Connect with us

Destaque HOME

A prefeita faz a nossa cara corar de vergonha quando usa o Dia do Gari para se promover

mm

Publicado

em

Imagine se as fotografias pudessem exteriorizar o verdadeiro sentimento dos nossos políticos. Certamente poucos deles quereriam promover chás e cafés para as classes minoritárias, que só têm mesmo direito às migalhas que caem das bocas vorazes dos gananciosos coronéis, que ainda mandam e desmandam neste país, engolido pela corrupção.

Enquanto a tecnologia ainda não chega ao nível de fotografar os sentimentos, resta-nos apelar para a ciência, que estuda o comportamento do homem, para analisarmos a frustrada tentativa da prefeita Zulma Pinheiro e seus irmãos, que ofereceram um café da manhã aos garis de Itanhém para, a todo custo, tentar passar a ideia de que tudo vai muito bem na atual gestão. Mas o retrato dessa tentativa ficou feio, forçado e fantasioso, bem a cara da atuação medíocre da prefeita à frente do município.

A família Pinheiro e seus fiéis escudeiros tripudiaram da filosofia de um dos mais importantes sociólogos e políticos do mundo, Jean-Jacques Rousseau, o qual parece ter conhecido toda a trajetória política e familiar da prefeita, quando assegurou que “a falsidade é susceptível de uma infinidade de combinações; mas a verdade só tem uma maneira de ser”.

A combinação de nove mesas de plástico, unidas em um cenário verde e amarelo, no Espaço Super Lar, lembra a brasilidade e, claro, a festividade da Copa do Mundo. Foi aí que a prefeita e seus irmãos conseguiram arrancar um sorriso ou outro dos homenageados, pessoas que estão no grupo dos que mais sofrem com o descaso da saúde, da educação, da habitação e do saneamento básico no município de Itanhém. No trabalho, o descaso não é diferente. Há registros de garis trabalhando sem nenhum equipamento de segurança e até ‘descalços’, sem dignidade e sem respeito.

Assim, a falta de empatia e de verdade da administração municipal destoou o Dia do Gari. O fotógrafo desse tímido evento conseguiu capturar a desmotivação dos convidados. Desmotivação, diga-se de passagem, foi o que ficou de mais real nesse dia em que a prefeita e seus irmãos parecem mendigar apoio e abraços.

Tudo isso é consequência da realidade administrativa de Zulma Pinheiro e de seus irmãos, que nunca foram simpáticos aos pobres. No cenário político eles, os pobres só se fazem presentes quando as eleições se aproximam. E só agora a prefeita, que pouco é vista na cidade, saiu da toca para, depois da “mãe da saúde”, se transformar em outra personagem.

Que outra criação folclórica a família Pinheiro vai preparar para convencer o povo a votar em seus candidatos a deputado? São perguntas que nós, miseráveis gatos pingados, não podemos deixar de fazer.

A prefeita, que já não ganha tantos abraços em suas raras aparições, faz a nossa cara corar de vergonha quando usa o Dia do Gari para se promover. Ela e seus irmãos, ao desfilar ao lado dos pobres, não conseguiram fingir a arrogância, a desumanidade e a falta de simpatia.

Por falar em simpatia, diante desses momentos que nos causam tanta estranheza, fica difícil não pensar como seria essa comemoração se o anfitrião fosse um político que verdadeiramente gosta dos menos favorecidos e se sente bem ao lado deles, como Mildson Medeiros, por exemplo. Nas fotos, certamente, veríamos abraços e sorrisos sinceros. Afinal, “a verdade só tem uma maneira de ser”, como disse Rousseau.

FOTO: ItanhémFest

Destaque HOME

Ronaldo Correia acompanha início de afastamento de ruas de Itanhém. Ele é um dos autores da indicação

mm

Publicado

em

O presidente da Câmara de Itanhém, Ronaldo Correia (PC do B) acompanhou, na manhã desta terça-feira (14), na praça Castro Alves, onde ficam a prefeitura e a Câmara de Vereadores, o início do asfaltamento de algumas ruas da cidade de Itanhém. Ele é um dos autores da indicação da obra, que está sendo construída com recursos do estado e está orçada em pouco mais de R$ 599 mil.

Para Ronaldo, o asfaltamento das ruas torna a cidade mais bonita e melhora a mobilidade urbana.

Como o município completa 60 anos de emancipação política nesta terça, Ronaldo Correia comemorou a chegada da pavimentação asfáltica e agradeceu ao governador Rui Costa, à prefeita e todos os demais que contribuíram para a realização desta obra.

A pavimentação vai ligar a BA-290 à Rua Emiliano Fernandes, passando pela Rua Augusto Reis, Praça Castro Alves, Praça da Liberdade, Rua Belo Horizonte, Praça Otávio Mangabeira e Avenida Maria Moreira Lisboa.

Ronaldo Correia acompanhou o início do asfaltamento.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Advogado e educador, José Carlos Teixeira vai falar sobre os 60 anos da emancipação política de Itanhém

mm

Publicado

em

O advogado e educador José Carlos Teixeira Pinto vai proferir palestra sobre os 60 anos da emancipação política de Itanhém. A participação dele vai acontecer durante evento cívico em que 60 personalidades itanheenses serão homenageadas na data do 60º aniversário da cidade.

Continua depois da propaganda

O evento está marcado para as 19h desta terça-feira, 14 de agosto, na sede do Rotary Club de Itanhém. Desde já, estão convidados os 60 homenageados e o público em geral.

José Carlos Teixeira vai discorrer sobre acontecimentos e personagens que marcaram esses 60 anos da maturidade política de Itanhém. Antes de se emancipar de Alcobaça, a cidade se chamou Nossa Senhora de Itanhém e, inicialmente, Água Preta.

Zé Carlos – como ele é popularmente conhecido – é educador e advogado. Como educador, atuou no magistério por mais de 30 em Itanhém. Nesse ínterim, assumiu a direção do Colégio Polivalente de Itanhém, tornando-se uma referência para todos no tocante à educação. Mais tarde, viria a se graduar em direito.

O sucesso na educação o levou à política, de sorte que foi eleito vice-prefeito de Itanhém na chapa encabeçada pelo saudoso Gedeon Botelho, em 1982. José Carlos Teixeira também ocupou a Secretaria Municipal da Educação, quando criou as memoráveis gincanas culturais que, ainda hoje, são lembradas com saudade pelos itanheenses.

Ele é casado com a também educadora e ex-vereador Maria Ducarmo Bahia Teixeira e filho do saudoso ex-vereador Jair Quaresma Pinto.

“Eu fiz o convite pessoalmente a Zé Carlos para palestrar sobre os 60 anos da emancipação política de Itanhém. Para minha alegria, ele topou prontamente”, disse Almir Zarfeg, um dos promotores do evento que vai homenagear 60 personalidades itanheenses.

O evento é uma iniciativa da Academia Teixeirense de Letras (ATL) e do portal Água Preta News com o apoio total e decisivo do Café Ticiana.

Veja lista completa aqui.

Ouça aqui homenagem que ClauduArte Sá e Almir Zarfeg acabam de dedicar a Itanhém.

[Por Edelvânio Pinheiro. Foto: Divulgação]

Continuar leitura...

Destaque HOME

Ronaldo Correia comemora chegada de máquinas para asfaltar ruas de Itanhém

mm

Publicado

em

O presidente da Câmara, Ronaldo Correia (PC do B), está comemorando a chegada das primeiras máquinas para o início da pavimentação asfáltica de algumas ruas da cidade de Itanhém. Ele, juntamente com o vereador Audrey Correia (PR), é o autor da indicação da obra que vai trazer modernidade, higiene e mais segurança para o trânsito.

“O asfalto torna a nossa cidade mais bonita e melhora a mobilidade urbana”, disse Ronaldo ao Água Preta News, no final da tarde desta segunda-feira (13). “É um presente que estamos dando ao município na passagem dos seus 60 anos de emancipação política”, lembrou. “Agradeço ao governador Rui Costa, à prefeita e todos os demais que contribuíram para a realização desta obra”, finalizou.

A prefeitura, com recursos próprios, está concluindo o nivelando das ruas, avenidas e o entorno de praças. Também foram feitas restauração de infraestrutura da rede pluvial, esgoto, água potável e meio-fio. O recurso para o asfaltamento, pouco mais de R$ 599 mil, no entanto, é do governo do estado.

A pavimentação vai ligar a BA-290 à Rua Emiliano Fernandes, passando pela Rua Augusto Reis, Praça Castro Alves, Praça da Liberdade, Rua Belo Horizonte, Praça Otávio Mangabeira e Avenida Maria Moreira Lisboa.

O asfalto será tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), um dos mais econômicos que, geralmente, é aplicado numa espessura máxima de 5 centímetros. A drenagem prevista é do tipo superficial, que é ideal para asfaltamentos de logradouros que apresentam a geografia das ruas de Itanhém.

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA