Connect with us

Destaque HOME

Artistas baianos são empossados na Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Compartilhe

[Edelvânio Pinheiro] Os artistas da palavra escrita baianos Almir Zarfeg, Athylla Borborema, Carlos Mensitieri e Elias Botelho foram empossados Acadêmicos Correspondentes Fundadores na Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPT), que é presidida por Clério José Borges.

A cerimônia de posse aconteceu na noite da última quinta-feira (26/4), no Auditório Hermógenes Lima Fonseca da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, na capital Vitória, e reuniu personalidades literárias e culturais de vários estados brasileiros.

Na oportunidade, foram empossados os Acadêmicos Correspondentes Fundadores e os Acadêmicos Fundadores Titulares Efetivos com respectivos patronos e patronesses. Algumas personalidades locais foram homenageadas com o título de Associados Beneméritos Honorários. Já o presidente da Câmara de Teixeira de Freitas, Agnaldo da Saúde, recebeu a comenda Padre José de Anchieta.

A ACLAPT surge para dar continuidade às ações desenvolvidas nos últimos 38 anos pelo Clube dos Trovadores Capixabas (CTC) e, ao mesmo tempo, intensificar o intercâmbio literário e cultural com instituições afins de outros estados, como a Academia Teixeirense de Letras (ATL), à qual estão ligados os artistas baianos recém-empossados.

“Fazer parte de uma instituição dessas constitui uma experiência enriquecedora, seja do ponto de vista amistoso ou literário. Enfim, é sempre bom compartilhar algo com o outro porque, no fim, todos saem mais enriquecidos”, disse Almir Zarfeg, poeta, jornalista e presidente da ATL.

Athylla Borborema é escritor e jornalista, Carlos Mensitieri escritor e engenheiro, Elias Botelho, por sua vez, escritor e advogado. Todos possuem obras publicadas, tendo, inclusive, participado de bienais.

“Participar de uma instituição literária em outro estado é uma maneira válida de estreitarmos laços de amizade e, também, de nos enriquecermos culturalmente”, opinou o acadêmico Elias Botelho.

Entre as próximas atividades da ACLAPT está a realização do XIV Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, que vai acontecer entre os dias 5 e 8 de julho na Casa da Cultura de Iúna/ES.

FOTO: Acadêmicos baianos são empossados na Academia Capixaba de Letras e Artes.

Confraria e elegância: Elias Botelho, Almir Zarfeg e Carlos Mensitieri.