Connect with us

Destaque HOME

Cerimônia pública marca a inauguração da Rádio Master FM de Itanhém

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Outorgada desde 6 de setembro de 2019, somente na noite deste sábado, 8 de fevereiro de 2020, numa cerimônia festiva para a sociedade local, no Centro de Convenções de Itanhém, na Rua Presidente Getúlio Vargas nº 33, no centro da cidade, foi dada por inaugurada a 2ª emissora de rádio do município de Itanhém, Rádio Master FM que entrou no ar em caráter experimental com a sintonia 87,9 FM e está estabelecida no alto de um edifício na Praça Liberdade, na parte alta do centro comercial da cidade.

O cerimonial foi conduzido pelo radialista Jan Santos e a mesa foi composta pela presidente da emissora Sandra Costa de Jesus, a advogada Kerry Anne Esteves Farias Santana, o empresário Juarez Correia, pelo radialista e vice-prefeito de Teixeira de Freitas Lucas Bocão, pelo empresário Wagner Borges, o “Waguinho” que discursou, orou e cantou louvando e abençoando a nova emissora. A mesa foi composta ainda pelos radialistas e jornalistas gestores do projeto radiofônico Edelvânio Pinheiro, Athylla Borborema e Ezequias Alves.

Todos os discursos foram enaltecedores ao líder do projeto, o radialista e jornalista Edelvânio Pinheiro, um ilustre filho de Itanhém com uma longa e fascinante história de vida que só orgulha o povo da sua terra. Escritor com quatro livros publicados na sua carreira literária, amante dos animais, licenciado em Letras e policial militar do estado da Bahia, Edelvânio Pinheiro é o fundador em 1996 do Sistema Master de Publicidade, também conhecida por Rádio Poste” em Itanhém, fundador e editor-chefe da Revista Master e do portal de notícias Água Preta News e agora entrega à população da sua terra a 2ª emissora de rádio da cidade, festejado pelo povo da sua terra natal. O ponto alto da cerimônia fora quando a jovem bacharel em direito Thathira Mickaelle subiu ao cerimonial e promoveu uma belíssima homenagem surpresa ao seu pai Edelvânio Pinheiro, que terminou emocionando a todos.

Jornalista Jan Santos foi o mestre cerimonial.

Ao falar para o público presente no centro de Convenções de Itanhém, o jornalista Edelvânio Pinheiro só fez agradecer as centenas de pessoas que fizeram parte da sua história na cidade de Itanhém, iniciando com um agradecimento especial ao empresário Juarez Correia, do Café Ticiana, que em 1996, foi o único a acreditar em seu sonho, financiando o seu projeto para implantar a Master Publicidade. Depois Edelvânio Pinheiro discorreu uma serie de agradecimentos a inúmeras pessoas do município que contribuíram direta e indiretamente no projeto da Rádio Master 87,9 FM que se iniciou em 2011. A emissora entrou no ar em caráter experimental neste dia 8 de fevereiro e a sua programação definitiva está prevista para estrear no próximo dia 6 de abril.

A presidente da Associação Master de Radiodifusão Comunitária de Itanhém, Sandra Costa de Jesus, destacou que pôr a Rádio Master FM no ar é um sonho antigo da comunidade e para sua conquista se exigiu muita paciência, dedicação, persistência e muita fé dos seus membros. Segundo ela, a emissora terá uma finalidade que é priorizar a voz da comunidade e será voltada para um maior espaço de jornalismo local, programas educativos, culturais, informativos e mais espaço para produção independente, objetivando oferecer uma programação distinguida a comunidade de Itanhém e, principalmente, debater os assuntos de interesses da cidade.

A presidente Sandra Costa ressalta que após 9 anos de muito trabalho e persistência, a Rádio Máster FM chega agora como um presente do Governo Federal para a comunidade de Itanhém, pela qual a cultura popular, a cidadania, a educação e o meio ambiente terão espaços legítimos em favor do pleno desenvolvimento da pessoa e prepará-la para o direito legal a condição para se desenvolver no exercício da cidadania e para sua qualificação para o trabalho e para a vida em sociedade e, sobretudo, trata-se de uma emissora que já é um patrimônio da população de Itanhém, onde será dado voz e vez com muito entretenimento ao seu povo.

A outorga da Rádio Master FM de Itanhém foi publicada no Diário Oficial da União pelo Governo Federal, através do MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, na sexta-feira, do dia 6 de setembro de 2019, por meio do ato nº 4144, de 9 de julho de 2019, para explorar o serviço de radiodifusão comunitária por meio da gestão da Associação Master de Radiodifusão Comunitária de Itanhém.

O processo da Rádio Master FM de Itanhém se iniciou em 2011 e somente em abril de 2012, o aviso foi cumprido e se iniciou o processo que percorreu 33 fases, variando de 10 a 34 etapas cada fase. A portaria da Rádio Master 87,9 FM de Itanhém foi publicada no Diário Oficial da União desde o dia 05 de outubro de 2017 com despacho do dia 28 de setembro de 2017. Desde o início o processo foi juridicamente cuidado pelo Escritório de Advocacia AJACON, em Teixeira de Freitas, a única e a mais importante instituição jurídica especializada em legislação de radiodifusão desta tríplice mesorregião de Estados.

A cidade de Itanhém já possui uma emissora de rádio comercial que trata-se da Cidade 101,5 FM, tradicional no município desde à década de noventa. No último dia 25 de novembro de 2019, por meio do ato nº 6178, de 4 de outubro de 2019, o Governo Federal liberou a outorga da 3ª emissora de rádio para o município de Itanhém para explorar o serviço de radiodifusão comunitária por meio da gestão da Associação Cultural Educacional e Ecológica Ibirajá de Radiodifusão Comunitária, que trata-se da Rádio Ibirajá FM, cujo processo se iniciou em 2012 e somente em 2017 conquistou a Portaria nº 912/2017, também detentora do canal 200/frequência 87,9 FM e será estabelecida no próprio distrito de Ibirajá, de onde sua programação será gerada, distante a 21 quilômetros em linha reta da sede de Itanhém. [Teixeira Hoje]

Colaboradores receberam comenda a Amigos da Master.