Connect with us

Destaque HOME

Petroleiros anunciam que estão em greve de 72 horas nas refinarias

mm

Publicado

em

[UOL] A população ainda vive os efeitos provocados pela greve dos caminhoneiros e pode encarar agora mais uma paralisação que se refere a abastecimento de combustível: os petroleiros decretaram greve nacional a partir desta quarta-feira (30). Eles prometem ficar parados por três dias (72 horas).

Apesar disso, a situação do abastecimento não deve piorar. Há estoques de combustível nas refinarias e o período da paralisação é curto.

Ontem à noite, porém, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) declarou ilegal a paralisação dos petroleiros e estipulou multa diária de R$ 500 mil caso a decisão seja descumprida.

O TST aceitou o pedido de liminar feito pela AGU (Advocacia Geral da União) e pela diretoria da Petrobras. Elas argumentaram que os petroleiros apresentaram reivindicações de “natureza político-ideológica” e ressaltaram que há um acordo coletivo fechado com duração até 2019.

Entre as reivindicações estão a redução dos preços dos combustíveis, a saída do presidente da Petrobras, Pedro Parente, a manutenção dos empregos, a retomada da produção das refinarias e o fim das importações de derivados de petróleo.

A AGU e a Petrobras também acusam os sindicatos que representam os petroleiros de não terem cumprido a legislação para a realização da greve, como a abertura de negociação, comunicação prévia, ou envio de atas de assembleias que decidiram pela paralisação.

O diretor da FUP (Federação Única dos Petroleiros), Simão Zanardi, rebateu as acusações da AGU e da empresa. Segundo ele, os 14 sindicatos ligados à entidade cumpriram as exigências da lei e informaram a empresa sobre a greve com 72 horas de antecedência.

Se as reivindicações não forem atendidas, os petroleiros decidirão no dia 12 de junho se realizarão uma greve por tempo indeterminado, com parada de produção.

Pedro Parente encaminhou uma carta aos funcionários na segunda-feira (28), pedindo que eles façam uma reflexão se este é o momento de realizar uma paralisação, tendo em vista a “situação de grave crise que atinge o país” por causa dos protestos dos caminhoneiros.

O presidente da Petrobras disse que a empresa enfrenta o desafio de ajustar os preços dos combustíveis com base nas variações do mercado internacional para evitar perdas. A opção de praticar preços abaixo do mercado do petróleo aumentaria o endividamento da companhia, colocando em risco seus investimentos.

“Não existe alternativa sem custos. Preços desconectados da realidade do mercado significam que alguém está pagando a conta, e as leis do país estabelecem que não é a Petrobras”, afirmou Parente na carta.

 

 

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado
Clique para comentar

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque HOME

Forte neblina e animal na pista causaram o acidente com a viatura da 43º CIPM

mm

Publicado

em

Uma forte neblina e um animal solto na rodovia BA-284, que liga as cidades de Jucuruçu e Itamaraju, causaram o acidente com a viatura da 43º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Itamaraju, na madrugada desta terça-feira (19). A Hilux, prefixo 9.4323, placa PJS-7343, licenciada em Salvador, desceu uma ribanceira de aproximadamente 50 metros, depois de ter batido em um jumento que estava na pista.

Antes de parar, a viatura ainda colidiu com uma árvore, que fica bem próximo à margem direita do Rio Jucuruçu. Os dois policiais tiveram apenas ferimentos leves nos braços e o animal teve várias escoriações na lateral do corpo.

Os militares retornavam de um trecho da BA-284, conhecido como ladeira de São Domingos onde, no final da tarde do dia anterior, havia ocorrido um acidente automobilístico, que matou o empresário do ramo de construção, Ruiter Teixeira Pinto, que prestava serviços à Prefeitura de Jucuruçu.

[Edelvânio Pinheiro e Roglison Barbosa]

Publicidade:

Continuar leitura...

Destaque HOME

Sepultamento do empresário Ruiter Teixeira será às 18h em Itanhém

mm

Publicado

em

O corpo do empresário do ramo de construção, Ruiter Teixeira Pinto, 70 anos, chega à cidade de Itanhém por volta das 15h desta terça-feira (19) e o sepultamento está programado para as 18h.

O sobrinho do empresário, o advogado Jonathas Bahia Teixeira está acompanhando, desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, a liberação do corpo no Instituto Médico Legal, em Itamaraju.

LEIA também:

Entenda como foi o acidente que matou o empresário Ruiter. Viatura da PM, ao retornar do local, também desceu em ribanceira

Ruiter é irmão do ex-vice-prefeito de Itanhém, o advogado José Carlos Teixeira Pinto e morreu no final da tarde desta segunda-feira (18), vítima de acidente automobilístico na BA-284, em território do município de Itamaraju, quando seguia conduzindo um automóvel Pálio, cor branca, para a cidade de Jucuruçu, onde estava construindo duas pontes nos distritos de Água Limpa e Itamarati.

Segundo informações de pessoas que estiveram no local do acidente, o empresário estava sozinho e teria perdido o controle do automóvel, quando passava por uma região conhecida por ladeira de São Domingos, que está sendo compactada para receber material asfáltico.

O presidente da Câmara de Itanhém, Ronaldo Correia, decretou luto oficial de três dias no Legislativo Municipal.

O velório será no centro da cidade de Itanhém, na Rua Teixeira de Freitas, nº 130. Ruiter Teixeira Pinto deixa três filhos.

FOTO DA CAPA: O empresário com a esposa, filhos e neta em Foz do Iguaçu.

Ruiter e a esposa Aldair Prado.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Carreta que transportava combustível tomba na BA-290

mm

Publicado

em

Uma carreta carregada de combustível tombou na BA-290, próximo ao distrito de Duque de Caxias, em Teixeira de Freitas, no final da tarde desta segunda-feira (18).

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a carreta seguia da Usina Santa Maria, em Medeiros Neto, para Teixeira de Freitas. De acordo com a polícia o motorista ficou preso às ferragens e foi retirado por populares e levado para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Ele sofreu fraturas nas pernas e teve ferimentos graves.

Ainda de acordo com a PRF não houve vazamento de combustível.

[Com informações e fotos de Jota Mendes, do Repórter Coragem].

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA