Connect with us

Destaque HOME

Conheça a lista das 60 personalidades que serão homenageadas no aniversário de Itanhém

mm

Publicado

em

Em primeira mão, os leitores deste portal estão conhecendo agora a lista das 60 personalidades que serão homenageadas no 60º aniversário da emancipação política de Itanhém, a ser comemorado no dia 14 de agosto, às 19h, na Casa da Cultura, no centro da cidade.

Continua depois da publicidade

A homenagem, que é uma iniciativa da Academia Teixeirense de Letras (ATL) e do portal Água Preta News, tem apoio cultural do Café Ticiana, empresa com 36 anos de história em Itanhém, na região e em outros três estados.

Cada homenageado receberá um pin de lapela, no qual está impresso o selo criado especialmente para o evento cívico e comemorativo. Os homenageados ainda receberão um diploma personalizado para guardarem de lembrança.

“A partir da próxima terça-feira, dia 14 de agosto de 2018, cada homenageado receberá o qualificativo de ‘um dos 60 homenageados’, que esperamos pegue e sirva como uma referência especial”, disse Almir Zarfeg, presidente da ATL.

Coube a Zarfeg e a Edelvânio Pinheiro, editor do Água Preta News, a tarefa de escolher os 60 nomes para a homenagem. Cada um deles apontou 30 nomes, depois se reuniram e, após pesar com critério os indicados, chegaram aos 60 escolhidos.

“Como toda lista, essa tem um quê de pessoalidade e imperfeição, mas é a mais justa e imparcial a que pudemos chegar. Poderá ser questionada? Sim, como toda lista parecida. Mas, ainda assim, englobou pessoas ilustres e simples, todas merecedoras de fazer parte dela”, pontuou o jornalista Edelvânio Pinheiro.

O selo foi confeccionado especialmente para o evento.

Ficaram de fora da lista apenas os políticos no exercício do poder, neste momento, escolhidos pelo voto. Por isso, a prefeita Zulma Pinheiro não figura na relação. Nem qualquer dos vereadores da atual legislatura. No entanto, tanto a prefeita quanto o presidente da Câmara Municipal, Ronaldo Correia, foram convidados a participar do evento. Ronaldo já confirmou presença.

“Isso explica, por exemplo, por que o secretário de Educação, Álvaro Pinheiro, aparece na lista e Zulma, não. Álvaro não ocupa cargo eletivo e foi lembrado, entre outras coisas, pela conquista e instalação da Rádio Nova Cidade FM em Itanhém”, acrescentou Edelvânio.

O certo é que a maioria absoluta dos ex-prefeitos vivos aparece na lista: Manoel Batista, Oséas Moreira e Milton Ferreira Guimarães. Alguns ex-vereadores também – como Juarez Borges São Leão e Luiz Barbosa – abrilhantam a relação.

Artistas, intelectuais, líderes comunitários, empreendedores, comerciantes, representantes familiares e ex-professores também foram lembrados e valorizados.

“Tivemos o cuidado de pesquisar e identificar um itanheense nascido exatamente no dia 14 de agosto de 1958. Com a ajuda do tabelião Álvaro Gundim, chegamos a Antônio Alípio de Sousa, que completará 60 anos nesta terça-feira, 14, como o município de Itanhém. Ambos vão ganhar um lindo bolo de aniversário”, afirmou Zarfeg.

Todos os 60 homenageados vão receber um convite formal em casa com todas as informações sobre o evento.

“Estamos muito felizes por fazer parte de uma iniciativa tão simbólica para Itanhém num momento tão especial. Estão de parabéns os organizadores e os homenageados”, disse o diretor administrativo do Café Ticiana, Audrey Scalzer Correia.

A seguir, a lista na íntegra:

01 – Airam Ribeiro

02 – Álvaro Pinheiro dos Santos

03 – Ana Cleusa Santos Cerqueira

04 – Antônio Alípio de Sousa

05 – Antônio Amorim Bacelar

06 – Augusta Resende

07 – Carlos Alberto de Andrade

08 – Carlos Augusto Chagas

09 – Cirila Fernandes de Souza

10 – Clauduarte Sá

11 – Cristóvão Pereira de Souza

12 – Dazinha Neres da Silva

13 – Deilson Braga

14 – D’Jane Silper

15 – Deilton Rocha de Oliveira

16– Dely Gonçalves dos Santos

17 – Edith Jardim

18 – Elane de Sousa Botelho

19 – Enelita de Sousa Freitas

20 – Ernani Robison Barbosa de Assis

21 – Everaldo Pires

22 – Eptácio Costa

23 – Eurico Sousa Amorim

24 – Geraldo José Murta

25 – Gercino Soares Antunes

26 – Giuliano Santos Cerqueira

27 – Jaiel Teixeira Pinto

28 – Jandira Rodrigues de Souza

29 – João Bernardino Medeiros Neto

30 – José Carlos Teixeira Pinto

31 – José Alves Chaves

32 – José Antônio da Silva

33 – Josias Vieira de Araújo

34 – Juarez Borges São Leão

35 – João Batista Brito

36– Juarez Correia

37 – João Faustino de Brito

38 – João Batista de Oliveira

39 – Kerry Anne Esteves

40 – Leolino Ferreira da Silva

41 – Levi Moreira de Souza

42 – Luiz Cláudio Barbosa

43 – Manoel Batista dos Santos

44 – Manoel Binas Cerqueira

45 – Mary Carla Ferraz Macedo

46 – Manoel Carlos Bispo

47 – Milton Ferreira Guimarães

48 – Nildes Pires Neves

49 – Nivaldo Abreu Correia

50 – Oséas Moreira Lisboa

51 – Osmilto Souto Brandão

52 – Políbio José

53 – Reinaldo Vieira

54 – Saulo Ribeiro Cacique

55 – Sebastiana de Souza Lisboa

56 – Sindolfo Afonso dos Santos

57 – Waraci de Sousa Lisboa

58 – Walter Spalla Filho

59 – Wilson Pinheiro dos Santos

60 – Wilton Soares dos Santos

FOTO: Antônio Alípio, uma das 60 personalidades, nasceu no dia que o município de Itanhém foi emancipado e vai comemorar o seu aniversário junto com as demais personalidades.

Destaque HOME

De lá Maria Pinheiro está aplaudindo sua neta, que é “impávida que nem Muhammad Ali”

mm

Publicado

em

Eu me lembro como se fosse hoje.

Ainda numa maca no corredor do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, quando retornou do último AVC, minha mãe, Maria Pinheiro, que há seis anos não mais está neste plano, disse que não queria ter voltado.

Ao recobrar a consciência e perceber que estava viva, ela desapontou-se, descrevendo aquele mundo onde estivera por algumas horas como um lugar harmonioso, de luz, de serenidade e de uma beleza exuberante. Falou das plumas que a envolviam, dando-lhe proteção e também que lá não habitava o sofrimento, a ansiedade, a depressão ou quaisquer outros males da alma.

Imagino que um anjo deva ter recebido minha mãe com luzes serenas e que mãos poderosas a envolveram durante todo o período que aqui ela se manteve desacordada.

Nos 80 anos que por aqui esteve, Maria Pinheiro valsou embalada pela vontade e ternura de viver e enfrentou o mundo com dignidade e força para ser o pai e a mãe dos nove filhos que criou. Autodidata, ela aprendeu a ler, a escrever e ensinou aos filhos o valor da simplicidade das coisas.

Cresci vivenciando a batalha diária que a minha mãe travava para nos manter e nos educar. E esses laços invencíveis, guardados no inconsciente, os quais unem eu e minha mãe além da vida, fiz questão de transferir aos descendentes que decidiram seguir os passos que com ela aprendi. Entre os descendentes está a minha primogênita, “impávida que nem Muhammad Ali, apaixonadamente como Peri e infalível como Bruce Lee”.

E sei que neste dia 12 de dezembro, lá do reino sereno e poderoso que minha mãe tão perfeitamente descreveu quando retornou daquele AVC está Maria Pinheiro, de pé, aplaudindo a sua neta Thathira Mickaelle, que acaba de apresentar o trabalho final do curso de direito na Faculdade Pitágoras.

[Crônica de Edelvânio Pinheiro]

Foto: Thathira Mickaelle com os professores Caike Gama, Luciano Porto e Gilleard Pádua, durante apresentação do TCC.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Academia Teixeirense de Letras realiza sessão solene final de 2018 nesta quinta (13)

mm

Publicado

em

[Edelvânio Pinheiro] A Academia Teixeirense de Letras (ATL) realiza sua sessão solene final de 2018, a partir das 19h desta quinta-feira (13), no auditório da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas/BA.

“Desde já, contamos com a presença ilustre dos amantes da literatura, da cultura e da arte no nosso evento acadêmico final do ano”, convida Almir Zarfeg, presidente da ATL.

Segundo o presidente, a sessão acadêmica será marcada pelo lançamento do volume III da antologia “ATL em Verso e Prosa!”, pela abertura das inscrições para a 3ª edição do Prêmio Castro Alves de Literatura e, também, pela apresentação dos candidatos às cadeiras 22 e 36 da ATL.

“Também serão conhecidos os indicados ao Prêmio Destaque Poético 2018 da editora luso-brasileira Mágico de Oz, que vai acontecer em Petrópolis/RJ no próximo dia 15 de dezembro”, acrescentou Zarfeg.

Na oportunidade, o maestro Eudes Oliveira Brito será indicado formalmente à condição de 1º Membro Benemérito da ATL. Ele é autor da melodia e do arranjo do hino oficial da instituição literocultural. O acadêmico Marcus Aurelius é o autor da letra.

Durante a cerimônia acadêmica, a professora Enelita Freitas será homenageada pela passagem do seu 70º aniversário.

“Será um evento acadêmico inesquecível com as bênçãos de Castro Alves, nosso patrono-geral”, concluiu Zarfeg, que vai receber o Troféu Água Preta de 2018 das mãos da diretora do portal Água Preta News, Sandra Costa.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Vídeo mostra ação de atirador dentro da igreja em Campinas

mm

Publicado

em

Imagens do circuito interno da Catedral Metropolitana de Campinas, no interior de São Paulo, flagraram o momento em que um atirador realizou disparos contra fiéis que acompanhavam à missa, no início da tarde desta terça-feira (11). Quatro pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas devido à ação do atirador, que se matou em seguida.

Inicialmente as autoridades disseram que cinco pessoas haviam morrido, depois esse número foi corrigido.

Policiais dispararam contra o criminoso e conseguiram atingi-lo na costela. O momento em que o atirador tira a própria vida não foi registrado.

 

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA