Connect with us

News

Às vésperas de completar três anos, o portal tem muito que comemorar; Itanhém, não

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Na próxima sexta-feira (30), este portal água-pretense comemora três longos e produtivos anos no ar, ou on-line, para sermos mais precisos com a natureza deste veículo de comunicação: um diário eletrônico de informação, entretenimento e opinião.

Não custa repetir: ele surgiu no bojo das comemorações dos 25 anos da publicação da 1ª edição do livro de poemas “Água Preta”, do itanheense Almir Zarfeg.

Na verdade, o livro foi autografado no dia 20 de agosto de 1991, no auditório da Fabi-BH, hoje Uni-BH, na capital mineira, onde Zarfeg cursava letras. No entanto, o portal entrou no ar no dia 30 de agosto de 2016 porque, exatamente nessa data, nasceu o poeta e jornalista Almir Zarfeg.

O Água Preta News, portanto, constitui homenagem ao livro e ao autor. Os dois têm muitos motivos para comemorar a data que se aproxima. Vejamos alguns.

O portal, por exemplo, se tornou porta-voz dos itanheenses, especialmente daqueles que acreditaram que a eleição de Zulma Pinheiro seria um passo importante para a cidade. Na prática, o tiro saiu pela culatra, na medida em que esta administração se revelou um retrocesso. Um atraso abonado pelo ex-prefeito e médico Oséas Moreira Lisboa.

A comprovação do equívoco político é visível e penoso: uma gestão centralizada numa família que governa para si, dando as costas para o povo e o que ele tem de mais relevante: suas necessidades sociais, culturais e estruturais.

As reações pipocaram por todos os lados, na forma de vaias, contestações e ações impetradas na Justiça contra este desgoverno que, legalmente, está sendo obrigado a admitir que errou, por exemplo, na questão da eleição dos diretores das escolas da rede pública municipal.

Enquanto isso, a Câmara Municipal virou um puxadinho do Executivo, sem mostrar a que veio, numa legislatura tida como suspeita e medíocre. Vereadores não honram seus eleitores e estão mais preocupados com o próprio umbigo, como revelou a novela do entra e sai dos presidentes da mesa diretora.

Nesse umBIGo municipal cabe um monte de coisas: disputa pelo poder, descaso pelo povo sofrido, necotismo desenfreado e muitas vaias para a prefeita Zulma Pinheiro.

Zarfeg será homenageado como Poeta do Ano no XVII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, evento literário que vai acontecer entre os dias 14 e 17 de novembro de 2019, em Iúna/ES. Mas essa é outra história.

[Edelvânio Pinheiro]

1ª edição de Água Preta: agosto de 1991, Asbrapa, BH/MG.