Connect with us

Destaque HOME

PF cumpre 21 mandados de busca em combate a desvio da saúde e educação em Teixeira de Freitas e outras 7 cidades da Bahia

mm

Publicado

em

[G1] A Polícia Federal deflagrou operação, na manhã desta quarta-feira (30), para combater organização criminosa suspeita de desviar mais de R$ 3,2 milhões em verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os recursos eram repassados à prefeitura de Itapebi, região sul da Bahia.

 O G1 não conseguiu contato com a prefeitura de Itapebi até a publicação.

São cumpridos 21 mandados de busca, expedidos pela Justiça Federal de Eunápolis. Além de Itapebi, os mandados são cumpridos nas cidades baianas de Floresta Azul, Itabuna, Ilhéus, Itapebi, Itororó, Teixeira de Freitas, Uruçuca, todas no sul do estado; Senhor do Bonfim, na região norte; e Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

De acordo com a investigação, um dos líderes do esquema criminoso era um médico. Por conta disso, a operação foi batizada “Juramento de Hipócrates”, porque o investigado quebrou o juramento de exercer a medicina com honra e para o bem da humanidade.

Entre os investigados, que não tiveram nomes divulgados, estão políticos, empresários e advogados.

Ainda conforme a investigação, o esquema criminoso funcionava através da constituição de empresas fictícias, que foram usadas pelos envolvidos para fraudar licitações realizadas pela prefeitura de Itapebi. Entre os processos licitatórios, estão aqueles destinados à aquisição de medicamentos e insumos hospitalares, merenda escolar e livros didáticos.

Além de Itapebi, a PF suspeita de fraudes semelhantes em outros municípios baianos, cujo valor total dos contratos gira em torno dos R$ 14 milhões.

Os envolvidos devem responder pelos crimes de fraude à licitação e organização criminosa. Cerca de 60 policiais federais participam do cumprimento de mandados, que foram expedidos pela Justiça Federal de Eunápolis, no sul baiano.

FOTO: Ilustrativa.

Destaque HOME

Forte neblina e animal na pista causaram o acidente com a viatura da 43º CIPM

mm

Publicado

em

Uma forte neblina e um animal solto na rodovia BA-284, que liga as cidades de Jucuruçu e Itamaraju, causaram o acidente com a viatura da 43º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Itamaraju, na madrugada desta terça-feira (19). A Hilux, prefixo 9.4323, placa PJS-7343, licenciada em Salvador, desceu uma ribanceira de aproximadamente 50 metros, depois de ter batido em um jumento que estava na pista.

Antes de parar, a viatura ainda colidiu com uma árvore, que fica bem próximo à margem direita do Rio Jucuruçu. Os dois policiais tiveram apenas ferimentos leves nos braços e o animal teve várias escoriações na lateral do corpo.

Os militares retornavam de um trecho da BA-284, conhecido como ladeira de São Domingos onde, no final da tarde do dia anterior, havia ocorrido um acidente automobilístico, que matou o empresário do ramo de construção, Ruiter Teixeira Pinto, que prestava serviços à Prefeitura de Jucuruçu.

[Edelvânio Pinheiro e Roglison Barbosa]

Publicidade:

Continuar leitura...

Destaque HOME

Sepultamento do empresário Ruiter Teixeira será às 18h em Itanhém

mm

Publicado

em

O corpo do empresário do ramo de construção, Ruiter Teixeira Pinto, 70 anos, chega à cidade de Itanhém por volta das 15h desta terça-feira (19) e o sepultamento está programado para as 18h.

O sobrinho do empresário, o advogado Jonathas Bahia Teixeira está acompanhando, desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, a liberação do corpo no Instituto Médico Legal, em Itamaraju.

LEIA também:

Entenda como foi o acidente que matou o empresário Ruiter. Viatura da PM, ao retornar do local, também desceu em ribanceira

Ruiter é irmão do ex-vice-prefeito de Itanhém, o advogado José Carlos Teixeira Pinto e morreu no final da tarde desta segunda-feira (18), vítima de acidente automobilístico na BA-284, em território do município de Itamaraju, quando seguia conduzindo um automóvel Pálio, cor branca, para a cidade de Jucuruçu, onde estava construindo duas pontes nos distritos de Água Limpa e Itamarati.

Segundo informações de pessoas que estiveram no local do acidente, o empresário estava sozinho e teria perdido o controle do automóvel, quando passava por uma região conhecida por ladeira de São Domingos, que está sendo compactada para receber material asfáltico.

O presidente da Câmara de Itanhém, Ronaldo Correia, decretou luto oficial de três dias no Legislativo Municipal.

O velório será no centro da cidade de Itanhém, na Rua Teixeira de Freitas, nº 130. Ruiter Teixeira Pinto deixa três filhos.

FOTO DA CAPA: O empresário com a esposa, filhos e neta em Foz do Iguaçu.

Ruiter e a esposa Aldair Prado.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Carreta que transportava combustível tomba na BA-290

mm

Publicado

em

Uma carreta carregada de combustível tombou na BA-290, próximo ao distrito de Duque de Caxias, em Teixeira de Freitas, no final da tarde desta segunda-feira (18).

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a carreta seguia da Usina Santa Maria, em Medeiros Neto, para Teixeira de Freitas. De acordo com a polícia o motorista ficou preso às ferragens e foi retirado por populares e levado para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Ele sofreu fraturas nas pernas e teve ferimentos graves.

Ainda de acordo com a PRF não houve vazamento de combustível.

[Com informações e fotos de Jota Mendes, do Repórter Coragem].

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA