Connect with us

Destaque HOME

Vinda de deputados a Itanhém provoca desentendimento entre diretores do PSD

mm

Publicado

em

A vinda dos deputados Ronaldo Carletto e Robinho, ambos do Partido Progressista, na última sexta-feira (29), para visitar correligionários na cidade de Itanhém, provocou um desentendimento entre os dois principais diretores do PSD do município. O Partido Social Democrático, que tem o número 55, teve como candidato a prefeito nas últimas eleições municipais o funcionário público Mildson Medeiros, que é o presidente da sigla.

O vereador Whindson Moreira Mendes, o Nem Mendes (PP) ofereceu um almoço em sua residência aos deputados e convidou algumas lideranças políticas locais. Entre outros líderes, estiveram presentes o vice-prefeito André Lisboa (PSDB), ex-prefeito Milton Ferreira Guimarães, o Bentivi (PSB), vereadores André Correia (PHS) Deilton Porto, o Caboquinho (DEM) e Marcos Vilas Boas, o Marquinhos (PSDB), mas, o que causou insatisfação ao vice-presidente do PSD, Gildeon Rosa, foi a presença de Mildson Medeiros no encontro com Ronaldo Carletto e Robinho. Pelo menos foi o que ele registrou em sua página no Facebook, no dia 1º de julho, às 7h09.

“A decepção só aumenta, pois cada vez mais os interesses próprios falam mais alto”, escreveu Gildeon, enfatizando que se sentia envergonhado e decepcionado em ter levantado uma bandeira em defesa de Mildson Medeiros. “Isso só nos faz refletir como somos usados como massa de manobra nas mãos dos políticos, percebo que política não é para todos, pois, nem todos têm a dignidade e o respeito pelo povo e é por isso que o dinheiro fala mais alto na hora de votar, muitos votam pela barriga e não pela consciência e pelos serviços prestados”, indignou-se.

Gildeon e Mildson, diretores do PSD.

Em sua postagem, o vice-presidente do PSD ainda criticou a corrupção e o que ele chamou de ‘cortejo’ pelo menos de um dos deputados, pelo contexto e já que fez referência a uma pessoa apenas.

“Infelizmente o brasileiro é quem faz a corrupção crescer cada vez mais”, alertou. “Decepção é pouco, uma pessoa que nada fez pela cidade ser cortejada como um rei, um chefe de estado”, lamentou. Isso é vergonhoso, por isso a educação, saúde, segurança, infraestrutura vai mal no país todo”, completou.

O diretor do PSD, que declarou apoio ao deputado federal Claudio Cajado, fez ainda questão de registrar que, nesta semana, vai se desfiliar do partido, sem falar qual será a sua nova sigla.

“Estou enojado com tudo isso”, finalizou.

Horas depois, às 9h38, Mildson Medeiros se explicou, também fazendo uso das redes sociais. Ele foi educado, chamou as palavras de Gildeon de ‘desagradáveis’, questionou porque não foi procurado antes do posicionamento de seu colega de partido e garantiu que ainda não tomou nenhuma decisão sobre as eleições de outubro.

“Gil, bom dia! Tudo bem? Por que esse texto com palavras tão desagradáveis contra a minha pessoa? Por que antes de tomar essa decisão você não conversou comigo?”, questionou em sua página no Facebook. “Pelo o que eu sei até agora não tenho nada concreto com nenhum deputado”, afirmou.

Mildson Medeiros destacou que, desde os primeiros momentos, ele defende que os candidatos antes de serem escolhidos sejam apresentados ao grupo político.

“O que venho dizendo do princípio é que temos que apresentar nomes de candidatos e juntos escolhermos. Mas isso não foi levado em conta, olha só o que deu, cada um tá procurando o seu e eu, até agora, estou sem”, reafirmou. “Vou escolher sim, mas, em grupo. Vou levar o nome do Cajado, pra mim é uma pessoa excelente, como vou também levar outros nomes que me procuraram, fizeram propostas e condições, só que [o nome] será escolhido pelo grupo”, garantiu.

O presidente do PSD achou precipitada a decisão do vice-presidente do partido.

“Eu entendo seu interesse pelo Cajado, respeito, mas as coisas foram precipitadas e veja no que deu; precisamos ter paciência e cuidado nas decisões”, alertou, fazendo questão de destacar que tem Gildeon como um grande amigo, a quem admira como cidadão, como profissional, como pessoa e a quem ele agradece por ter sido candidato nas últimas eleições.

FOTO CAPA: Deputados Robinho e Ronaldo Carletto.

Destaque HOME

Ticiana Scalzer e mais dez nomes tomam posse como embaixadores do Projeto Resgate em Itanhém

mm

Publicado

em

[Edelvânio Pinheiro] A administradora de empresas e consultora de moda Ticiana Scalzer tomou posse como Embaixadora do Club Recreativo Resgate (CRR), na Casa da Cultura de Itanhém, na manhã da última quinta-feira (15).

Além de Ticiana, também se tornaram Embaixadores do projeto social outros dez profissionais liberais, como a professora Elane Botelho e o advogado Valdey Ferreira.

A Embaixada do Projeto Resgate foi idealizada pelo poeta e jornalista Almir Zarfeg e a instalação dela teve o apoio do empresário Francisco Sampaio Lopes, proprietário do provedor de internet New Style.

“Os embaixadores vão colaborar com o projeto social tanto financeira quanto apoiando as ações e, também, viabilizando parcerias e apoios”, afirmou Almir Zarfeg à reportagem do Água Preta News.

“Estou muito feliz por participar desse projeto belíssimo”, escreveu Ticiana em sua página no Facebook.

A professora e escritora Elane Botelho também comemorou sua nomeação como Embaixadora: “Muito honrada em ser Embaixadora desse projeto que dignifica a vida de tantas crianças”.

O Projeto Club Resgate, idealizado e coordenado por Manoel Binas, completou 11 anos de vida no último dia 15 de novembro. Esse número inspirou a nomeação dos embaixadores.

A seguir, a lista com todos os embaixadores e embaixadoras:

01 – Auta Maria Carvalho – Empresária/Teixeira de Freitas

02 – Cícero Bahia – médico/Cabo Frio

03 – Elane Botelho – professora/Itanhém

04 – Erivan Santana – professor/Teixeira de Freitas

05 – Fabiano Pires – dentista/Salvador

06 – Giu Cerqueira – fisiculturista/Itanhém

07 – Patrícia Brito – contadora/Teixeira de Freitas

08 – Sasdelli Resende Afonso – vereador/Itanhém

09 – Ticiana Scalzer – consultora de moda/Teixeira de Freitas

10 – Val Bernardino – empresária/Barra de São Francisco

11 – Valdey Ferreira – advogado/Teixeira de Freitas

Ticiana Scalzer toma posse como Embaixadora do Projeto Resgate.

 

Zarfeg, Ticiana, Manoel Binas, Romilva.

 

Zarfeg, Elane, Manoel Binas e Romilva.

FOTO DE CAPA: Embaixadores, diretoria do CRR e alunos celebram instalação da Embaixada.

Fotos: ItanhemFest/Eptácio Costa

 

Continuar leitura...

Destaque HOME

Vice-prefeito de Itanhém tira foto com Airam Ribeiro e desmistifica superstição

mm

Publicado

em

O vice-prefeito de Itanhém, André Lisboa, nesta quarta-feira (14), mostrou que, com ele, superstição não tem espaço e, definitivamente, desmistificou que, tirar foto com o poeta e escritor Airam Ribeiro é a coisa mais normal do mundo.

Airam Ribeiro tem um acervo fotográfico da cidade de Itanhém e dos moradores com mais de 3 mil unidades e em muitas dessas fotos ele aparece ao lado de pessoas ilustres que, de uma forma ou de outra, ajudaram a construir a história antiga e atual do município.

Acontece que, coincidentemente, algumas dessas pessoas vieram a falecer esse ano e, nas redes sociais, os próprios amigos e admiradores de Airam Ribeiro começaram a fazer brincadeiras, dizendo que, ‘deixar-se ser fotografado ao lado do poeta seria correr o risco de morrer antes do tempo’.

Nesta quarta-feira, o político então, que é advogado, fez questão de ser fotografado e ainda gravou um vídeo ao lado de Airam Ribeiro, que é amigo de sua família.

“Estou aqui na casa do meu amigo Airam e dessas 4, 5 mil pessoas [que aparecem nas fotos do acervo] só morreu uma meia dúzia. Então, estatisticamente essas fotos estão é salvando gente”, disse André Lisboa, enfatizando que Airam se fotografa ao lado de pessoas importantes, que são amigas e tradicionais em Itanhém. “Então é uma honra pra gente sair nessas fotos  e o resto é brincadeira do pessoal”, finalizou.

Brincadeiras à parte, Airam Ribeiro, por sua vez, publicou nas redes sociais um cordel – que é uma de suas especialidades – chamando de medroso o supersticioso que acredita em coisas inócuas e que depositam confiança nessas causalidades:

AO SUPERSTICIOSO CAGÃO

Você que é supersticioso

Amigo, deixe de bobagem

Você metido a gostoso

Tá mesmo é com frescuragem

Se eu oferecesse dinheiro

Você era logo o primeiro

A querer sair na imagem.

 

Nesta simples brincadeira

Digo que eu não inventei

Partiu das vozes treiteiras

Que de onde veio, nem sei!

Se você não gostou cai fora

Mais te digo que sua hora

Não está nas fotos que tirei.

 

Uma queda lá no banheiro

Ao atravessar uma estrada

Ou mesmo num fogueteiro

Ou seu coração der parada

A minha foto não vai te matar

É o seu medo que vai te mandar

Você pra outra empreitada.

 

A te esperar tá o cemitério

Seja supersticioso ou não

A morte é um mistério

Uma foto não é a questão

Você morre de qualquer jeito

Mas o seu maior defeito

É ser um medroso e cagão.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Erivan Santana e Patrícia Brito formalizam candidaturas à ATL; inscrições seguem até quinta-feira (15)

mm

Publicado

em

[Edelvânio Pinheiro] Os escritores Erivan Santana e Patrícia Brito formalizaram na última sexta-feira (9) suas candidaturas à Academia Teixeirense de Letras (ATL). Conforme o Edital de Nº 001/2018, eles tentam suprir a vacância das Cadeiras 22 e 36 devido à mudança de domicílio dos acadêmicos João Pinto e Amaro Sant’Anna, que passarão à condição de membros honorários.

Escritores e poetas interessados em concorrer às duas cadeiras podem se inscrever até o próximo dia 15 de novembro. Mas precisam ser teixeirenses ou residir em Teixeira de Freitas (já que as cadeiras pertencem à cota dessa cidade-sede) e ter pelo menos uma obra literária editada. Mais informações através do e-mail atl_letras@yahoo.com.br

Erivan Santana é natural de Itanhém, mas reside em Teixeira de Freitas há muitos anos. Licenciado em letras e com mestrado em ciências da educação, leciona há mais de 20 anos no ensino fundamental teixeirense e no ensino médio baiano. Em 2018, pela Editora PerSe, estreou na poesia com o livro “Para ler um poema”, que teve lançamento nacional na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Ganhou uma menção honrosa no Prêmio Castro Alves de Literatura 2018 com o poema “O café”.

Já Patrícia Brito nasceu em Teixeira de Freitas onde se graduou em Turismo, Ciências Contábeis e Letras. Em 2017, publicou o romance “Decidir os caminhos da vida” e, em 2018, a novela “Cuida bem de mim!”, pelas editoras Saramandaia e PerSe, respectivamente. Ela também marcou presença nas antologias “Bastidores”, “Crônicas e alguns contos” e “ATL em Verso e Prosa!” A escritora mantém o blog “Leituras Plus” no qual publica resenhas sobre obras de escritores brasileiros da nova geração. Teve um conto premiado no Prêmio Castro Alves de Literatura 2017.

“Uma vez inscritos, os candidatos serão avaliados pelos membros efetivos da ATL que decidirão por maioria simples pela escolha desse ou daquele candidato”, informou Almir Zarfeg, presidente da ATL.

Ainda segundo Zarfeg, a posse dos dois novos membros eleitos vai acontecer no evento solene inicial de 2019, marcado para 14 de março, Dia de Castro Alves, patrono-geral da ATL. Também serão empossados os primeiros membros correspondentes da entidade literocultural.

Na oportunidade, o maestro Eudes Oliveira Brito será empossado membro benemérito. Ele é autor da melodia do hino da ATL. A letra é do confrade Marcus Aurelius.

VEJA entrevista concedida por Erivan Santana à TV Sul-Bahia aqui.

FOTO CAPA: Escritores Erivan Santana e Patrícia Brito formalizam candidaturas à ATL.

Erivan Santana e Almir Zarfeg

Patrícia Brito e Almir Zarfeg.

 

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA