Connect with us

Destaque HOME

Vinda de deputados a Itanhém provoca desentendimento entre diretores do PSD

mm

Publicado

em

A vinda dos deputados Ronaldo Carletto e Robinho, ambos do Partido Progressista, na última sexta-feira (29), para visitar correligionários na cidade de Itanhém, provocou um desentendimento entre os dois principais diretores do PSD do município. O Partido Social Democrático, que tem o número 55, teve como candidato a prefeito nas últimas eleições municipais o funcionário público Mildson Medeiros, que é o presidente da sigla.

O vereador Whindson Moreira Mendes, o Nem Mendes (PP) ofereceu um almoço em sua residência aos deputados e convidou algumas lideranças políticas locais. Entre outros líderes, estiveram presentes o vice-prefeito André Lisboa (PSDB), ex-prefeito Milton Ferreira Guimarães, o Bentivi (PSB), vereadores André Correia (PHS) Deilton Porto, o Caboquinho (DEM) e Marcos Vilas Boas, o Marquinhos (PSDB), mas, o que causou insatisfação ao vice-presidente do PSD, Gildeon Rosa, foi a presença de Mildson Medeiros no encontro com Ronaldo Carletto e Robinho. Pelo menos foi o que ele registrou em sua página no Facebook, no dia 1º de julho, às 7h09.

“A decepção só aumenta, pois cada vez mais os interesses próprios falam mais alto”, escreveu Gildeon, enfatizando que se sentia envergonhado e decepcionado em ter levantado uma bandeira em defesa de Mildson Medeiros. “Isso só nos faz refletir como somos usados como massa de manobra nas mãos dos políticos, percebo que política não é para todos, pois, nem todos têm a dignidade e o respeito pelo povo e é por isso que o dinheiro fala mais alto na hora de votar, muitos votam pela barriga e não pela consciência e pelos serviços prestados”, indignou-se.

Gildeon e Mildson, diretores do PSD.

Em sua postagem, o vice-presidente do PSD ainda criticou a corrupção e o que ele chamou de ‘cortejo’ pelo menos de um dos deputados, pelo contexto e já que fez referência a uma pessoa apenas.

“Infelizmente o brasileiro é quem faz a corrupção crescer cada vez mais”, alertou. “Decepção é pouco, uma pessoa que nada fez pela cidade ser cortejada como um rei, um chefe de estado”, lamentou. Isso é vergonhoso, por isso a educação, saúde, segurança, infraestrutura vai mal no país todo”, completou.

O diretor do PSD, que declarou apoio ao deputado federal Claudio Cajado, fez ainda questão de registrar que, nesta semana, vai se desfiliar do partido, sem falar qual será a sua nova sigla.

“Estou enojado com tudo isso”, finalizou.

Horas depois, às 9h38, Mildson Medeiros se explicou, também fazendo uso das redes sociais. Ele foi educado, chamou as palavras de Gildeon de ‘desagradáveis’, questionou porque não foi procurado antes do posicionamento de seu colega de partido e garantiu que ainda não tomou nenhuma decisão sobre as eleições de outubro.

“Gil, bom dia! Tudo bem? Por que esse texto com palavras tão desagradáveis contra a minha pessoa? Por que antes de tomar essa decisão você não conversou comigo?”, questionou em sua página no Facebook. “Pelo o que eu sei até agora não tenho nada concreto com nenhum deputado”, afirmou.

Mildson Medeiros destacou que, desde os primeiros momentos, ele defende que os candidatos antes de serem escolhidos sejam apresentados ao grupo político.

“O que venho dizendo do princípio é que temos que apresentar nomes de candidatos e juntos escolhermos. Mas isso não foi levado em conta, olha só o que deu, cada um tá procurando o seu e eu, até agora, estou sem”, reafirmou. “Vou escolher sim, mas, em grupo. Vou levar o nome do Cajado, pra mim é uma pessoa excelente, como vou também levar outros nomes que me procuraram, fizeram propostas e condições, só que [o nome] será escolhido pelo grupo”, garantiu.

O presidente do PSD achou precipitada a decisão do vice-presidente do partido.

“Eu entendo seu interesse pelo Cajado, respeito, mas as coisas foram precipitadas e veja no que deu; precisamos ter paciência e cuidado nas decisões”, alertou, fazendo questão de destacar que tem Gildeon como um grande amigo, a quem admira como cidadão, como profissional, como pessoa e a quem ele agradece por ter sido candidato nas últimas eleições.

FOTO CAPA: Deputados Robinho e Ronaldo Carletto.

Destaque HOME

Secretária afirma que não negou passagem para mulher que fez cirurgia em Salvador

mm

Publicado

em

A secretária da Saúde de Itanhém, Renilda Chapeu, falou sobre a reportagem “Mulher diz que secretaria da Saúde de Itanhém negou passagem para retorno de cirurgia em Salvador”, publicada no Água Preta News e garantiu que a secretaria não disse que não daria as passagens.

A funcionária pública Idália Rodrigues de Sousa, no último dia 13 de junho, fez uma histerectomia (cirurgia de retirada do útero) e, de acordo com relatórios médicos apresentados a este portal de notícias, precisa retornar ao Hospital da Mulher Maria Luiza Costa dos Santos, na capital baiana, na próxima quarta-feira (18). Mas ela foi à secretaria da Saúde e, mesmo tendo avisado com antecedência, alega que foi informada pela secretária, na manhã desta segunda-feira (16), que as passagens não seriam liberadas.

Entretanto, de acordo com Renilda Chapeu, Idália Rodrigues foi por duas vezes à cidade de Salvador, na ocasião da cirurgia, com tudo pago pelo município e que, nesta segunda-feira, ela esteve na secretaria à procura de passagens para fazer uma revisão, mas que não aceitou ser avaliada pelo ginecologista que presta serviços em Itanhém.

“Só pedi a ela para ser avaliada pelo nosso médico e claro que ela iria [para Salvador] se houvesse necessidade, isso, para evitar gasto e evitar essa viagem longa e cansativa”, explicou a secretária.

Ainda de acordo com a secretária, em nenhum momento foi dito a Idália Rodrigues, que a prefeitura não daria as passagens.

“Eu disse que ela pudesse ficar tranquila porque, antes da viagem eu retornaria se sim ou não e, se ela precisasse ir, com certeza ela iria sem problema nenhum, inclusive vim à prefeitura para buscar recursos e encontrei com ela e acabei pegando as passagens de outras pessoas e dei a ela”, disse Renilda, com o cuidado de acrescentar que as passagens serão repostas para as pessoas que estão agendadas ainda para a semana que vem.

Duas passagens

Idália Rodrigues, que é concursada há 22 anos para a área de serviços gerais, confirmou à reportagem que recebeu da secretária quatro passagens, em razão de ela necessitar de acompanhante. Ela disse ainda que, além das passagens, a secretaria teria que repassar o valor de R$ 397, referente a hospedagem.

“Quando eles viram a reportagem correram atrás de mim para liberar o dinheiro. Eles deram as passagens de ida e volta, mas a hospedagem eles não deram e do jeito que fizeram comigo podem fazer pior com outras pessoas”, explicou, assegurando que pessoas da comunidade estão se mobilizando para ajudá-la.

FOTO: Funcionária pública Idália Rodrigues.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Mulher diz que secretaria da Saúde de Itanhém negou passagem para retorno de cirurgia em Salvador

mm

Publicado

em

Idália Rodrigues de Sousa procurou a reportagem do Água Preta News, na manhã desta segunda-feira (16), alegando que a secretaria da Saúde do município de Itanhém negou passagem para ela retornar a Salvador, onde, no último dia 13 de junho, fez uma histerectomia, que é a cirurgia de retirada do útero.

LEIA também:

Mulher que está cega por omissão da prefeitura de Itanhém era eleitora da família de Zulma Pinheiro

Ela encaminhou ao site documentação comprobatória de que, na próxima quarta-feira, tem revisão agendada para às 6h, no Hospital da Mulher Maria Luiza Costa dos Santos, na capital baiana. No relatório médico há a prescrição da necessidade de marcar retorno com o cirurgião que fez a histerectomia.

Idália disse ter feito na secretaria da Saúde em Itanhém, em dezembro do ano passado, o TFD (Tratamento Fora de Domicílio), que é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no seu município de origem. Ela disse ainda que, em razão de ter feito o TFD, o município recebe verbas para pagar o seu deslocamento para Salvador.

De acordo com Idália, a secretária Renilda Chapeu, que tem apenas formação em enfermagem, ignorou a recomendação médica prescrita no relatório, de que a paciente precisa retornar à unidade de saúde.

“Só que hoje cheguei aqui na secretaria para retirar as passagens, que havia dado entrada na segunda-feira e a secretária Renilda disse que não vai liberar as passagens e não vai liberar o TFD para mim, porque é apenas uma revisão de cirurgia, que eu não tenho mais risco nenhum e que vai providenciar um médico para eu fazer a revisão por aqui”, explicou Idália.

Esgotada as esperanças na secretaria da Saúde e com dificuldade para se locomover, em razão do período pós-operatório, Idália seguiu para o fórum local, acreditando que, através da Justiça, possa conseguir chegar a Salvador na quarta-feira.

O Água Preta News fez contato com a secretária, mas, até o fechamento da reportagem, não obteve retorno.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Domingo (15) é o último dia para se inscrever em cursos técnicos em informática e suporte e manutenção em informática em Medeiros Neto

mm

Publicado

em

Este domingo é o último dia para se inscrever em cursos técnicos em informática e suporte e manutenção em informática, para estudar no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) na cidade de Medeiros Neto, onde os cursos são todos gratuitos.  Estes cursos estão disponíveis apenas para quem já concluiu o ensino médio, nos turnos vespertino e noturno. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas no endereço http://processoseletivoeptec.educacao.ba.gov.br.

O estado ainda oferece 42 cursos em 82 municípios. No total, há 9.335 vagas de cursos técnicos de nível médio. Em Medeiros Neto ainda há vagas para curso Técnico em Agroecologia, para quem já concluiu o ensino médio e também para quem concluiu apenas o 9° ano e tem 18 anos ou mais.

O curso de Agroecologia segue o mesmo formato da Escola Família Agrícola de Itanhém (EFAI), que a prefeita Zulma Pinheiro e seu irmão secretário da Educação fecharam. O período é integral, manhã, tarde e noite e em regime de alternância, uma quinzena na escola e outra em casa, na comunidade onde mora.

Para este curso a unidade de ensino dispõe de alojamento, café da manhã, almoço e jantar gratuitos. As inscrições ainda podem serem feitas no CETEP, que está instalado onde funcionava a Escola Agrícola de Medeiros Neto, na BA-290, ou pelo telefone (73) 99940-4979 ou 99948-4212.

 

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA