Connect with us

Destaque HOME

Zarfeg marca presença na 25ª Bienal Internacional do Livro de SP com “Fêeh, Feel”

mm

Publicado

em

A 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo vai acontecer entre os dias 03 de 12 de agosto de 2018, no Anhembi, na capital paulista.

Dessa vez, o poeta, ficcionista e jornalista Almir Zarfeg vai marcar presença no evento editorial com o livro de crônicas infantojuvenis “Fêeh, Feel”.

“Fêeh, Feel” é formado por 15 crônicas que, na prática, funcionam como um diálogo entre o autor e a adolescente às vésperas de ela completar 15 anos. Mas o livro se apresenta repleto de bom humor, algumas sacadas e muito mais. Por exemplo, os títulos das crônicas são, na verdade, versos do poema “Os 15 mimos que não podem faltar no seu aniversário de 15 anos”. A ordem dos textos já aparece nos títulos: “Um sorriso prateado”, “Dois toques mágicos: Fêeh & Amoh”, “Três dedos de inspiração”, e assim por diante.

“Neste livro encantador, Zarfeg parece nos convidar, todo o tempo, a participar dessa conversa descontraída e envolvente. Eu aceitei. A leveza destes escritos me surpreendeu e me fez rememorar a mocidade. Tenho certeza de que você também se surpreenderá com tudo que está para ser descoberto em ‘Fêeh, Feel’ e, enfim, com o que estas crônicas lhe farão descobrir sobre você”, escreveu a escritora Fabiana Pinto no prefácio.

Trata-se, enfim, de um texto descontraído, leve e cheio de segundas (e boas) intenções. “Fêeh” é forma reduzida de Fernanda e “Feel” – do inglês “to feel” – significa sentir. Mas é preciso ler a obra para saborear as lições do mestre Zarfeg, que se expressa com desenvoltura nos mais diversos gêneros literários: poema, conto, crônica, novela, reportagem, etc. Em breve, lançará seu primeiro romance.

Zarfeg é natural de Itanhém, vive em Teixeira de Freitas e, no momento, preside a Academia Teixeirense de Letras (ATL). Em 2017 ele recebeu o título de “Personalidade de Importância Cultural” concedido pela União Baiana de Escritores (UBESC).

A seguir, um pouquinho de “Fêeh, Feel”, extraído da crônica “Quatro elementos: água, ah, fogo, oh”:

“Agora pense nos quatro elementos: água, terra, fogo e ar. Agora sinta os quatro elementos: água, ah, fogo e oh! Em seguida, imagine uma série de desventuras: Thales se afogando no rio Itanhém, Anaxímenes caindo das nuvens, Heráclito se queimando em fogo brando e Empédocles, coitado, assistindo àquilo sem mover uma palha! Porque é pré-socrático ou porque lhe falta compaixão pelos amigos, não se sabe ao certo. O fato é que esses gregos têm um jeitinho especial de declarar sua amizade à sabedoria e à tragédia”.

FOTO DA CAPA: O poeta e jornalista Almir Zarfeg na bienal do ano passado. Em destaque a biografia do poeta,  “De A a Z” assinada pelo jornalista e escritor Edelvânio Pinheiro.

 

Destaque HOME

Ronaldo Correia acompanha início de afastamento de ruas de Itanhém. Ele é um dos autores da indicação

mm

Publicado

em

O presidente da Câmara de Itanhém, Ronaldo Correia (PC do B) acompanhou, na manhã desta terça-feira (14), na praça Castro Alves, onde ficam a prefeitura e a Câmara de Vereadores, o início do asfaltamento de algumas ruas da cidade de Itanhém. Ele é um dos autores da indicação da obra, que está sendo construída com recursos do estado e está orçada em pouco mais de R$ 599 mil.

Para Ronaldo, o asfaltamento das ruas torna a cidade mais bonita e melhora a mobilidade urbana.

Como o município completa 60 anos de emancipação política nesta terça, Ronaldo Correia comemorou a chegada da pavimentação asfáltica e agradeceu ao governador Rui Costa, à prefeita e todos os demais que contribuíram para a realização desta obra.

A pavimentação vai ligar a BA-290 à Rua Emiliano Fernandes, passando pela Rua Augusto Reis, Praça Castro Alves, Praça da Liberdade, Rua Belo Horizonte, Praça Otávio Mangabeira e Avenida Maria Moreira Lisboa.

Ronaldo Correia acompanhou o início do asfaltamento.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Advogado e educador, José Carlos Teixeira vai falar sobre os 60 anos da emancipação política de Itanhém

mm

Publicado

em

O advogado e educador José Carlos Teixeira Pinto vai proferir palestra sobre os 60 anos da emancipação política de Itanhém. A participação dele vai acontecer durante evento cívico em que 60 personalidades itanheenses serão homenageadas na data do 60º aniversário da cidade.

Continua depois da propaganda

O evento está marcado para as 19h desta terça-feira, 14 de agosto, na sede do Rotary Club de Itanhém. Desde já, estão convidados os 60 homenageados e o público em geral.

José Carlos Teixeira vai discorrer sobre acontecimentos e personagens que marcaram esses 60 anos da maturidade política de Itanhém. Antes de se emancipar de Alcobaça, a cidade se chamou Nossa Senhora de Itanhém e, inicialmente, Água Preta.

Zé Carlos – como ele é popularmente conhecido – é educador e advogado. Como educador, atuou no magistério por mais de 30 em Itanhém. Nesse ínterim, assumiu a direção do Colégio Polivalente de Itanhém, tornando-se uma referência para todos no tocante à educação. Mais tarde, viria a se graduar em direito.

O sucesso na educação o levou à política, de sorte que foi eleito vice-prefeito de Itanhém na chapa encabeçada pelo saudoso Gedeon Botelho, em 1982. José Carlos Teixeira também ocupou a Secretaria Municipal da Educação, quando criou as memoráveis gincanas culturais que, ainda hoje, são lembradas com saudade pelos itanheenses.

Ele é casado com a também educadora e ex-vereador Maria Ducarmo Bahia Teixeira e filho do saudoso ex-vereador Jair Quaresma Pinto.

“Eu fiz o convite pessoalmente a Zé Carlos para palestrar sobre os 60 anos da emancipação política de Itanhém. Para minha alegria, ele topou prontamente”, disse Almir Zarfeg, um dos promotores do evento que vai homenagear 60 personalidades itanheenses.

O evento é uma iniciativa da Academia Teixeirense de Letras (ATL) e do portal Água Preta News com o apoio total e decisivo do Café Ticiana.

Veja lista completa aqui.

Ouça aqui homenagem que ClauduArte Sá e Almir Zarfeg acabam de dedicar a Itanhém.

[Por Edelvânio Pinheiro. Foto: Divulgação]

Continuar leitura...

Destaque HOME

Ronaldo Correia comemora chegada de máquinas para asfaltar ruas de Itanhém

mm

Publicado

em

O presidente da Câmara, Ronaldo Correia (PC do B), está comemorando a chegada das primeiras máquinas para o início da pavimentação asfáltica de algumas ruas da cidade de Itanhém. Ele, juntamente com o vereador Audrey Correia (PR), é o autor da indicação da obra que vai trazer modernidade, higiene e mais segurança para o trânsito.

“O asfalto torna a nossa cidade mais bonita e melhora a mobilidade urbana”, disse Ronaldo ao Água Preta News, no final da tarde desta segunda-feira (13). “É um presente que estamos dando ao município na passagem dos seus 60 anos de emancipação política”, lembrou. “Agradeço ao governador Rui Costa, à prefeita e todos os demais que contribuíram para a realização desta obra”, finalizou.

A prefeitura, com recursos próprios, está concluindo o nivelando das ruas, avenidas e o entorno de praças. Também foram feitas restauração de infraestrutura da rede pluvial, esgoto, água potável e meio-fio. O recurso para o asfaltamento, pouco mais de R$ 599 mil, no entanto, é do governo do estado.

A pavimentação vai ligar a BA-290 à Rua Emiliano Fernandes, passando pela Rua Augusto Reis, Praça Castro Alves, Praça da Liberdade, Rua Belo Horizonte, Praça Otávio Mangabeira e Avenida Maria Moreira Lisboa.

O asfalto será tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), um dos mais econômicos que, geralmente, é aplicado numa espessura máxima de 5 centímetros. A drenagem prevista é do tipo superficial, que é ideal para asfaltamentos de logradouros que apresentam a geografia das ruas de Itanhém.

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA