Connect with us

News

CDL homenageia Binas do projeto Resgate e Saulo da Mecanon

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Compartilhe

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Itanhém (CDL), durante a solenidade de entrega do prêmio Destaque Empresarial, na noite deste sábado (18), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), homenageou o fundador do Projeto Resgate, Manoel Binas Cerqueira, e o empresário Saulo Ribeiro Cacique, que criou o Supermercado Mecanon, um dos mais importantes estabelecimentos comerciais da cidade, que acaba de ser vendido para um empresário de Teixeira de Freitas.

“Numa época em que se prolifera tanto o egoísmo, Saulo da Mecanon e Binas do projeto Resgate, com responsabilidade social, altruísmo e amor ao próximo se dedicam em cuidar do outro”, destacou Thauane Avelar, presidente da CDL, em seu discurso.

Em sua fala a presidente ainda lembrou dos ex-presidentes da instituição que organiza o comércio itanheense, reconhecendo o trabalhos de todos eles e exaltou Edgar Avelar, dizendo que o seu saudoso pai é um exemplo a ser seguido.

“Edgar Avelar foi para mim e para muitos dos que aqui estão, um exemplo a ser seguido no empreendedorismo. Trabalhador na mais pura essência da palavra, meu pai pode ser definido como um empresário que lutou incansavelmente e que sempre sonhou com uma Itanhém desenvolvida.

Thauane Avelar, presidente da CDL.

Veja o discurso da presidente da CDL na íntegra:

“Sejam bem-vindos à Décima Nona edição do Destaque Empresarial!

Cumprimento todos os empresários em nome do Gerente Regional do Sebrae, Alex Brito e demais presentes em nome da prefeita Zulma Pinheiro.

Estamos hoje aqui para falar de Destaque Empresarial, mas vamos falar também de trabalho, de alegria e homenagens.

Este evento foi criado para, anualmente, reconhecer àqueles que se destacaram porque inovaram, porque se fizeram diferenciados, porque geraram emprego e movimentaram a economia do município. Este evento foi criado também para dar maior visibilidade ao nosso comércio, ajudando estabilizá-lo e fortalecê-lo.

A Câmara de Dirigentes Lojistas, desde o dia 11 de abril de 1994, há 25 anos, portanto, organiza, promove e incentiva o comércio do nosso município.

Não posso deixar de citar nesta solenidade, na ordem em que assumiram a presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itanhém, os nomes dos empresários Deilson Braga, Saulo Ribeiro, Omar Martins, Alã Botelho, Ranyere Correia, Aliane Correia, Paulo Prado, Manoel Andrade, Audrey Correia, Isabela Pires e Renato Correia.

Esquecê-los seria uma ingratidão, digamos, imperdoável, em razão dos relevantes serviços que eles, antes de mim, juntamente com o apoio de toda a diretoria, prestaram à CDL. Cada um, claro, em sua época, deu a sua contribuição para fazer desta câmara uma instituição forte, com representatividade à altura dos anseios da classe empresarial.

E aqui me encontro também na qualidade de presidente desta casa.

O homem e a mulher sonham, mas Deus é quem conduz o seu destino. Eis a razão de estar aqui hoje dando a minha parcela de contribuição.

Sinto-me muito honrada de ser filha de um dos mais austeros e responsáveis empresários que o município de Itanhém já produziu em sua história.

Edgar Avelar foi para mim e para muitos dos que aqui estão, um exemplo a ser seguido no empreendedorismo. Trabalhador na mais pura essência da palavra, meu pai pode ser definido como um empresário que lutou incansavelmente e que sempre sonhou com uma Itanhém desenvolvida.

Ele iniciou no comércio como gerente do armazém do Senhor Hélio Caires, na Rua Belo Horizonte e, em 1984, abriu a Mercearia Avelar, que se mantem até os dias de hoje, gerida pela família que aqui neste plano ele construiu.

Nesta noite, senhoras e senhores, teremos a honra de homenagear duas pessoas que também se tornaram exemplo para todos nós: Manoel Binas Cerqueira, fundador do Projeto Resgate, e Saulo Ribeiro Cacique, que criou um dos mais importantes estabelecimentos comercias de Itanhém, a Mecanon.

Agora, o que esses homens, Saulo e Binas, tem em comum?

Falarei um pouco da história desses dois itanheenses antes de responder a este questionamento.

Manoel Binas Cerqueira, o neto de Simplício Binas, se tornou exemplo pelo trabalho social que há mais de uma década vem desenvolvendo através do Projeto Resgate. Graças ao trabalho dele, até agora, 700 crianças e adolescentes, no mínimo, tiveram a oportunidade de sair de situação de risco.

Nascido no dia 11 de agosto de 1973, no bairro Monte Santo, onde mora, Manoel Binas criou o Projeto Resgate no dia 15 de novembro do ano 2007.

O avô dele, Simplício Binas, como se sabe, foi um dos colonos que veio de Minas Gerais e se estabeleceu aqui em 1924. Mais tarde, para criar o povoado de Água Preta, Simplício doou suas terras para que aquela localidade fosse mais rapidamente povoada.

Atualmente o Projeto Resgate atende cerca de 200 jovens, incentivando a prática esportiva para não os tornar presas fáceis do mundo das drogas.

Manoel Binas, ou o ex-alcoólatra Binas do Projeto Resgate, como ele mesmo faz questão de se identificar em seus pronunciamentos é, para todos nós itanheenses, um grande exemplo de superação.

Saulo Ribeiro Cacique ou simplesmente Saulo da Mecanon.

Nascido na Rua Amazonas, no dia 13 de novembro de 1965, no distrito de Batinga, município de Itanhém, na divisa com o estado de Minas Gerais, esse grande empresário é filho de Wilton Ribeiro de Brito e Vivina Ribeiro Cacique. Foi dos pais que ele herdou a honestidades e a responsabilidade, cujas qualidades foram transferidas para os negócios que conduziu por longos trinta e três anos.

Pode-se dizer que a Mecanon foi um divisor de águas no comércio local, considerando que esta marca tenha sido a primeira a atuar no município de forma completa, porque, antes da Mecanon o cliente só encontrava verdura na quitanda, carne no açougue, pão na padaria e pagamento de contas de água e luz e boletos só se fazia em agências bancárias ou loteria.

Acompanhando sempre a tendência do mercado, a Mecanon também inovou vendendo móveis e eletrodomésticos, cama, mesa e banho e gás de cozinha.

Este comerciante que tanto nos orgulha ganhou o título de Melhor Empresário nos anos 2000, 2001 e 2002 e, em 2005, dividiu o título com a esposa Roberta Ramalho Cordeiro, se tornando o único casal na história da CDL a receber simultaneamente este título.

Além de empresário, Saulo Cacique também participa ativamente da vida social da cidade. Foi presidente da CDL, fundou a Associação Comunitária de Moradores e Amigos de Batinga, cuja instituição já presidiu por dois mandatos, é o atual presidente do Movimento Água Preta Água Limpa e já se vão 15 anos de serviços prestados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, onde, inclusive, já foi presidente por duas vezes.

Aos 53 anos, Saulo encerra com glória a sua participação à frente da diretoria da Mecanon, que foi transferida para o empresário Leandro de Oliveira, a quem, em nome da CDL desejo boas-vindas.

Portanto, numa época em que se prolifera tanto o egoísmo, Saulo da Mecanon e Binas do Projeto Resgate, com responsabilidade social, altruísmo e amor ao próximo se dedicam em cuidar do outro.

E, finalmente, eu preciso agradecer. Preciso agradecer muito, senhoras e senhores.

A Deus, porque o mérito de estarmos aqui hoje, felizes, alegres e bonitos se deve ao Ser Maior que nos ampara nos momentos de angústia, que nos levanta na fraqueza e nos mostra o caminho quando nos encontramos atordoados.

À minha família, meu pai (in memoriam) pelo exemplo, a minha mãe pela coragem, ao meu marido pela paciência e perseverança e a minha filha pela compreensão por às vezes ter que me ausentar em razão da luta diária.

À prefeita Zulma Pinheiro, ao presidente da Câmara Municipal Sasdelli Resende e ao secretário da Educação, Álvaro Pinheiro pelo importante apoio pecuniário que ajudou tornar este evento mais belo e mais glamouroso.

Às empresas e demais parceiros que patrocinam este Destaque Empresarial.

Àqueles que, juntamente comigo formam a atual diretoria da CDL, em especial à Dayse e à Margarete.

E, claro, quero agradecer sobretudo aos homenageados e contemplados nesta noite, colocando a CDL à disposição de todos vocês no que se fizer necessário.

Que Deus pague a todos por nos ajudar a tornar este evento cada vez mais importante na sociedade itanheense e em toda a região. Obrigado a todos!”

FOTO/arquivo: Saulo e Binas foram homenageados.