Connect with us

Destaque HOME

Conheça a lista das 60 personalidades que serão homenageadas no aniversário de Itanhém

mm

Publicado

em

Em primeira mão, os leitores deste portal estão conhecendo agora a lista das 60 personalidades que serão homenageadas no 60º aniversário da emancipação política de Itanhém, a ser comemorado no dia 14 de agosto, às 19h, na Casa da Cultura, no centro da cidade.

Continua depois da publicidade

A homenagem, que é uma iniciativa da Academia Teixeirense de Letras (ATL) e do portal Água Preta News, tem apoio cultural do Café Ticiana, empresa com 36 anos de história em Itanhém, na região e em outros três estados.

Cada homenageado receberá um pin de lapela, no qual está impresso o selo criado especialmente para o evento cívico e comemorativo. Os homenageados ainda receberão um diploma personalizado para guardarem de lembrança.

“A partir da próxima terça-feira, dia 14 de agosto de 2018, cada homenageado receberá o qualificativo de ‘um dos 60 homenageados’, que esperamos pegue e sirva como uma referência especial”, disse Almir Zarfeg, presidente da ATL.

Coube a Zarfeg e a Edelvânio Pinheiro, editor do Água Preta News, a tarefa de escolher os 60 nomes para a homenagem. Cada um deles apontou 30 nomes, depois se reuniram e, após pesar com critério os indicados, chegaram aos 60 escolhidos.

“Como toda lista, essa tem um quê de pessoalidade e imperfeição, mas é a mais justa e imparcial a que pudemos chegar. Poderá ser questionada? Sim, como toda lista parecida. Mas, ainda assim, englobou pessoas ilustres e simples, todas merecedoras de fazer parte dela”, pontuou o jornalista Edelvânio Pinheiro.

O selo foi confeccionado especialmente para o evento.

Ficaram de fora da lista apenas os políticos no exercício do poder, neste momento, escolhidos pelo voto. Por isso, a prefeita Zulma Pinheiro não figura na relação. Nem qualquer dos vereadores da atual legislatura. No entanto, tanto a prefeita quanto o presidente da Câmara Municipal, Ronaldo Correia, foram convidados a participar do evento. Ronaldo já confirmou presença.

“Isso explica, por exemplo, por que o secretário de Educação, Álvaro Pinheiro, aparece na lista e Zulma, não. Álvaro não ocupa cargo eletivo e foi lembrado, entre outras coisas, pela conquista e instalação da Rádio Nova Cidade FM em Itanhém”, acrescentou Edelvânio.

O certo é que a maioria absoluta dos ex-prefeitos vivos aparece na lista: Manoel Batista, Oséas Moreira e Milton Ferreira Guimarães. Alguns ex-vereadores também – como Juarez Borges São Leão e Luiz Barbosa – abrilhantam a relação.

Artistas, intelectuais, líderes comunitários, empreendedores, comerciantes, representantes familiares e ex-professores também foram lembrados e valorizados.

“Tivemos o cuidado de pesquisar e identificar um itanheense nascido exatamente no dia 14 de agosto de 1958. Com a ajuda do tabelião Álvaro Gundim, chegamos a Antônio Alípio de Sousa, que completará 60 anos nesta terça-feira, 14, como o município de Itanhém. Ambos vão ganhar um lindo bolo de aniversário”, afirmou Zarfeg.

Todos os 60 homenageados vão receber um convite formal em casa com todas as informações sobre o evento.

“Estamos muito felizes por fazer parte de uma iniciativa tão simbólica para Itanhém num momento tão especial. Estão de parabéns os organizadores e os homenageados”, disse o diretor administrativo do Café Ticiana, Audrey Scalzer Correia.

A seguir, a lista na íntegra:

01 – Airam Ribeiro

02 – Álvaro Pinheiro dos Santos

03 – Ana Cleusa Santos Cerqueira

04 – Antônio Alípio de Sousa

05 – Antônio Amorim Bacelar

06 – Augusta Resende

07 – Carlos Alberto de Andrade

08 – Carlos Augusto Chagas

09 – Cirila Fernandes de Souza

10 – Clauduarte Sá

11 – Cristóvão Pereira de Souza

12 – Dazinha Neres da Silva

13 – Deilson Braga

14 – D’Jane Silper

15 – Deilton Rocha de Oliveira

16– Dely Gonçalves dos Santos

17 – Edith Jardim

18 – Elane de Sousa Botelho

19 – Enelita de Sousa Freitas

20 – Ernani Robison Barbosa de Assis

21 – Everaldo Pires

22 – Eptácio Costa

23 – Eurico Sousa Amorim

24 – Geraldo José Murta

25 – Gercino Soares Antunes

26 – Giuliano Santos Cerqueira

27 – Jaiel Teixeira Pinto

28 – Jandira Rodrigues de Souza

29 – João Bernardino Medeiros Neto

30 – José Carlos Teixeira Pinto

31 – José Alves Chaves

32 – José Antônio da Silva

33 – Josias Vieira de Araújo

34 – Juarez Borges São Leão

35 – João Batista Brito

36– Juarez Correia

37 – João Faustino de Brito

38 – João Batista de Oliveira

39 – Kerry Anne Esteves

40 – Leolino Ferreira da Silva

41 – Levi Moreira de Souza

42 – Luiz Cláudio Barbosa

43 – Manoel Batista dos Santos

44 – Manoel Binas Cerqueira

45 – Mary Carla Ferraz Macedo

46 – Manoel Carlos Bispo

47 – Milton Ferreira Guimarães

48 – Nildes Pires Neves

49 – Nivaldo Abreu Correia

50 – Oséas Moreira Lisboa

51 – Osmilto Souto Brandão

52 – Políbio José

53 – Reinaldo Vieira

54 – Saulo Ribeiro Cacique

55 – Sebastiana de Souza Lisboa

56 – Sindolfo Afonso dos Santos

57 – Waraci de Sousa Lisboa

58 – Walter Spalla Filho

59 – Wilson Pinheiro dos Santos

60 – Wilton Soares dos Santos

FOTO: Antônio Alípio, uma das 60 personalidades, nasceu no dia que o município de Itanhém foi emancipado e vai comemorar o seu aniversário junto com as demais personalidades.

Destaque HOME

Ronaldo Correia acompanha início de afastamento de ruas de Itanhém. Ele é um dos autores da indicação

mm

Publicado

em

O presidente da Câmara de Itanhém, Ronaldo Correia (PC do B) acompanhou, na manhã desta terça-feira (14), na praça Castro Alves, onde ficam a prefeitura e a Câmara de Vereadores, o início do asfaltamento de algumas ruas da cidade de Itanhém. Ele é um dos autores da indicação da obra, que está sendo construída com recursos do estado e está orçada em pouco mais de R$ 599 mil.

Para Ronaldo, o asfaltamento das ruas torna a cidade mais bonita e melhora a mobilidade urbana.

Como o município completa 60 anos de emancipação política nesta terça, Ronaldo Correia comemorou a chegada da pavimentação asfáltica e agradeceu ao governador Rui Costa, à prefeita e todos os demais que contribuíram para a realização desta obra.

A pavimentação vai ligar a BA-290 à Rua Emiliano Fernandes, passando pela Rua Augusto Reis, Praça Castro Alves, Praça da Liberdade, Rua Belo Horizonte, Praça Otávio Mangabeira e Avenida Maria Moreira Lisboa.

Ronaldo Correia acompanhou o início do asfaltamento.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Advogado e educador, José Carlos Teixeira vai falar sobre os 60 anos da emancipação política de Itanhém

mm

Publicado

em

O advogado e educador José Carlos Teixeira Pinto vai proferir palestra sobre os 60 anos da emancipação política de Itanhém. A participação dele vai acontecer durante evento cívico em que 60 personalidades itanheenses serão homenageadas na data do 60º aniversário da cidade.

Continua depois da propaganda

O evento está marcado para as 19h desta terça-feira, 14 de agosto, na sede do Rotary Club de Itanhém. Desde já, estão convidados os 60 homenageados e o público em geral.

José Carlos Teixeira vai discorrer sobre acontecimentos e personagens que marcaram esses 60 anos da maturidade política de Itanhém. Antes de se emancipar de Alcobaça, a cidade se chamou Nossa Senhora de Itanhém e, inicialmente, Água Preta.

Zé Carlos – como ele é popularmente conhecido – é educador e advogado. Como educador, atuou no magistério por mais de 30 em Itanhém. Nesse ínterim, assumiu a direção do Colégio Polivalente de Itanhém, tornando-se uma referência para todos no tocante à educação. Mais tarde, viria a se graduar em direito.

O sucesso na educação o levou à política, de sorte que foi eleito vice-prefeito de Itanhém na chapa encabeçada pelo saudoso Gedeon Botelho, em 1982. José Carlos Teixeira também ocupou a Secretaria Municipal da Educação, quando criou as memoráveis gincanas culturais que, ainda hoje, são lembradas com saudade pelos itanheenses.

Ele é casado com a também educadora e ex-vereador Maria Ducarmo Bahia Teixeira e filho do saudoso ex-vereador Jair Quaresma Pinto.

“Eu fiz o convite pessoalmente a Zé Carlos para palestrar sobre os 60 anos da emancipação política de Itanhém. Para minha alegria, ele topou prontamente”, disse Almir Zarfeg, um dos promotores do evento que vai homenagear 60 personalidades itanheenses.

O evento é uma iniciativa da Academia Teixeirense de Letras (ATL) e do portal Água Preta News com o apoio total e decisivo do Café Ticiana.

Veja lista completa aqui.

Ouça aqui homenagem que ClauduArte Sá e Almir Zarfeg acabam de dedicar a Itanhém.

[Por Edelvânio Pinheiro. Foto: Divulgação]

Continuar leitura...

Destaque HOME

Ronaldo Correia comemora chegada de máquinas para asfaltar ruas de Itanhém

mm

Publicado

em

O presidente da Câmara, Ronaldo Correia (PC do B), está comemorando a chegada das primeiras máquinas para o início da pavimentação asfáltica de algumas ruas da cidade de Itanhém. Ele, juntamente com o vereador Audrey Correia (PR), é o autor da indicação da obra que vai trazer modernidade, higiene e mais segurança para o trânsito.

“O asfalto torna a nossa cidade mais bonita e melhora a mobilidade urbana”, disse Ronaldo ao Água Preta News, no final da tarde desta segunda-feira (13). “É um presente que estamos dando ao município na passagem dos seus 60 anos de emancipação política”, lembrou. “Agradeço ao governador Rui Costa, à prefeita e todos os demais que contribuíram para a realização desta obra”, finalizou.

A prefeitura, com recursos próprios, está concluindo o nivelando das ruas, avenidas e o entorno de praças. Também foram feitas restauração de infraestrutura da rede pluvial, esgoto, água potável e meio-fio. O recurso para o asfaltamento, pouco mais de R$ 599 mil, no entanto, é do governo do estado.

A pavimentação vai ligar a BA-290 à Rua Emiliano Fernandes, passando pela Rua Augusto Reis, Praça Castro Alves, Praça da Liberdade, Rua Belo Horizonte, Praça Otávio Mangabeira e Avenida Maria Moreira Lisboa.

O asfalto será tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), um dos mais econômicos que, geralmente, é aplicado numa espessura máxima de 5 centímetros. A drenagem prevista é do tipo superficial, que é ideal para asfaltamentos de logradouros que apresentam a geografia das ruas de Itanhém.

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA