Connect with us

Sem categoria

Jaguatirica atropelada é salva em clínica de Teixeira de Freitas após ter sido resgatada por advogados na BA-001

mm

Publicado

em

Uma Jaguatirica de porte médio, com cerca de 100 centímetros de comprimento e pesando 11 quilos, com padrão de coloração da pelagem semelhante ao do gato maracajá foi resgatada desmaiada às margens da BA-001, no trecho entre o Trevo de Alcobaça ao Portal do Balneário de Guaratiba. O felino foi resgatado por um grupo de advogados e encaminhado para a Clínica Veterinária Zoopet de Teixeira de Freitas, uma das mais conceituadas clínicas veterinárias da região, onde foi salvo e devolvido ao IBAMA na tarde desta terça-feira (23/01) e levado para um centro de readaptação em Porto Seguro.

Os advogados Stefano Pelletti, Abisson Fernandes e Karla Drumond seguiam na manhã de sábado (23) de Teixeira de Freitas para o balneário de Guaratiba, no município de Prado, quando enxergaram o animal na beira da pista. Segundo o advogado Stefano Pelletti, eles pararam de imediato e logo detectaram tratar-se de uma Jaguatirica que parecia desmaiada e como não encontraram nenhum ferimento no felino, julgaram que ele poderia ter sido picado por cobra, contudo, ele respirava normalmente.

O advogado Stefano Pelletti disse que de imediato colocaram a Jaguatirica no porta-malas do carro e ligaram para o IBAMA informando o achado, quando foram orientados a socorrê-la. Por ocasião que a Jaguatirica deu entrada no sábado pela manhã na Clínica Zoopet. Conforme a médica veterinária Larrubia Ferraz, o animal chegou à clínica totalmente imóvel, desidratada, com fome, sede e sentindo febre.

Médica veterinária Larrubia Ferraz

A Jaguatirica foi sedada e examinada. Pelo exame de ultrassom ela apresentava um machucado na pata esquerda característico de um atropelamento, mas não havia trauma grave. Foi detectado um aumento do útero, mas não foi também detectada nenhuma hemorragia abdominal. De acordo com a médica veterinária Larrubia Ferraz, a Jaguatirica tem cerca de 7 meses de idade e se detectou pelos exames a formação das suas vísceras gestacionais, justificando que ela está prenha de 4 a 5 semanas.

Segundo a médica veterinária Larrubia Ferraz, a Jaguatirica tomou soro durante o final de semana, ingeriu vitaminas, antibióticos e recebeu vacinas e, já na segunda-feira (22) ela amanheceu normal e arisca, não permitindo mais que lhe tocasse, tendo se alimentado de carne e ração de gato.

 

“Trata-se de uma fêmea de grande elegância e beleza, que se encontrava machucada e desnutrida e após todos os procedimentos veterinários, tratamos a Jaguatirica e após 4 dias conosco a devolvemos para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, que a levou para o centro de readaptação do IBAMA em Porto Seguro. Para todos nós da Clínica Zoopet foi um grande presente ter tido a oportunidade de cuidar e salvar esta belíssima e preciosa gata selvagem na nossa Clínica”, festejou a médica Larrubia Ferraz.

Por Athylla Borborema/ Teixeira News

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado
Clique para comentar

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Escola de Itanhém realiza arraiá para resgatar a cultura junina. Veja fotos do evento

mm

Publicado

em

A Escola Municipal Costa e Silva realizou o seu arraiá de São João na tarde deste sábado (16), com a participação de alunos e pais de alunos, professores e a comunidade. Teve quadrilha, sorteios, comidas típicas e até um desfile nas ruas próximas da unidade de ensino.

Vestidos a caráter, os alunos passaram pela Rua Rubens David e seguiram para a escola, contornando o Posto Cidade e seguindo pela Rua Belo Horizonte.

A diretora Edna Gonçalves Pereira Rios agradeceu a participação de todos no evento e lembrou que a festa resgata a cultura e a alegria junina.

 

Continuar leitura...

Sem categoria

Mãe que encontrou filho faz agradecimento emocionado: “Conseguimos encontrar ele através do poder de Deus”

mm

Publicado

em

Zelita Gonçalves dos Santos, mãe do jovem com problemas psiquiátrico, que havia dado um surtou e desaparecido da cidade de Itanhém, desde a última terça-feira (29), fez um agradecimento emocionado, depois de encontrar o filho, Franco Gonçalves, no início da tarde desta sexta-feira (1), nas proximidades da antiga rodoviária, no centro de Teixeira de Freitas.

“Conseguimos encontrar ele através do poder de Deus e da ajuda de vocês”, disse Zelita ao repórter Edelvácio Pinheiro, se referindo ao Água Preta News e à TV Bahia, que noticiou o ocorrido e publicou um número de celular da família para receber informações. “Quero agradecer meu primo [Edelvânio Pinheiro], que Deus pague por tudo que ele fez, pelo interesse dele, inclusive uma mulher me ligou desesperada, dizendo que era amiga de Edelvânio e que iria colocar na TV Bahia”, completou. “Foi com a ajuda abençoada de todos vocês, por isso eu agradeço do fundo do meu coração, que Deus abençoe vocês”, finalizou.

Na verdade, informamos a uma das diretoras da TV Bahia, afiliada da Globo, sobre o desaparecimento do itanheense, na tentativa de que o fato fosse amplamente noticiado para facilitar a sua localização.

Franco Gonçalves havia dado um surto e desaparecido.

Continuar leitura...

Sem categoria

“Espero que STF cumpra seu papel na quarta-feira”, diz Gleisi Hoffmann

mm

Publicado

em

[Correio Braziliense] A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), senadora Gleisi Hoffmann, afirmou neste domingo, 8, que espera que o Supremo Tribunal Federal (STF) “cumpra o seu papel” na próxima quarta-feira.

“Espero que (a ministra) Rosa Weber cumpra palavra ao votar mudança sobre 2ª instância”, disse durante entrevista coletiva à imprensa nos arredores da sede da Polícia Federal em Curitiba.
Na quarta-feira, o ministro Marco Aurélio Mello, da Corte, deve levar ao plenário do STF o pedido de liminar do Partido Ecológico Nacional (PEN) contra a prisão em segunda instância. O requerimento foi feito em uma das duas Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) que discutem a execução antecipada da pena de forma geral.
Marco Aurélio já disse que a tendência é não decidir sozinho sobre o pleito, mas apresentar em mesa ao colegiado, o que faria os 11 ministros decidirem, no mesmo dia, sobre a liminar.
Gleisi disse que os militantes que defendem a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanecerão acampados na região por prazo indeterminado. “Não vamos sair daqui enquanto Lula não sair”, frisou.

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA