Connect with us

Geral

Em conversa franca no último dia de mandato prefeito Bentivi diz que sai de consciência tranquila

Publicado

em

Edelvânio Pinheiro/Água Preta News

No último dia de seu mandato o prefeito de Itanhém, Milton Ferreira Guimarães, o Bentivi (PSB), falou com exclusividade ao portal de notícias Água Preta News. Na entrevista o gestor foi abordado sobre assuntos que marcaram os seus oito anos à frente do Executivo. Veja:

A eleição para diretores de escolas foi um ato de coragem

“A eleição para diretores de escolas foi um avanço, um ato de coragem de minhas gestões porque democratizamos a escolha de diretores, permitindo que a comunidade escolar escolhesse quem deveria ser o gestor em determinada escola. Desta forma, reconhecemos a capacidade, o valor da comunidade escolar, afinal, sendo escolhido o diretor será de confiança da comunidade escolar e do prefeito também. A prova é que nós não tivemos problema com nenhum diretor que foi eleito e sempre reconhecemos o valor dos profissionais da educação. Acho que a nossa ideia foi extraordinária e espero que a democracia continue imperando também na educação”.

É através do acesso ao prefeito que se ouve reclamações, sugestões e elogios

“Entrei na política como vereador graças ao trabalho anterior realizado através de entidades e, quando me tornei vereador, sempre tive uma boa relação com a população. Se tornar prefeito para mim foi uma complementação dessa caminhada iniciada anteriormente. Portanto, não teria como ser prefeito e, ao mesmo tempo, não permitir o acesso da população. Sou filho de Itanhém, estudei em Itanhém, meu primeiro emprego no Banco do Brasil foi em Itanhém e tudo isso criou uma boa relação entre mim e a população. Então, quando você se torna prefeito nessa circunstância não tem como você não permitir que a população não tenha acesso a você. Por outro lado, é através desse acesso que se ouve reclamações, sugestões e elogios e tudo isso ajuda a gente a administrar. Fico feliz por ter permitido que a população tivesse tido acesso às minhas administrações. Tínhamos até um dia para atender a população no gabinete. Portanto, encerro meus mandatos feliz por ter incentivado essa relação”.

Obras inacabadas é tudo que um prefeito não quer

“Busquei incessantemente por obras, mesmo que soubesse em que determinado momento essas obras não seriam realizadas na velocidade desejada. A questão de obras inacabadas é tudo que um prefeito não quer. Na verdade, o que a gente busca é lutar pela obra só que, quando ela chega, há muitas questões burocráticas a serem cumpridas. Busquei as obras e foram muitas. Há quem falava que não era interessante buscar obras porque sabia da complicação na execução delas. Mas, mesmo assim, preferi buscar. Muitas obras foram concluídas e outras não, mas todas o dinheiro está em conta. Na obra pública requer primeiro execução de serviços para o pagamento, podemos citar o exemplo da Praça da Liberdade, que é um sonho de toda população de Itanhém. Corri atrás para que fosse realizada, está em execução e o dinheiro está em conta, faltando ainda dinheiro a ser liberado. Então é uma obra que será concluída e será gratificante para toda a população. Temos ainda o frigorifico, a creche, ginásios de esporte, que não foram concluídos. A paralisação dessas obras não se deve à ineficiência do município mas, infelizmente, pela burocracia que é muito grande. Mas torço muito que essas obras sejam concluídas”.

O asfalto de Batinga é um sonho de todos nós

“O asfalto da estrada de Batinga é um sonho não apenas de Bentivi, mas de todos nós que nascemos e gostamos do município de Itanhém, até mesmo porque crescemos ouvindo falar desse asfalto para Minas Gerais. Quando tive a oportunidade de ser prefeito, incorporei essa ideia em minha mente e corri atrás. A gente entende que para o desenvolvimento da economia de Itanhém essa estrada é fundamental. No meu mandato o governo contratou empresa para elaboração de projeto de engenharia para execução da obra, que por sinal está pronto, e isso é um passo muito importante para a execução da obra. Fiz um movimento no sentido de buscar essa obra onde quer que o governador estivesse na região e busquei a adesão de prefeitos e deputados. Por isso entendo que demos um passo importante. Falava se que já existia um projeto para a construção desse asfalto mas, na verdade, esse projeto foi feito em nosso mandato. E vou continuar, pois, mesmo não sendo prefeito, tenho amigos no governo. O asfalto de Batinga é um sonho que não se encerrou, é um sonho que nós queremos ver realizado para o bem do município de Itanhém. Vamos continuar lutando e, quem sabe, a próxima prefeita, terá a felicidade de concluir essa obra. A gente torce por isso”.

A Casa da Cultura hoje guarda a nossa história

“Itanhém é um berço cultural esplêndido. Quando participei de reuniões em outras localidades, seja como prefeito seja como representante do Banco do Brasil ou outra entidade, observei que Itanhém era reconhecido até nacionalmente. A cultura em Itanhém é efervescente e foi por isso que construímos um espaço próprio para que a cultura pudesse se organizar e se manifestar. A Casa da Cultura foi nossa luta desde o primeiro momento. Transformamos um clube social que estava abandonado num espaço onde efetivamente podemos hoje guardar a nossa história. Tenho a felicidade de dizer que, enquanto prefeito de Itanhém, viabilizei a Casa da Cultura do nosso município, não apenas o espaço físico, como também as atividades para que a cultura pudesse se manifestar”.

Janela Cultural e a FITA é algo extraordinário

“Além da Casa da Cultura criamos a Janela Cultural e a FITA (Festa de Integração de Itanheenses Ausentes e Amigos), que para mim é algo extraordinário; é a mais importante festa realizada em minhas gestões. Trouxemos de volta o orgulho do povo, reunimos diversos itanheenses espalhados pelo Brasil e pelo mundo nessas festividades. Então, ter a Casa da Cultura, a Janela Cultural e a FITA foi assegurar e fortalecer a cultura do nosso município. E eu acho que tudo isso continuará existindo porque é o que a nossa população deseja, é o que os nossos artistas almejam, porque é uma festa de expressão para todos”.

Sede e distritos havia lugares sem nenhuma obra

“Quando tive a felicidade de ser eleito prefeito de Itanhém eu sempre busquei realizar o sonho da população. Tanto na sede quanto nos distritos havia lugares sem nenhuma obra, uma obra que marcasse aquela localidade. Foi calçada a primeira rua em Curvelo da Conceição e Vila Rezende e sempre houve a ideia de levar uma praça para cada localidade. Construímos praça em Salomão, em Ibirajá, Vila Rezende e Santa Rita do Planalto. Além disso, foi construído campos de futebol e melhorado os que já existiam, como em Batinga, Ibirajá, Vila Rezende e Vila São José. Quando priorizei obras pra sede. também visualizei realizar obras em todas as localidades. Casas populares, por exemplo, foram distribuídas para todas as vilas e distritos, além de calçamentos e praças porque a população precisa da presença de obras em todos os locais. Por isso tenho a felicidade de dizer que em cada vila e distrito e na sede foram feitas obras importantes nas minhas gestões, em parceria com os governos estadual e federal”.

A receita para conquistar obras é ter uma boa relação com os governos

“Tudo o que um prefeito deseja é ver realizada as obras. Mas a atividade econômica em Itanhém é muito concentrada na pecuária e isso não gera receita própria para o município. A receita própria do município é insuficiente para qualquer atividade de realização de obras. Portanto, a gente depende de recursos estadual e federal. Por isso procurei criar uma relação muito boa com o governo do estado, com deputados que estiveram aqui buscando votos, além da nossa boa relação com o governo federal. Tudo isso viabilizou buscar recursos para realizar os projetos que criamos para Itanhém. Foi graças a essa relação com os governos estadual e federal que conseguimos muitas obras, por sinal, obras importantíssimas na área de saúde, como quatro PSFs, agência do INSS, a Casa da Cultura, melhorias de estradas e construção de pontes, casas populares, calcamentos, entre outras. Eu confesso que a receita para conquistar obras para o município é ter uma boa relação com o governo do estado e com o governo federal

Que Deus possa iluminar Itanhém nos próximos anos

“Desejo à prefeita Zulma e ao vice-prefeito André sucesso nos próximos quatro anos e que eles realizem uma gestão que beneficie toda a população. Que Deus ilumine Itanhém nos próximos anos. Parabéns pelas eleições, votos de sucesso à prefeita Zulma, ao vice André e os vereadores. Bom trabalho frente ao município de Itanhém nos próximos anos”.

Um abraço no coração de todos

“Quero primeiramente agradecer a população de Itanhém pelo voto de confiança: por ter me elegido vereador e prefeito. Quero dizer que me esforcei para retribuir a confiança. Agradeço a todos os vereadores que trabalharam pelo município durante as minhas gestões, apoiando as boas ideias para que as obras acontecessem. Agradeço a minha família, aos secretários, diretores e todos os funcionários da prefeitura, pois o resultado da nossa gestão não se deve apenas ao trabalho do prefeito, mas ao trabalho da coletividade. Confesso que encerro meus mandatos com a consciência tranquila de que todo esforço foi feito para ajudar e contribuir com o desenvolvimento.  Um abraço no coração de todos e que a gente possa estar cada vez mais avançando com tranquilidade e de forma pacífica e solidária. Que Deus proporcione muita paz, saúde e sucessos a todos. Feliz ano novo e que 2017 seja de plenas realizações e abençoado por Deus”.

vilage-novo

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado
Clique para comentar

0 Comments

  1. Reginaldo pereira sousa

    2 de janeiro de 2017 at 14:41

    Eu desejo a zuLma pinheiro boa sorte e uma excelente Administraçao em 2017 .boa sorte .o meu abraço do seu amigo. Reginaldo BoRoRo. VuLgo Rege de itanhem ba. Resido hoge em ITabatam mucuri ba .com muita honra.aqui eu mim sinto honrado.

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Notívagos, crianças e idosos são os que mais sentem o fim do horário de verão

mm

Publicado

em

O horário de verão terminou. Os relógios foram atrasados em uma hora em todos os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o objetivo principal do horário de verão é aproveitar melhor a luz solar durante esse período, sobretudo nos horários de pico, além de conscientizar as pessoas sobre o uso da energia.

As crianças, os idosos e os notívagos – aqueles que tem hábitos noturno – são os que mais sentem as consequências da mudança do horário de verão. Sonolência durante o dia, cansaço, irritabilidade, alterações de apetite e um humor deprimido são alguns efeitos no organismo em decorrência da perda de uma hora de sono.

[Folha de São Paulo]

Continuar leitura...

Geral

Fracasso de intervenção no RJ pode ajudar Bolsonaro

mm

Publicado

em

A decisão do governo Michel Temer de decretar intervenção federal no Rio de Janeiro pode ter um beneficiário improvável: Jair Bolsonaro. Pelo menos é o que diz a consultoria Eurasia.

Com o anúncio, o governo determina uma mudança de prioridades como forma de melhorar a popularidade de Temer e garantir capital político para seu sucessor.

No entanto, pode ser que o resultado disso seja oferecer uma “ajuda marginal” a Bolsonaro, cuja plataforma de campanha consiste em defender medidas mais duras nesse sentido.

Para os analistas Silvio Cascione, Christopher Carman, Filipe Gruppelli Carvalho e Djania Savoldi, o benefício pode ser ainda maior se a intervenção falhar.

No entanto, diante de uma impopularidade recorde, como é o caso do governo Temer, há pouco a perder arriscando alto, segundo a avaliação da Eurasia.

Crise nos estados

Para os analistas, o principal aspecto a ser destacado do anúncio de hoje é que os estados brasileiros vão piorar antes de melhorar.

A intervenção anunciada é uma “solução provisória para um problema estrutural”, segundo a Eurasia. Estados como Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Norte também estão sofrendo problemas financeiros graves, que têm refletido na aversão dos cidadãos aos políticos.

Para a consultoria, mesmo que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro volte a crescer, ainda vai levar muito tempo para que os estados consigam resolver seus problemas mais graves, como o excesso de gastos com os salários do funcionalismo e aposentadorias de servidores.

Quem quer que seja o novo presidente do Brasil, portanto, terá que lidar com a crise financeira nos estados e encarar a reforma da Previdência, se quiser promover alguma mudança significativa no país, segundo a consultoria.

[Revista Exame]

Continuar leitura...

Geral

Mulher é presa com 60 pedras de crack na vagina. Ela havia alertado traficantes que a PM estava chegando

Publicado

em

por

[Edelvânio Pinheiro]

Uma mulher foi presa por policiais do 8°Batalhão de Polícia de Porto Seguro com 60 pedras de crack na vagina. As informações estão em reportagem do site O Baianão.

A prisão se deu durante rondas operacionais na rua Santa Catarina, no Bairro Campinho, em Porto Seguro.

De acordo com a PM, Bárbara Moreira de Jesus alertou um grupo de traficantes sobre a chegada da polícia. Os marginais correram para um manguezal e ela foi conduzida à delegacia. Lá, durante busca pessoal com a ajuda da Polícia Civil foi encontrada a droga na vagina, embalada em uma sacola plástica.

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA