Connect with us

Destaque HOME

Anunciados os ganhadores do Prêmio Febacla de Criação em Verso e Prosa 2018

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Compartilhe

[Edelvânio Pinheiro] Coube a Dom Alexandre Carvalho, presidente da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), anunciar os ganhadores da 1ª edição do Prêmio Febacla de Criação em Verso e Prosa. O anúncio aconteceu na noite da última sexta-feira (9), na sede da Fundação Municipal de Niterói/RJ, durante evento acadêmico.

Em suas palavras, Dom Alexandre Carvalho falou sobre a parceria entre a FEBACLA e a Academia Teixeirense de Letras (ATL) para a instituição do Prêmio Febacla de Criação, que premia autores nas categorias verso e prosa.

O presidente da FEBACLA se mostrou muito satisfeito com o resultado da avaliação dos textos inscritos e, também, com a lista dos nomes premiados oriundos de diversos estados brasileiros. Ele assegurou a realização da 2ª edição do prêmio em 2019.

Em seguida, ele passou a anunciar os ganhadores. Primeiro, os vencedores da Categoria Verso e, depois, os da Categoria Prosa.

Toni Gonçalves, 1º lugar na Categoria Prosa.

Os ganhadores da Categoria Verso são: 1º lugar – Ailse Therezinha Romanelli, com o poema “TRAMA DAS TRANÇAS”; 2º lugar – Ivan Wagner, com o poema “BENDITO”, e Irá Rodrigues, com o poema “NA CERTEZA DA VIDA”; e 3º lugar – Francisco Gondar, com o poema “JUSTIÇA”.

As menções honrosas vão para Marcello Silva, com o poema “SOLIDÃO A DOIS”; Sônia Rosseto, com o poema “PARA VINÍCIUS”; e Antônio Rego, com o poema “NOITES DE SETEMBRO”.

Os ganhadores da Categoria Prosa são: 1º lugar – Toni Ramos, com o texto “SELMA”; 2º lugar –Jô Drumond, com o texto “IMPREVISTO PREVISÍVEL”; e 3º lugar – José Antônio Coimbra, com o texto “IMORTALIDADE”.

As menções honrosas vão para Celso Ricardo de Almeida, com o texto “HISTORINHA PARA DORMIR”; José Pereira da Silva, com o texto “A SABEDORIA DE OLHAR A VIDA”; e Leonice Teixeira, com o texto “AIRUMÔ.

A avaliação dos textos, tanto em verso quanto em prosa, coube a duas comissões julgadoras formadas por membros da ATL que, por isso mesmo, ficaram impedidos de participar do certame literário.

“Os dois primeiros colocados nas categorias verso e prosa vão receber troféus e diplomas personalizados. Já os segundos e terceiros colocados, nas duas categorias, vão receber medalhas e diplomas personalizados. As menções honrosas terão direito a diplomas”, informou Almir Zarfeg, que presidiu as comissões julgadoras.

Zarfeg, que também é presidente reeleito da ATL, ainda informou que a sessão de premiação vai acontecer em 14 de março de 2019, Dia de Castro Alves, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia.

“Desde já, todos os premiados estão convidados a comparecerem à sessão de premiação a ser realizada pela ATL e FEBACLA. Será um evento lindo e inesquecível”, concluiu.

LEIA mais sobre prêmio FEBACLA de criação aqui:

FOTO CAPA:  Dom Alexandre anunciando ganhadores do Prêmio Febacla de Criação.

Ailse Therezinha Romanelli, 1º lugar na Categoria Verso.