Connect with us

Destaque HOME

Avós que cuidam de seus netos deixam marcas em suas almas

mm

Publicado

em

Há pessoas que são pontos cardeais, que levam nossos sentimentos e emoções a sua intensidade máxima. Os avós são exemplos dessas pessoas, pessoas únicas, afetuosas e inesquecíveis.

Eles simbolizam uma união que é gerada no papel que envolve uma bala, nos olhares de cumplicidade, no jogo permissivo e compreensivo de um consentimento sem tamanho que chateia os pais.

Eles são nossas memórias cheias de prazer, diversão e ternura. Histórias cheias de reviravoltas inesperadas, cabelos brancos bagunçados pelo vento e olhos que brilham ao sol durante um passeio em que se sente o calor das mãos que transmitem só amor e compreensão.

O maior e melhor presente: as raízes que criam uma marca emocional inapagável no coração dos seus netos com seu cheiro de segredos compartilhados, de pequenos detalhes, de dedicação, respeito e incondicionalidade.

avô-neta

Os avós têm doutorado em amor

O modo como os avós educam traz importantes benefícios para uma criança. Por quê? Porque os avós que cuidam dos seus netos transmitem a eles diversos ensinamentos :

  • Passatempos como caminhar, cuidar das plantas, cozinhar, etc.
  • Tradições e histórias familiares: as crianças ficam impressionadas ao saber que seus pais foram pequenos um dia.
  • Canções, jogos e contos de antigamente que estão cheios de beleza e ensinamentos.

Por outro lado, tanto sua posição familiar como sua experiência de vida acumulada garantem um modo de criação que é muito positivo para as crianças. Isso se dá dessa forma porque os avós tendem a:

  • Ter mais paciência e estressar-se menos no cotidiano. Isso lhes permite ser mais afetuosos com as crianças e lhes mostrar de maneira constante um interesse afetivo através de uma relação empática.
  • A comunicação emocional é um pilar básico que permite aos netos se sentirem muito mais compreendidos por seus avós que por seus pais.
  • Corrigir com seus netos os erros que cometeram com seus filhos e, portanto, dar uma visão aos pais sobre certos aspectos.
  • Ao mesmo tempo os avós são muito menos críticos e focam mais em coisas boas que em coisas ruins, destacando assim os pontos fortes da criança mais que seus pontos fracos.
  • Outra bonita característica do modo de educar dos avós é que eles ajudam os netos a adquirir independência dos pais, assim como a se socializar com pessoas de diferentes idades.
  • Muitas vezes os avós fazem o papel de advogados das crianças, servindo assim de ponte para validar sentimentos e resolver complicações que criam obstáculos na convivência e na comunicação entre pais e filhos.
  • Diante de uma situação de crise e instabilidade familiar como pode ser uma separação, os avós são um apoio emocional indispensável aos netos.

Mas não só os avós deixam marcas no coração, os netos também trazem vitalidade, alegria e apóiam seus avós de maneira muito importante. Cuidar dos netos significa para os avós redescobrir o lado surpreendente do mundo, a inocência e o amor mais incondicional.

Às vezes os pais podem sentir que os avós estão roubando seu papel de protagonistas, que se excedem dando às crianças tudo o que  querem sem nunca dizer-lhes não. Nada mais longe da verdade, pois cada um tem seu lugar e seu papel na vida da criança.

É verdadeiramente impressionante o amor que as crianças absorvem com as guloseimas, os trocados escondidos, os melhores presentes, os jantares favoritos, as quatro comidas diferentes para quatro crianças diferentes, a lembrancinha repentina e as piscadelas de cumplicidade.

A princípio, com esse histórico, pode-se pensar que as crianças gostam de seus avós pelo que estes lhes dão e não por quem são, mas os netos gostam na verdade das tardes com seus avós pelo que eles significam.

Entre outras coisas porque desviam das regras com amos, com cuidado e carinho. Porque a forma de se lembrar de cada detalhe e cada momento faz da infância um lugar único e especial. E porque são os reis que nunca vão ser destronados.

O amor dos avós pelos seus netos é tão imenso que não podem evitar demonstrá-lo de todas as formas possíveis. Cozinhando, com presentes, com doces, com a presença, com os beijos, com os bolsos cheios para que não lhes falte nada, com a atenção e com um cuidado que transforma todos os lugares em lar.

As crianças percebem esta generosidade sem limites como um carinho tão desmedido que são cativados. E quando os avós estão distantes, as crianças não sentem faltam dos chocolates, mas sim do que eles significam: falar com eles e escutar palavras de ânimo, amor e sabedoria.

No fim os avós são os maiores fãs de seus netos e os que mais reforçam sua perseverança, seus talentos, sua determinação e seus triunfos. E não há ninguém como os avós que perceba tão bem a atitude decidida de seus netos, suas canções favoritas e seus olhos brilhantes impregnados de paixão.

Ninguém pode olhar para os netos com tanta ternura como os avós que deles cuidam, nem ninguém nunca conseguirá maravilhar-se tanto com o passar dos anos, assim como com a marca que vai tomando forma.

Por isso, o cuidado deles reflete um amor puro repleto de alegria e de objetivos. Um carinho que educa as crianças, que as protege de um modo único que nem sempre é compreensível, que é indescritível.

Esse é o motivo pelo qual os avós que cuidam de seus netos deixam marcas inapagáveis na alma, um grande legado emocional. Porque todos aqueles caprichos e presentes, assim como aquelas vezes em que os avós foram rápidos demais para aliviar a dor de seus netos, fizeram com que o crescimento destes fosse marcado por um amor pleno, puro e incondicional. [Do site amenteemaravilhosa.com.br. Foto da capa: jornalista Edelvânio Pinheiro e seu neto Bento

Destaque HOME

Bandidos encapuzados explodem caixas eletrônicos em Jucuruçu

mm

Publicado

em

Moradores da pequena cidade de Jucuruçu, no extremo sul da Bahia, na divisa com Minas Gerais viveram uma madrugada de pânico nesta quarta-feira (17).

De acordo com o site Show Som Rádio Web a agência dos Correios e os caixas eletrônicos do Bradesco e Banco do Brasil foram explodidos por homens encapuzados.

Ainda de acordo com o site bandidos davam cobertura à ação do bando em uma rua de acesso ao local onde estavam os caixas eletrônicos e faziam disparos de arma de fogo para o alto.

Os assaltantes teriam levado um dos caixas eletrônicos e teriam fugido com uma Hilux de cor branca, sentido a cidade de Itamaraju, pela BA-284.

Continuar leitura...

Destaque HOME

EXCLUSIVO: Elias Botelho lança seu segundo romance, “O homem que desistiu de ser rico”

mm

Publicado

em

O advogado e escritor Elias Botelho acaba de lançar, pela editora paulistana PerSe, seu segundo romance. Trata-se de “O homem que desistiu de ser rico”, que narra a história de Mestre Alípio no dia em que ele é atropelado por um caminhão e vai a óbito.

A trama transcorre enquanto o corpo permanece no IML de Itamaraju, cidade do extremo sul baiano, e é velado em casa pelos familiares, amigos e admiradores. Essas pessoas é que vão contar a saga de Mestre Alípio enquanto era vivo.

Conforme apontou Almir Zarfeg no prefácio, Elias Botelho inova ao se concentrar nos personagens que, com seus depoimentos e flashbacks, imprimem um ritmo veloz à narrativa, que aos poucos vai assumindo feição de romance policial.

À medida que os acontecimentos vão se sucedendo, tanto os personagens quanto os leitores são tomados de curiosidade para saber o que, de fato, aconteceu com Alípio Jesus Santos, que até então gozava de boa saúde, apesar de ser octogenário.  

De maneira competente e envolvente, o autor vai administrando a fala dos personagens que, à sua maneira, explicitam os altos e baixos da saga do protagonista que, antes de tudo, é um cidadão de bem e cumpridor de suas obrigações.

“O autor sabe exatamente o que faz (e pretende): seus personagens são empáticos e, portanto, conquistam os leitores com sua humanidade compartilhada, que atrai e envolve todos”, escreveu Zarfeg.

Essa empatia – que não deve ser confundida com simpatia – se mantém e é renovada a cada ponto de virada. Ou seja, a cada acontecimento novo capaz de incrementar ou mesmo mudar os rumos da história, como o caso extraconjugal e vivido (e abafado) pelo protagonista.

O certo é que, com “O homem que desistiu de ser rico”, Elias Botelho se firma como um autor talentoso do ponto de vista do estilo e da criação de tipos humanos. Sua obra anterior – Trilha Amarga – já deixava isso bem claro.

Lembrando que ele é contista premiado e, também, membro de instituições literárias e culturais, como a Academia Teixeirense de Letras (ATL) e a Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA).

Em 2018, na Itália, recebeu o “Primeiro Prêmio Absoluto” pela narrativa inédita “Amostra Grátis”.

Acompanhe a pré-venda do novo livro de Elias Botelho aqui:

https://www.perse.com.br/persenovo/livro.aspx?filesFolder=N1561743925312

Leia mais sobre Elias Botelho aqui:

http://www.leiturasplus.com/2018/05/academia-teixeirense-de-letras-elias.html

Os confrades Elias Botelho, Almir Zarfeg e Carlos Mensitieri.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Em visita a Itanhém, Fabiano e Rogério Pires fazem doação ao Projeto Club Resgate

mm

Publicado

em

Em visita à cidade de Itanhém, os irmãos Fabiano e Rogério Pires estiveram na sede do Projeto Club Resgate nesta quarta-feira (26). Na oportunidade, eles fizeram doações importantes ao projeto. Fabiano e Rogério doaram, respectivamente, um aparelho abdominal (AB Shape) e dezenas de chuteiras e tênis.

Fabiano Pires, que é dentista e vive em Salvador há muitos anos, foi nomeado um dos onze Embaixadores do Projeto Club Resgate em novembro de 2018, durante as homenagens em torno dos onze anos de fundação do projeto social.

Já seu irmão Rogério Pires vive nos Estados Unidos há bastante tempo e, de lá, contribui frequentemente com o projeto. Às vezes, como agora, ele aparece pessoalmente.

“Recebendo a visita do nosso parceiro no exterior, Rogério Pires, que fez doações importantes. E também do nosso Embaixador, que também fez uma doação significativa, Dr. Fabiano Pires”, disse Manoel Binas, coordenador do projeto, à reportagem do Água Preta News.

O Projeto Club Resgate beneficia acerca de duzentas crianças e adolescentes em Itanhém com escolinhas de futebol. A Embaixada do Club Resgate surgiu, por iniciativa do poeta e jornalista Almir Zarfeg, para apoiar as ações desenvolvidas pelo projeto e, também, atrair mais apoio e ajuda. A iniciativa teve o apoio do empresário Francisco Sampaio Lopes.

“Esse projeto é tudo de bom para Itanhém e iniciativas como a do Embaixador Fabiano Pires, bem como a de Rogério, só fortalecem e motivam esse trabalho em prol das crianças e adolescentes itanheenses. Eles estão de parabéns”, elogiou Zarfeg.

Veja a lista dos Embaixadores do Club Resgate:

01 – Auta Maria Carvalho – Empresária/Teixeira de Freitas

02 – Cícero Bahia – médico/Cabo Frio

03 – Elane Botelho – professora/Itanhém

04 – Erivan Santana – professor/Teixeira de Freitas

05 – Fabiano Pires – dentista/Salvador

06 – Giu Cerqueira – fisiculturista/Itanhém

07 – Patrícia Brito – contadora/Teixeira de Freitas

08 – Sasdelli Resende Afonso – vereador/Itanhém

09 – Ticiana Scalzer – consultora de moda/Teixeira de Freitas

10 – Val Bernardino – empresária/Barra de São Francisco 

11 – Valdey Ferreira – advogado/Teixeira de Freitas 

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA