Connect with us

Destaque HOME

Coligação de Mildson Medeiros tem o maior tempo da propaganda do rádio

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Compartilhe

 

No dia 2 de outubro uma reunião no cartório eleitoral da 148ª zona eleitoral definiu o tempo e a ordem de veiculação dos programas eleitorais no rádio dos candidatos de Itanhém às Eleições 2020. A propaganda eleitoral gratuita nas rádios Master FM, Ibirajá FM e Nova Cidade FM iniciou no último dia 9 e vai até 12 de novembro .

A coligação “União Força e Respeito”, formada pelos partidos PSD (Partido Social Democrático), PT (Partido dos Trabalhadores) e PP (Partido Progressista) ficou com maior tempo na propaganda, seguida pela coligação “Itanhém no Rumo Certo”, das siglas MDB (Movimento Democrático Brasileiro), PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e PROS (Partido Republicano da Ordem Social ) e Solidariedade.

A propaganda em bloco para prefeito será veiculada de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Nessa modalidade, chamada de propaganda em rede, a coligação “União, Força e Respeito” tem direito a 6min17, a “Itanhém no Rumo Certo”, 2min46 e
Solidariedade, 56 segundos.

A propaganda do rádio também prevê inserções ao longo da programação das emissoras diariamente, inclusive aos domingos, a partir das 5h, sendo 42 minutos diários para todos os candidatos a prefeito e 28 minutos para todos os candidatos a vereador.

Esta propaganda é denominada de inserções dos intervalos e ficou assim distribuída: coligação “União, Força e Respeito” tem direito a 26min24, a “Itanhém no Rumo Certo”, 11min38 e Solidariedade, 3min57. É importante observar que cada inserção pode ter 30 ou 60 segundos, o partido escolhe como fazer. Para saber quantas inserções de cada coligação, a Justiça Eleitoral disponibilizou um mapa indicando isso.

Veja o tempo total de cada partido para vereador a ser veiculado na modalidade inserções dos intervalos: PT 7min42, PP 5min32, PSD 5min08, MDB 5min, PTB 1min45, PROS 1min29 e AVANTE 1min20. Lembrando que este tempo não é utilizado em bloco, mas sim em inserções de 30 ou 60 segundos.

A distribuição do tempo entre os partidos em 2020 está prevista na Resolução número 23.610/2019. Do total, 10% são divididos igualmente entre os partidos e coligações; 90% divididos proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados. No caso de coligação, leva-se em conta o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos.

FOTO: Radialistas Ezequias Alves e José Vanon, da Rádio Ibirajá FM