrementam a diversidade das bactérias do intestino.

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7 coisas que você precisa saber sobre o açúcar

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[MSN] Um acordo assinado pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, e os presidentes das principais indústrias brasileiras de alimentos e bebidas estabelece uma meta para reduzir mais de 144 mil toneladas de açúcar nos produtos fabricados no país até 2022.

Chocolates, laticínios, biscoitos recheados, bebidas açucaradas, misturas de bolo são as categorias de alimentos que fazem parte do acordo.

O açúcar é realmente um vilão para a saúde? Os adoçantes não calóricos são uma alternativa no combate a obesidade? A nutricionista e consultora do Salud en Corto, Iara Pasqua, responde a essas dúvidas.

O que são os açúcares?

Os açúcares são carboidratos que servem como principal fonte de energia para o corpo. Existem muitos tipos de açúcares, mas a sacarose é a mais conhecida de todas. É composto de moléculas de frutose e glicose e dois tipos de açúcar natural encontrados em frutas e vegetais

Outros açúcares que também podem ser usados na produção de alimentos e bebidas são xarope de milho, xarope de milho rico em frutose, mel, lactose (açúcar do leite) e outros tipos de xaropes. Todos esses açúcares são convertidos em frutose e glicose durante a digestão. Exceto pela lactose, que é dividida em glicose e galactose.

Como o corpo usa açúcares?

Como mencionado anteriormente, os açúcares são uma fonte de energia para o corpo, especialmente durante atividades físicas intensas. Não há diferenças nutricionais entre os açúcares e nosso corpo usa todos os tipos da mesma maneira.

Durante a digestão, os açúcares, como a sacarose e a lactose, e outros carboidratos, como os amidos, se transformam em açúcares simples (ou simples). Açúcares simples, em seguida, viajam através da corrente sanguínea para as células do corpo, fornecendo energia que pode ajudar a produção de proteína, ou são armazenados para uso futuro. O cérebro e os glóbulos vermelhos só podem usar glicose como energia. Durante a gravidez, a glicose também ajuda a formar células e produzir leite.

+ Saborosa, nutritiva e rápida: aprenda a fazer uma lasanha de berinjela

Por que os açúcares são adicionados aos alimentos?

Os açúcares desempenham papéis importantes na alimentação. Eles adicionam sabor, textura e cor aos produtos assados. Eles fornecem energia para o fermento usado no cozimento do pão e ajude a equilibrar a acidez em molhos de tomate e molhos de salada.

Certos açúcares também desempenham papéis especiais, invertendo o açúcar, o que impede a cristalização da sacarose em doces. O xarope de milho é usado em alguns alimentos porque é menos doce que a sacarose.

Os adoçantes não calóricos podem substituir o açúcar?

Os adoçantes podem substituir o açúcar e a composição dos alimentos industrializados. As pessoas que querem controlar seu consumo de açúcar podem incluí-las como uma ferramenta, acompanhadas pela ajuda de um profissional capacitado, para que a pessoa possa seguir um plano estruturado para sua dieta, que deve incluir refeições balanceadas e atividade física regular.

Qual a importância da redução do açúcar para a saúde?

Este é um passo muito importante na promoção da saúde, mas há necessidade de medidas adicionais, como maior acesso a alimentos saudáveis e, especialmente, mais conhecimento sobre o assunto.

+ O que é pior para a saúde, manteiga ou margarina? Estudo responde

A medida pode estimular uma mudança de comportamento por parte dos consumidores?

É possível se houver disseminação de informações sobre o assunto. A educação alimentar pode mudar o comportamento das pessoas.

Os açúcares causam ganho de peso?

Os açúcares não causam ganho de peso. O excesso de gordura corporal ocorre quando uma pessoa ingere mais calorias do que o necessário. Calorias extras podem vir de qualquer nutriente calórico (proteínas, gorduras, álcool e carboidratos). O sedentarismo, ou seja, a falta de atividade física também desempenha um papel significativo na obesidade.

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Se seu filho brinca de banho de mangueira, veja este alerta seríssimo dos bombeiros

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[GIULIA EBOHONO verão anuncia a chegada do calor e, com isso, piscina, praia, sorvete entram para o cardápio de atividades tanto para adultos como para crianças.

Nessa época, é comum os pais e mães usarem a criatividade para divertir os filhos e o banho de mangueira é uma das opções para fazer a diversão dos pequenos.

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ROBERT KNESCHKE/SHUTTERSTOCK

Contudo, é preciso tomar bastante cuidado com essa brincadeira! Um alerta do corpo de bombeiro de Los Angeles chama atenção para riscos dessa atividade durante o calor.

Alerta para banho de mangueira

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DEVIANT/SHUTTERSTOCK

Após atender uma criança que sofreu queimaduras graves depois de tomar banho de mangueira, o corpo de bombeiros de Los Angeles emitiu um alerta na sua conta oficial do twitter chamando atenção dos adultos para os efeitos de deixar a mangueira exposta no sol.

Conforme os profissionais, uma mangueira de jardim exposta à luz solar direta durante o verão pode aquecer a água dentro da mangueira, atingindo até 60 ºc o que pode causar queimaduras especialmente para crianças e animais.

A recomendação é deixar a água fluir alguns minutos para esfriar antes de pulverizar pessoas ou animais.

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