Connect with us

Destaque HOME

Aproveitem a luz do sol, mas fiquem longe dos jacarés, eles são perigosos

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Compartilhe

 

Na vida, coisas aparentemente simples inspiram e chamam para uma reflexão.

Hoje vi um pequeno passarinho abrir as asas ao sol. O danadinho fazia festa ao se deliciar do calor desta manhã. Depois que ele voou serelepe para longe fiquei sem distração e me lembrei do que disse Guimarães Rosa: “viver de graça é mais barato”, só precisamos estar atentos aos perigos que naturalmente enfrentamos.

O sol nasce gratuitamente todas as manhãs e, ingratos que somos, às vezes passamos dias bonitos e sagrados emburrados.

Não sei se você sabe, mas o sol está a quase 150 milhões de quilômetros de distância da Terra e ele é o responsável pela vida de todos os seres que aqui estão. Sem ele toda a água do planeta congelaria e seria imprópria para o uso. O sol, portanto, é o grande anfitrião da vida.

Para as aves, por exemplo, sem os raios ultravioletas seria como se nós enxergássemos tudo em preto e branco.

A luz que o olho humano consegue ver é menos da metade da luz que o sol manda para nós. Existe uma intensidade de diferentes comprimentos de ondas de luz, mas nós, simples mortais, só conseguimos ver a luz do meio desta intensidade. As ondas muito longas ou muito curtas nossos olhos não tem capacidade para ver.

Para se ter uma ideia dessa nossa falta de capacidade, o infravermelho e o ultravioleta é um mundo invisível para nós. Mas alguns falcões, por exemplo, conseguem ver a luz ultravioleta. É uma adaptação que permite que eles rastreiem os roedores do alto conforme a luz vai refletindo a urina que essas presas usam para marcar suas trilhas.

Mas o criador tem lá suas razões em não permitir que tivéssemos a capacidade de enxergar todas as ondas de luz solar.

E quem nunca viu, pelo menos na tevê, os jacarés tomando banho de sol?

Você sabia que eles dependem fundamentalmente do sol e da água para conservar a temperatura corporal? Eles se aquecem durante o dia e como a água esfria mais lentamente que a terra, se submergem à noite. Interessante, não é?

Nosso relógio biológico e os mecânicos também estão acertados com o sol e, assim, todos os seres desse planeta são beneficiados por esta luz sem que nenhuma empresa te mande cobrança no final do mês.

Mas, muita gente ainda acredita que o dinheiro resolve todos os problemas. Nessa época de eleição, por exemplo, vendem-se candidatos, compram-se eleitores e negociam-se até as palavras. Felizmente a luz do sol não está à venda. Nem os gaviões e nem os jacarés podem comprá-la.

Para encerrar esse texto de exaltação à nossa estrela maior, gostaria que meus leitores aceitassem dois conselhos valiosos: tome sempre um banho de sol e fique longe dos jacarés, eles são perigosos, muito perigosos.