Connect with us

Entretenimento

Como enviar imagem em alta qualidade no WhatsApp de cinco formas

Publicado

em

Compartilhe

Lista traz cinco maneiras de evitar compressão automática do app para enviar arquivos com alta resolução no celular

 

É possível evitar a compressão automática do WhatsApp e enviar fotos com alta resolução pelo mensageiro de algumas formas. Em agosto, o app de mensagens anunciou um novo recurso que permite escolher a qualidade das fotos enviadas pelo WhatsApp. Também é possível recorrer a truques alternativos para escapar da compressão automática e mandar imagens com alta resolução no mensageiro. Confira, na lista a seguir, cinco formas de enviar fotos sem compressão e com alta qualidade no WhatsApp.

1. Mudar a configuração de envio de fotos no WhatsApp

O WhatsApp possui um recurso nativo que permite alterar a qualidade dos arquivos de mídia enviados pela plataforma. Para acessá-lo, você deve ir até as configurações do app e acessar a aba “Armazenamento e dados”. Depois, toque sobre “Qualidade das fotos”, selecione a opção “Qualidade alta” e aperte “Ok” para confirmar a ação. Dessa forma, a compressão das imagens compartilhadas pelo mensageiro será reduzida, e as fotos manterão uma qualidade de resolução mais próxima à original.

O WhatsApp permite modificar a qualidade das fotos de forma nativa — Foto: Reprodução/Raquel Freire

O WhatsApp permite modificar a qualidade das fotos de forma nativa — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Uma dica para evitar a compressão de imagens no WhatsApp é enviá-las como um documento em anexo, em vez de usar a galeria do app. Assim, a resolução da mídia é mantida com a qualidade original, e o mensageiro não comprime a imagem.

Para enviar fotos por meio da aba “Documentos”, toque sobre o ícone de clipe ao lado de “Mensagem” e selecione a pasta. Em seguida, toque sobre “Procurar outros documentos” e selecione o campo “Imagens”, no menu superior da tela, para conferir todas as fotos salvas no celular. Busque a foto desejada, toque sobre ela e confirme o envio. Dessa forma, o arquivo não é comprimido e não perde a resolução.

Uma opção para evitar a compressão automática do WhatsApp é enviar a foto como documento em anexo — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Uma opção para evitar a compressão automática do WhatsApp é enviar a foto como documento em anexo — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Outra maneira de enviar arquivos sem compressão no WhatsApp é upar as mídias em serviços de nuvem, como o Google FotosDrive ou WeTransfer. O procedimento é útil principalmente ao enviar arquivos muito grandes, e que às vezes podem até ultrapassar os limites definidos pelo mensageiro.

Para isso, você pode criar um link com o arquivo e compartilhá-lo no WhatsApp. No Google Fotos, por exemplo, selecione a foto que você deseja enviar e toque sobre “Compartilhar”. Em seguida, escolha a opção “Criar link”, espere alguns segundos até que o link seja gerado e, depois, toque sobre o ícone do mensageiro para enviar a imagem sem compressão por lá.

Upar os arquivos na nuvem pode manter a qualidade original das mídias  — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Upar os arquivos na nuvem pode manter a qualidade original das mídias — Foto: Reprodução/Clara Fabro

4. Zipar a imagem e enviar o arquivo compactado

Outra opção para compartilhar fotos sem perder a qualidade da imagem é zipar o arquivo antes de enviá-lo no WhatsApp. Apps como o RAR for Android permitem comprimir mídias como fotos e vídeos no celular, e também podem ser úteis para enviar arquivos grandes no WhatsApp.

Utilizar o RAR for Android é bem simples. Primeiro, conceda as permissões do app para, então, acessar a pasta do celular com os arquivos que serão comprimidos. Em seguida, você deve selecionar as fotos ou vídeos desejados para criar um novo arquivo em formato RAR ou ZIP. Ao finalizar, você já pode enviar o documento pelo WhatsApp. Vale dizer que o remetente das mensagens precisa ter um leitor ZIP ou RAR instalado no celular para abrir os arquivos.

Zipando um arquivo no Rar for Android — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Zipando um arquivo no Rar for Android — Foto: Reprodução/Clara Fabro

5. Enviar pelo Telegram com a função “enviar sem compressão”

Se nenhuma das opções acima servir, você ainda pode recorrer a outros apps de mensagens para compartilhar as imagens. O Telegram, por exemplo, possui um recurso nativo que permite enviar arquivos sem compressão.

Para utilizá-lo, toque sobre o ícone de clipe no canto direito da tela, ao lado de “Mensagem” e, depois, selecione “Arquivo”, no menu inferior da tela. Em seguida, toque sobre “Galeria”. Selecione as fotos desejadas e envie as mídias para o contato no Telegram. Os arquivos, então, serão enviados sem compressão e irão manter a qualidade de resolução original da imagem.

O Telegram permite enviar fotos sem compressão de forma nativa — Foto: Reprodução/Clara Fabro

O Telegram permite enviar fotos sem compressão de forma nativa — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Por Clara Fabro, para o TechTudo