Connect with us

Destaque HOME

Professores de Itanhém saem fortalecidos da greve. Descontos feitos nos salários serão devolvidos

mm

Publicado

em

Apesar da interferência da Justiça, determinando o fim do movimento grevista, que durou 43 dias, professores da rede municipal de ensino de Itanhém saíram fortalecidos da greve.

“Apesar da luta e de não ter conseguido as reivindicações como gostaríamos, a categoria comemorou”, disse Marco Antônio Pires dos Santos, coordenador da APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia).

Numa audiência de conciliação, na manhã da última terça-feira (15), no fórum da comarca de Itanhém, presidida pelo juiz Argenildo Fernandes, ficou estabelecido que os descontos nos salários dos professores, feitos pela prefeitura no mês de abril, quando a categoria ainda estava de greve, será devolvido no final do mês de maio, junto com o vencimento.

Na audiência também estavam os representantes do Ministério Público, Fábio Fernandes Correia, o coordenador da APLB e o secretário da Educação, Álvaro Pinheiro, que é irmão da prefeita Zulma Pinheiro.

Representantes da APLB em assembleia que definiu proposta de calendário para reposição de aulas.

A prefeitura assumiu o compromisso de aplicar, de imediato, a portaria nº 02/18, sobre um terço de carga horária, referente aos trabalhos técnicos do ensino fundamental II e, a partir do mês de agosto, o percentual de 5% para o pessoal de apoio, relativo a um quinquênio. Esse percentual vai permanecer até que o plano de carreira reformulado entre em vigor.

Nessa audiência também foi determinado o próximo dia 22 de maio para a instalação de comissão para reformular o plano de carreira do magistério. A reunião será na Casa da Cultura, às 15h30 e esta comissão já deverá proceder a abertura dos trabalhos, estabelecendo, inclusive, o seu cronograma.

Como parte do acordo, a APLB desistiu de prosseguir com o mandado de segurança coletivo, com pedido de liminar, que havia impetrado no dia anterior ao fim da greve. O sindicato havia requerido a imediata determinação para que o município cumprisse o plano de carreira em sua íntegra, sob pena de imediato bloqueio junto às contas destinadas à educação.

As aulas que não foram dadas no período da greve serão repostas, conforme calendário a ser produzido pela secretaria e professores. A APLB já realizou assembleia onde foi deliberado cinco propostas de calendário para a reposição das aulas. Esses calendários ainda deverão ser aprovados pela secretaria da Educação.

“A categoria se mantém firme e continuará na lutas pela valorização dos servidores e por uma educação de qualidade para os filhos de Itanhém”, finalizou o coordenador da APLB.

Destaque HOME

Forte neblina e animal na pista causaram o acidente com a viatura da 43º CIPM

mm

Publicado

em

Uma forte neblina e um animal solto na rodovia BA-284, que liga as cidades de Jucuruçu e Itamaraju, causaram o acidente com a viatura da 43º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Itamaraju, na madrugada desta terça-feira (19). A Hilux, prefixo 9.4323, placa PJS-7343, licenciada em Salvador, desceu uma ribanceira de aproximadamente 50 metros, depois de ter batido em um jumento que estava na pista.

Antes de parar, a viatura ainda colidiu com uma árvore, que fica bem próximo à margem direita do Rio Jucuruçu. Os dois policiais tiveram apenas ferimentos leves nos braços e o animal teve várias escoriações na lateral do corpo.

Os militares retornavam de um trecho da BA-284, conhecido como ladeira de São Domingos onde, no final da tarde do dia anterior, havia ocorrido um acidente automobilístico, que matou o empresário do ramo de construção, Ruiter Teixeira Pinto, que prestava serviços à Prefeitura de Jucuruçu.

[Edelvânio Pinheiro e Roglison Barbosa]

Publicidade:

Continuar leitura...

Destaque HOME

Sepultamento do empresário Ruiter Teixeira será às 18h em Itanhém

mm

Publicado

em

O corpo do empresário do ramo de construção, Ruiter Teixeira Pinto, 70 anos, chega à cidade de Itanhém por volta das 15h desta terça-feira (19) e o sepultamento está programado para as 18h.

O sobrinho do empresário, o advogado Jonathas Bahia Teixeira está acompanhando, desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, a liberação do corpo no Instituto Médico Legal, em Itamaraju.

LEIA também:

Entenda como foi o acidente que matou o empresário Ruiter. Viatura da PM, ao retornar do local, também desceu em ribanceira

Ruiter é irmão do ex-vice-prefeito de Itanhém, o advogado José Carlos Teixeira Pinto e morreu no final da tarde desta segunda-feira (18), vítima de acidente automobilístico na BA-284, em território do município de Itamaraju, quando seguia conduzindo um automóvel Pálio, cor branca, para a cidade de Jucuruçu, onde estava construindo duas pontes nos distritos de Água Limpa e Itamarati.

Segundo informações de pessoas que estiveram no local do acidente, o empresário estava sozinho e teria perdido o controle do automóvel, quando passava por uma região conhecida por ladeira de São Domingos, que está sendo compactada para receber material asfáltico.

O presidente da Câmara de Itanhém, Ronaldo Correia, decretou luto oficial de três dias no Legislativo Municipal.

O velório será no centro da cidade de Itanhém, na Rua Teixeira de Freitas, nº 130. Ruiter Teixeira Pinto deixa três filhos.

FOTO DA CAPA: O empresário com a esposa, filhos e neta em Foz do Iguaçu.

Ruiter e a esposa Aldair Prado.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Carreta que transportava combustível tomba na BA-290

mm

Publicado

em

Uma carreta carregada de combustível tombou na BA-290, próximo ao distrito de Duque de Caxias, em Teixeira de Freitas, no final da tarde desta segunda-feira (18).

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a carreta seguia da Usina Santa Maria, em Medeiros Neto, para Teixeira de Freitas. De acordo com a polícia o motorista ficou preso às ferragens e foi retirado por populares e levado para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Ele sofreu fraturas nas pernas e teve ferimentos graves.

Ainda de acordo com a PRF não houve vazamento de combustível.

[Com informações e fotos de Jota Mendes, do Repórter Coragem].

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA