Connect with us

Destaque HOME

Almir Zarfeg é o grande vencedor do Concurso Interno da UBE-RJ 2019

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

O poeta e jornalista Almir Zarfeg é o grande vencedor do Concurso Interno da União Brasileira de Escritores (UBE-RJ) 2019. Textos dele foram premiados em três das cinco categorias envolvidas na premiação que é aberta aos membros efetivos e correspondentes da instituição literária e cultural com mais de 60 anos de história. Por decisão da comissão julgadora, não houve premiados na categoria Ensaio.

Zarfeg, que é membro correspondente da UBE-RJ desde 2018, emplacou textos inéditos de sua autoria nas categorias Poema (1º lugar), Aldravia (2º lugar) e Conto (2º lugar), com “Sorrie, Sophie!”, “Mínima” e “Allan e o gato preto”, respectivamente.

O poeta foi avisado, via Facebook pela manhã desta segunda-feira, de que estava entre os ganhadores do certame pela presidente da UBE-RJ, Márcia Barroca: “Mandei e-mail para você. Ganhou vários prêmios no nosso Concurso Interno. Parabéns!”

Entre os ganhadores, estão nomes conhecidos da literatura brasileira, como, por exemplo, Matusalém Dias de Moura, Amélia Luz e Edweine Loureiro Silva.

A cerimônia de premiação vai acontecer no dia 13 de novembro, a partir das 15h, na Sociedade Nacional de Agricultura, na Cidade Maravilha/RJ.  Na oportunidade, também estarão reunidos os vencedores dos Prêmios da Diretoria da UBE-RJ. Uma das atrações é a professora doutora Teresa Cristina Meireles de Oliveira, da UFRJ, que discorrerá sobre o tema “Dona Severina e Dona Conceição: mais dois enigmas de Machado de Assis”.

“Assim que soube do resultado, vibrei muito e dediquei a conquista às confreiras e aos confrades da ATL”, disse Zarfeg à reportagem do Água Preta News.

Atualmente ele preside a Academia Teixeirense de Letras (ATL) e, em outubro, foi premiado no 1º Concurso Internacional de Aldravias da ALACIB e no 2º Concurso Nacional e Internacional de Trovas da ACLAPT.

Durante o XVII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores a ser realizado entre os dias 14 e 17 deste mês de novembro, em Iúna/ES, Zarfeg será homenageado como Poeta do Ano.

Foto de capa: Zarfeg e o poeta maior, Carlos Drummond de Andrade