Connect with us

Destaque HOME

Conheça os primeiros colocados na versão externa do Prêmio Castro Alves de Literatura 2018

mm

Publicado

em

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) divulgou na última terça-feira (6/3) os ganhadores da versão externa, categorias Poema e Crônica, do Prêmio Castro Alves de Literatura 2018. Mas só os leitores do Água Preta News vão conhecer, em primeira mão, a imagem dos primeiros colocados nas duas categorias do certame.

Trata-se de Josiane Alves, que ficou com o 1º lugar, na categoria Poema, com “Eu e você”. E Maurício de Novais Reis, que levou o 1º lugar, na categoria Crônica, com “A bailarina”. Além de medalhas e diplomas, eles vão receber uma quantia em dinheiro na sessão de premiação, marcada para o dia 14 (quarta-feira) de março, às 19h, no auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. Seus textos ainda serão publicados no volume III da antologia “ATL em verso e prosa!”.

Josi Alves, como é conhecida, tem 21 anos e cursa letras no campus X da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Ela é natural de Uberlândia (MG), mas vive em Teixeira desde os três anos de idade. Ela se envolveu com a poesia há bastante tempo, sendo uma das organizadoras do sarau “Não cale a arte!” Após concluir o curso de letras, Josi pretende dar aulas de literatura, sempre enfatizando a poesia contemporânea feminina.

Além de Josi Alves, também foram premiados na categoria Poema: Marcelo Portuária (2º lugar) com “A última lágrima da caipora” e Luiz Oss (3º lugar) com “Lágrimas de chuva”. As menções honrosas foram para Ada Fernanda (3ª menção honrosa) com “No samba da rosa o cravo é quem toca”; Erivan Santana (2ª mh) com “O Café”;  e Rose Rocha (1ª mh) com “O dia em que você chegou”.

Maurício Novais é natural de Itanhém, mas reside em Teixeira de Freitas, onde leciona filosofia, atua como coordenador pedagógico e cursa mestrado em “Ensino e Relações Étnico-Raciais” na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O jovem ainda assina uma coluna no Jornal Alerta. Ele é autor dos livros “Não estamos interessados” (poemas), “Um crime passional” (romance) e, recentemente, publicou “O maravilhoso mundo de Alice” (infantojuvenil).

Além de Maurício Novais, também foram premiados na categoria Crônica: Gabriela Fernandes (2º lugar) com “O Sobrado” e Jesus Barreto (3º lugar) com “Achamos”. As menções honrosas foram para Patrícia Brito (3ª menção honrosa) com “Chega de saudade”; Irismar Santana (2ª mh) com “Ser nordestino é ser nordestileste”; e Auta Maria Monteiro (1ª mh) com “Era uma vez uma Teixeira ainda menina…”.

“Seja na categoria Poema ou na categoria Crônica, houve um salto quantitativo e qualitativo nos textos inscritos nesta 2ª edição do Prêmio Castro Alves de Literatura, o que não deixa dúvida quanto à importância do concurso literário que veio para ficar e incentivar a produção literária na região”, disse Fabiano Novais, que presidiu o corpo de jurados.

Almir Zarfeg, responsável pela organização do concurso, agradeceu a participação dos jurados, parabenizou os ganhadores e convocou a todos para a sessão de premiação.

“Conto com a presença de todos, ganhadores de medalhas, menções honrosas e público em geral para a grande festa da literatura e da cultura em nossa região”, afirmou Zarfeg, presidente da ATL.

FOTO: Maurício Novais, que ficou com o 1º lugar na categoria Crônica e Josi Alves, que levou o 1º lugar na categoria Poema.

Destaque HOME

Professora de Itanhém procura por documentos perdidos

mm

Publicado

em

Uma professora que mora na cidade de Itanhém sumiu uma bolsa contendo todos os seus documentos pessoais. Ludgéria Alves Gomes Pereira registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil de Itanhém nesta sexta-feira (1), mas não sabe precisar se o desaparecimento da bolsa ocorreu em Itanhém ou em Teixeira de Freitas.

A bolsa é pequena, de alça e da cor bege. Contatos podem ser feitos no WhattsApp (73) 9 9840-6101

Continuar leitura...

Destaque HOME

Vereadores votam contra solicitação de concurso público em Itanhém

mm

Publicado

em

Na reunião desta segunda-feira (25), o presidente da Câmara de Itanhém, Sasdelli Resende (PSDB) e os vereadores Ronaldo Correia (PC do B), Valdemar Oliveira (PT), Audrey Correia (PR) e Gelson Picoli (PSDB) votaram contra uma indicação de André Correia (PHS), que solicitava à prefeita Zulma Pinheiro o encaminhamento à Câmara Municipal, de um projeto de lei para a realização de concurso público.

Na verdade, desde a semana passada André Correia vem tentando pautar esta indicação, mas, segundo ele, o presidente da Câmara – que tem o poder de decidir quais matérias que devem ser colocadas em votação – não colocou o assunto em pauta.

Nestes casos, o regimento interno do Legislativo Municipal prevê que qualquer vereador pode solicita que sua indicação seja votada pelo plenário e assim foi feito, mas o pedido foi reprovado.

André Correia disse que não vai baixar a cabeça e que vai continuar fiscalizando e apresentando  projetos e indicações em defesa da população.

“Quando aceitarem”, ironizou o vereador.

Além de André Correia votaram a favor do concurso público Deilton Porto, o Caboquinho (DEM) e Luiz Marcos Villas Boas, o Marquinhos (PSB). Whindson Moreira Mendes, o Nem Mendes (PP), não estava presente.

FOTO: Vereador André Correia disse que não vai baixar a cabeça.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Carro pega fogo em avenida movimentada de Itanhém

mm

Publicado

em

Um automóvel pegou fogo na Avenida Maria Moreira Lisboa a, mais movimentada de Itanhém, onde funciona o verdadeiro centro comercial da cidade, por volta das 11h30 desta segunda-feira (25).

O Fiat Uno cor branca, placa JOB-5766, de procedência de Serra-ES, segundo informações de populares, tinha em seu interior apenas o condutor, que não se feriu. O trânsito chegou a ficar interrompido, mas já foi liberado com a retirada do carro do local.

O fogo danificou apenas a parte frontal do automóvel. Pessoas que passavam pela avenida e comerciantes ajudaram apagando o fogo com baldes de água.

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA