Connect with us

Entretenimento

Cobertura, zona, primeiro pau: confira o glossário da Copa

mm

Publicado

em

[Terra]

Muita gente tem em casa uma tia daquelas que não entendem bulhufas de futebol e que agora vive grudada na TV para acompanhar os jogos disputados na Rússia. Não é difícil imaginar como deve ser estranho para quem só se interessa por Copa do Mundo ter de lidar com alguns termos e expressões triviais dos locutores, comentaristas e repórteres.

Terra listou algumas dessas frases e máximas que têm sido repetidas a cada transmissão pela TV. Que ninguém, dos que não se ligam muito em futebol, salte da poltrona quando Júnior, da TV Globo, disser que um jogador “fez o facão” para tentar o gol. Ou que critique uma das seleções por não ter ninguém para “pegar a segunda bola”.

Quando Roger, outro comentarista da emissora, ressaltar que a Croácia “não entrou no jogo” isso não significa necessariamente que a partida é entre duas seleções de outros países. Se o seu colega Casagrande insistir e disser que o jogador ‘X’ não entrou em campo e você, de casa, estiver vendo o tal ‘X’ atuando, não chame o comentarista de lunático. A explicação vem abaixo.

Não se assuste também se ouvir do narrador Luiz Roberto que o time da Bélgica tenta, às vezes, fazer uma “ligação direta”. E isso com a bola rolando! E quando ele estufar o peito para relatar que “o departamento médico está em campo”, basta retirar o ‘departamento’ da frase que tudo fica encaixado. Afinal, o jogador vai ser atendido pelo médico.

Polêmicas à parte, outro global, o repórter Tino Marcos, não quis de modo nenhum, durante a transmissão de Brasil x México, dizer que o lateral Edson Álvarez corria algum risco de se machucar, ou coisa pior, quando informou que o atleta estava “pendurado”. Ufa!

Para ilustrar um pouco mais essas ‘pegadinhas’ do futebol, Galvão Bueno não está sendo contraditório quando diz que não havia “ninguém na cobertura”, e, na jogada seguinte, conta que Thiago Silva “subiu no 2º andar” para cabecear a bola. Nesse idioma futebolês, nunca se sabe se o segundo andar é próximo ou não da cobertura.

Melhor mesmo é recorrer de novo a Roger e deixar tudo como está. Ainda mais quando ele, com seu entusiasmo juvenil, declarar que o zagueiro quis “flutuar atrás do atacante”.

Algumas expressões na Copa do Mundo:

Ninguém na cobertura – ninguém na defesa do time atacado em condições de ajudar seus colegas de time;

Fazer ligação direta – quando um jogador da defesa tentar um lançamento direto para o ataque sem que a bola passe por alguém no meio-campo
A Croácia não entrou no jogo – se não for jogo da Croácia, a frase está correta. Caso contrário, isso significa que o time croata não está jogando nada;

O jogador não entrou em campo – em geral, é quando o cara não está jogando nada, caso similar ao de cima;

O zagueiro subiu no segundo andar – o zagueiro deu um salto com muita impulsão;

O jogador está pendurado – o jogador já recebeu um cartão amarelo e, se for punido com outro, ficará fora da partida seguinte

Pegar a segunda bola – algo como a luta pela posse da bola depois de um cruzamento na área;

Flutuar atrás do atacante – melhor perguntar para o Roger ou para os astronautas da Nasa;

Fazer o facão – sair em diagonal por meio da zaga adversária para ajudar na criação de uma jogada;

Tirar a bola do primeiro pau – substitua pau por baliza;

Tem uma avenida por ali – nada disso minha querida tia, a avenida fica fora do estádio; ali, no caso, a expressão é usada para dizer que há um espaço grande deixado pela defesa adversária;

Bater de três dedos – chute em que a força ou o jeito está mais centrado em três dos cinco dedos do pé;

O time faz marcação por zona – o time não marca individualmente os adversários, e sim ocupa espaços estratégicos no campo a fim de atrapalhar a saída (ou o toque) de bola do outro time.

Foto: Clive Rose / Getty Images

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado
Clique para comentar

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

O primeiro animal que você enxergar na imagem revelará suas características mais intensas

mm

Publicado

em

Este teste de imagem pode ajudá-lo a entender mais sobre sua natureza e como você se comporta na vida. Na figura abaixo existem muitos animais sobrepostos e cada um deles guarda um resultado único.

Tome nota daquele que você enxergou primeiro e depois role para baixo para descobrir quais características ele revela. Não tente trapacear nem antecipar nenhuma resposta, apenas siga o seu primeiro resultado.

Vamos lá?!

teste

(Descrição da imagem: em um fundo verde, são apresentados 7 animais sobrepostos (tigre, águia, cachorro, elefante, esquilo, rã e peixe. Escolha o seu preferido e leia o que ele tem a dizer a para você).

Se o primeiro animal que você identificou foi:

1. Tigre

o2

As pessoas que enxergaram o tigre primeiro possuem um espírito de liderança natural e uma personalidade muito forte, rebelando-se contra todos aqueles que tentam controlar suas vidas de alguma maneira.

Têm muitos objetivos na vida e são muito motivadas a realizá-los, ficando sempre na frente por sua dedicação e persistência. No entanto, muitas vezes podem agir com muita impulsividade e ganância, sem pesar as consequências das próprias atitudes, o que pode magoar não apenas a si mesmas, mas todos ao seu redor.

É importante que aprendam a pesar melhor todas as suas atitudes e considerar que ouvir a opinião de outras pessoas muitas vezes nos poupa de muitos problemas. Ao se tornar mais abertas e sábias em suas decisões, seus seguidores se tornam ainda mais fiéis.


2. Águia

o3

Assim como a águia, você é uma pessoa muito ambiciosa, sempre define objetivos muito elevados para si mesmo e não tem medo de trabalhar incansavelmente para alcançá-los. Apesar de cuidar muito de sua própria vida, você também possui um lado empático muito forte, e muitas vezes deixa de fazer algo para si mesmo para ajudar alguém que sabe que precisa de apoio.

Sua autenticidade traz muitas pessoas para o seu lado e garante que você tenha um círculo de pessoas leais ao seu redor. No entanto, você precisa aprender a cuidar melhor delas. Muitas vezes usa palavras duras demais, sem necessidade, ou age com muita cobrança.

Lembre-se de que essas pessoas estão ao seu lado por vontade própria, e que isso é algo a ser agradecido e não cobrado. Se cuidar melhor daqueles ao seu redor, sua vida será muito mais significativa, cheia de relacionamentos frutíferos.


3. Cachorro

o4

Se você enxergou o cão, isso significa que possui uma característica muito preciosa e que está cada vez mais em falta em nosso mundo: a lealdade. Você é guiado por esse sentimento e se dedica integralmente para que exista justiça em sua vida e na vida de todos ao seu redor.

Além disso, você também é uma pessoa muito sábia e intuitiva, que sabe lutar pelas coisas certas, mas também entende quando é o momento de ter paciência e esperar. Suas habilidades com o comportamento humano o fazem prosperar, tanto na vida pessoal quanto no trabalho.

No entanto, há uma coisa para estar atento: a lealdade é incrível, mas certifique-se de estar investindo nas pessoas certas. Quando ficamos do lado de pessoas que nos fazem mal, apenas perdemos o nosso tempo.


4. Elefante

o5

Se o elefante chamou a atenção do seu olhar, provavelmente está entre uma das pessoas mais puras do seu círculo. Você acredita na bondade do mundo e sempre procura enxergar as pessoas e coisas que acontecem ao seu redor com bons olhos.

Isso é ótimo, precisamos de seres com um olhar bom e puro, que tenham o poder de enxergar e disseminar o bem por onde passam, mas tome cuidado! As pessoas têm o costume de enxergar sua bondade e gentileza como fraqueza e tentar obter vantagens de maneiras injustas.

Trabalhe para desenvolver sua percepção humana e afaste rapidamente todos aqueles que tiverem intenções ruins. Ainda que queira ajudar, pense em si mesmo primeiro e entenda que, para cuidar de alguém, você primeiro precisa cuidar de si mesmo.


5. Esquilo

o6

Sua inteligência e perspicácia são características que realmente o diferenciam das pessoas ao seu redor. Você está sempre atento a tudo que acontece, sempre em busca de oportunidades que o levem mais perto de seus objetivos.

Essas características já o levaram a grandes conquistas na vida e são suas principais guias em todos os seus projetos. Apesar de isso ser realmente bom e aproximá-lo do sucesso e da realização, esteja atento à sua saúde mental.

Você tem uma tendência a trabalhar demais e sobrecarregar o seu cérebro de informações, acreditando que pode lidar com tudo tranquilamente. Não se esqueça de que você é humano e precisa de descanso. Quando respeitamos nosso corpo, ele nos devolve os melhores resultados que podemos esperar.


6. Rã

o7

Se enxergou primeiro a rã, essa é uma boa notícia, pois significa que permitiu que a paz e a tranquilidade governassem sua vida. Você deixou de sofrer antecipadamente por tudo em sua vida, e agora vive com mais segurança e fé de que tudo acontece no momento certo e sabe que mesmo coisas ruins nos trazem grandes lições.

Aproveite essa fase positiva e faça com que ela seja permanente, apenas tome cuidado com uma coisa: a tranquilidade pode virar acomodação com muita facilidade. Apenas porque você permite que a vida siga seu fluxo não significa que deva parar no tempo e esperar que as coisas caiam do céu.

Você nunca está realmente seguro em sua zona de conforto e a vida recompensa aqueles que vão atrás dos próprios resultados. Viva em paz, mas não deixe de se esforçar por seus objetivos e sonhos.


7. Peixe

o8

Por último, mas não menos importante, o peixe. Se esse foi o animal que se destacou para você, isso significa que você é alguém muito ligado ao lado espiritual e guiado pela própria intuição. Você enxerga a vida com muito mais amplitude e confia na sua sabedoria interior para guiá-lo pelo caminho certo.

Sua vida é relativamente tranquila, especialmente porque você não enxerga os problemas como grandes monstros de sete cabeças, mas como obstáculos necessários para sua evolução e fortalecimento de sua comunicação consigo mesmo. Enfrenta o dia a dia com otimismo e positividade, e é um grande exemplo para aqueles ao seu redor.

Apenas tome cuidado para não se tornar arrogante. Você tem um grande talento, mas todos somos especiais em alguma coisa. Aprenda a reconhecer os pontos fortes das outras pessoas e trabalhe junto a elas para melhorarem suas vidas. Não seja mesquinho com suas habilidades.

E aí, qual animal você viu primeiro? Gostou da mensagem dele para você? Comente suas impressões abaixo e compartilhe o texto com seus amigos nas redes sociais!


Direitos autorais da imagem de capa: Lili_B / pixabay /

Direitos autorais das demais imagens: Clker-Free-Vector-Images / pixabay, Clker-Free-Vector-Images / pixabay, Clker-Free-Vector-Images / pixabay, harshal07 / pixabay, OpenClipart-Vectors / pixabay, Clker-Free-Vector-Images / pixabay

Continuar leitura...

Entretenimento

Criança não deve ficar mais de 1 hora por dia diante de telas, diz OMS

mm

Publicado

em

[ Por G1 ] A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta terça-feira (24) um novo guia de saúde infantil sobre comportamentos sedentários e qualidade do sono. Segundo a OMS, menores de cinco anos não devem passar mais de uma hora por dia diante de telas.

Além disso, a OMS recomenda que as crianças não passem mais de uma hora por vez sentados em carrinhos de bebês, cadeirinhas ou andadores. As horas de sono também devem ser observadas.

“Melhorar a atividade física, reduzir o tempo de sedentarismo e garantir o sono de qualidade em crianças pequenas melhorará sua saúde física, mental e de bem-estar e ajudará a prevenir a obesidade infantil e doenças associadas mais tarde”, diz Fiona Bull, gerente de programas de vigilância e população na OMS.

“O que realmente precisamos fazer é trazer de volta o brincar para as crianças. Trata-se de fazer a mudança do tempo de sedentarismo para o tempo de brincadeira, protegendo o sono”, diz Juana Willumsen, especialista da OMS para obesidade infantil e atividade física.

A organização chegou às recomendações depois de um painel com especialistas avaliar diversos estudos. Veja abaixo as recomendações:

Crianças até um ano:

  • atividades físicas várias vezes ao dia de várias maneiras, particularmente através de jogos interativos no chão. Para aqueles que ainda não sentam ou andam, isso inclui pelo menos 30 minutos em posição de bruços ao longo do dia enquanto acordados.
  • Não deve ser contido por mais de uma hora por vez (por exemplo, carrinhos de bebê, cadeiras altas ou amarrados nas costas de um cuidador).
  • O tempo de tela não é recomendado.
  • Ter 14 a 17 horas (0 a 3 meses de idade) ou 12 a 16 horas (4 a 11 meses de idade) de sono de boa qualidade, incluindo cochilos.

Crianças de 1 a 2 anos:

  • Passar pelo menos 180 minutos em uma variedade de tipos de atividades físicas em qualquer intensidade, incluindo atividade física de intensidade moderada a vigorosa, distribuída ao longo do dia. Quanto mais melhor.
  • Não ficar contido por mais de uma hora por vez (por exemplo, carrinhos de bebê, cadeiras altas ou amarrado nas costas de um cuidador) ou sentado por longos períodos de tempo.
  • Para crianças de um ano de idade, o tempo de tela sedentário (como assistir TV ou vídeos, jogar jogos de computador) não é recomendado.
  • Para aqueles com 2 anos de idade, o tempo de tela sedentário não deve ser superior a 1 hora; menos é melhor.
  • Ter de 11 a 14 horas de sono de boa qualidade, incluindo sonecas, com períodos regulares de sono e despertar.

Crianças de 3 a 4 anos:

  • Passar pelo menos 180 minutos em uma variedade de tipos de atividades físicas em qualquer intensidade, das quais pelo menos 60 minutos são atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, espalhadas ao longo do dia; mais é melhor.
  • Não ficar contido por mais de uma hora por vez (por exemplo, carrinhos de bebê, cadeiras altas ou amarrado nas costas de um cuidador) ou sentado por longos períodos de tempo.
  • O tempo de tela não deve exceder uma hora; menos é melhor.
  • Ter de 10 a 13 horas de sono de boa qualidade, que podem incluir um cochilo, com períodos regulares de sono e de despertar.

Continuar leitura...

Entretenimento

Começa, no SUS, campanha nacional de vacinação contra a gripe

mm

Publicado

em

[Veja]A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou nesta quarta-feira na rede pública e tem como foco as crianças de um a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas (com menos de 45 dias após o parto). Os demais integrantes do público-alvo da mobilização, como idosos e pacientes com doenças crônicas, serão imunizados a partir do dia 22. Quem não faz parte dos grupos prioritários pode tomar a vacina, mas ela só está disponível na rede privada, onde o preço da dose varia entre R$ 80 e R$ 130.

Nas clínicas particulares, é oferecida a dose tetravalente do imunizante, que contém vírus similares ao influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09, influenza A/Switzerland/8060/2017 (H3N2), influenza B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87), que estão presentes da vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além do influenza B/Phuket/3073/2013 (linhagem B/Yamagata/16/88).

“As duas vacinas estão disponíveis na rede privada, a trivalente e a tetravalente, mas 90% da nossa demanda é pela dose com os quatro sorotipos. As pessoas buscam pela proteção maior para viajar e porque a vacina da rede pública não está disponível para todo o público”, explica Geraldo Barbosa, presidente da Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVac).Veja também

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA