Connect with us

Destaque HOME

Vereadores defenderam projeto, mas foram contra o fato de Álvaro Pinheiro ser o gestor da conta

mm

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Itanhém, na manhã desta quarta-feira (30) aprovou, por 6 votos a 2, o projeto de lei nº 003/2018, que cria o Fundo Municipal de Educação. Os vereadores Whindson Mendes, o Nem Mendes (PP) e André Correia (PHS) defenderam a importância do projeto, mas discordaram do fato de Álvaro Pinheiro, que já é o secretário da Educação e também o presidente do Conselho Municipal de Educação, ser o gestor da conta do conselho, para onde irão os recursos.

Ronaldo Correia (PC do B), Gelson Picoli (PSDB), Sasdelli Resende (PSDB) e Valdemar Oliveira, o Dema (PT), como já era esperado, votaram a favor e Luiz Marcos Villas Boas, o Marquinhos (PSB) e Audrey Correia (PR), que mudaram o discurso recentemente para defender a prefeita Zulma Pinheiro, também. Deilton Porto, o Caboquinho (DEM), não foi à sessão.

Antes da votação Nem Mendes e André Correia pediram vistas para que houvesse tempo de entrar com uma emenda, garantindo que o gestor do Fundo Municipal da Educação não fosse necessariamente o secretário da Educação. As vistas foram negadas.

Os dois vereadores defenderam que os professores devessem ser ouvidos para que a lei fosse elaborada com a participação deles.

“Eu quero saber onde está a transparência nessa lei?”, perguntou André. “Como alguém vai gerir uma conta e fiscalizar ele mesmo, não entra em minha cabeça um negócio desse, pois isso é um absurdo”, prosseguiu, se dirigindo a Álvaro Pinheiro, mesmo ele não tendo estado na reunião. “Senhor Álvaro Pinheiro, você na presidência desse conselho a transparência fica comprometida, pois o senhor e a prefeita têm demonstrado que não são transparentes na condução da administração municipal”.

Nem Mendes também disse que não concordava com aquela situação, que só é vista em administrações centralizadoras e autoritárias.

“Também não concordo que seja o secretário da Educação [o gestor da conta]. Fica mais fácil fiscalizar quando o fiscal não seja a mesma pessoa que vai gerir os recursos. Tivemos pouco tempo para analisar o projeto, pois recebi ontem e não existe essa correria de regime de urgência”, enfatizou.

Vereador Nem Mendes.

Destaque HOME

Forte neblina e animal na pista causaram o acidente com a viatura da 43º CIPM

mm

Publicado

em

Uma forte neblina e um animal solto na rodovia BA-284, que liga as cidades de Jucuruçu e Itamaraju, causaram o acidente com a viatura da 43º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Itamaraju, na madrugada desta terça-feira (19). A Hilux, prefixo 9.4323, placa PJS-7343, licenciada em Salvador, desceu uma ribanceira de aproximadamente 50 metros, depois de ter batido em um jumento que estava na pista.

Antes de parar, a viatura ainda colidiu com uma árvore, que fica bem próximo à margem direita do Rio Jucuruçu. Os dois policiais tiveram apenas ferimentos leves nos braços e o animal teve várias escoriações na lateral do corpo.

Os militares retornavam de um trecho da BA-284, conhecido como ladeira de São Domingos onde, no final da tarde do dia anterior, havia ocorrido um acidente automobilístico, que matou o empresário do ramo de construção, Ruiter Teixeira Pinto, que prestava serviços à Prefeitura de Jucuruçu.

[Edelvânio Pinheiro e Roglison Barbosa]

Publicidade:

Continuar leitura...

Destaque HOME

Sepultamento do empresário Ruiter Teixeira será às 18h em Itanhém

mm

Publicado

em

O corpo do empresário do ramo de construção, Ruiter Teixeira Pinto, 70 anos, chega à cidade de Itanhém por volta das 15h desta terça-feira (19) e o sepultamento está programado para as 18h.

O sobrinho do empresário, o advogado Jonathas Bahia Teixeira está acompanhando, desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, a liberação do corpo no Instituto Médico Legal, em Itamaraju.

LEIA também:

Entenda como foi o acidente que matou o empresário Ruiter. Viatura da PM, ao retornar do local, também desceu em ribanceira

Ruiter é irmão do ex-vice-prefeito de Itanhém, o advogado José Carlos Teixeira Pinto e morreu no final da tarde desta segunda-feira (18), vítima de acidente automobilístico na BA-284, em território do município de Itamaraju, quando seguia conduzindo um automóvel Pálio, cor branca, para a cidade de Jucuruçu, onde estava construindo duas pontes nos distritos de Água Limpa e Itamarati.

Segundo informações de pessoas que estiveram no local do acidente, o empresário estava sozinho e teria perdido o controle do automóvel, quando passava por uma região conhecida por ladeira de São Domingos, que está sendo compactada para receber material asfáltico.

O presidente da Câmara de Itanhém, Ronaldo Correia, decretou luto oficial de três dias no Legislativo Municipal.

O velório será no centro da cidade de Itanhém, na Rua Teixeira de Freitas, nº 130. Ruiter Teixeira Pinto deixa três filhos.

FOTO DA CAPA: O empresário com a esposa, filhos e neta em Foz do Iguaçu.

Ruiter e a esposa Aldair Prado.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Carreta que transportava combustível tomba na BA-290

mm

Publicado

em

Uma carreta carregada de combustível tombou na BA-290, próximo ao distrito de Duque de Caxias, em Teixeira de Freitas, no final da tarde desta segunda-feira (18).

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a carreta seguia da Usina Santa Maria, em Medeiros Neto, para Teixeira de Freitas. De acordo com a polícia o motorista ficou preso às ferragens e foi retirado por populares e levado para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Ele sofreu fraturas nas pernas e teve ferimentos graves.

Ainda de acordo com a PRF não houve vazamento de combustível.

[Com informações e fotos de Jota Mendes, do Repórter Coragem].

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA