Connect with us

Destaque HOME

Dr Osmilto lamentou a morte de Begão e disse que “ele fez parte de uma geração de ouro de Itanhém”

mm

Publicado

em

O médico dermatologista Osmilto Brandão lamentou a morte do itanheense José Carlos Santos dos Reis, o Begão, que morreu na manhã deste domingo (29), aos 66 anos, na cidade de Atibaia (SP), e disse que ele fez parte de “uma geração de ouro, que respirava cultura, altamente diferenciada pela intelectualidade e inquietude” e que a morte dele “é irreparável”.

Dr. Osmilto Brandão era muito amigo do pai de Begão, o ex-vereador José Henrique dos Reis, e acompanhou toda a vida do filho do amigo na cidade de Itanhém.

“Ele fez parte de uma geração de pessoas que lutavam pelo bem comum, que amavam a terra profundamente, numa época romântica e que, por isso, acreditavam no amor comum entre as pessoas, aquela coisa de um por todos e todos por um”, contou o médico ao Água Preta News.

Nessa época, de acordo com Dr. Osmilto, era muito comum os festivais de música, teatro e recitais em escolas e no cinema da cidade. Incentivados por educadores da Escola São Bernardo e do Colégio Polivalente a juventude lia muito os grandes nomes da literatura brasileira.

“Foi por isso que, nessa época, Itanhém respirava cultura e por isso ficou muito famosa [no campo da intelectualidade]”, explicou.

Dr. Osmilto lembrou também da contribuição que Begão deu ao esporte de Itanhém e foi capaz de escalar o time da Agremiação, formado por atletas mais jovens, do qual Begão foi titular absoluto.

“Existiam três times de futebol: Brasil, União e Agremiação. Brasil era um dos melhores da região, do mesmo nível do Bueno, de Nanuque e o poderoso Borroló, de Carlos Chagas. Begão jogava na Agremiação. No time dele tinha também, Osdilto, Dica Lopes, Tó Lopes, Vitor Ferreira, Carlinhos de Moacir, João Ratão, Quixa Pires, Zé Gatilho, Gatim, Bento de antero santana, Chico de Zico, João Burrim, Jurinha, Pingo Barreto, Cauzim, Lé Brandão e Ubiratã”. finalizou.

LEIA aqui sobre a causa da morte de Begão.

FOTO: Médico Osmilto Brandão.

José Carlos Santos dos Reis, o Begão.

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado
1 Comentário

1 Comment

  1. Dalvan afonso

    2 de maio de 2018 at 19:07

    Sem dúvida uma perda irreparável. Só você mesmo Dr Osmilto, mais conhecido como Tecil para escalar o time da Agremiação. Eu sabia de alguns nomeshttps://www.jusbrasil.com.br/diarios/documentos/563903794/andamento-do-processo-n-0000284-1120165050025-rtord-06-04-2018-do-trt-5?ref=topic_feed

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque HOME

Ronaldo Correia acompanha início de afastamento de ruas de Itanhém. Ele é um dos autores da indicação

mm

Publicado

em

O presidente da Câmara de Itanhém, Ronaldo Correia (PC do B) acompanhou, na manhã desta terça-feira (14), na praça Castro Alves, onde ficam a prefeitura e a Câmara de Vereadores, o início do asfaltamento de algumas ruas da cidade de Itanhém. Ele é um dos autores da indicação da obra, que está sendo construída com recursos do estado e está orçada em pouco mais de R$ 599 mil.

Para Ronaldo, o asfaltamento das ruas torna a cidade mais bonita e melhora a mobilidade urbana.

Como o município completa 60 anos de emancipação política nesta terça, Ronaldo Correia comemorou a chegada da pavimentação asfáltica e agradeceu ao governador Rui Costa, à prefeita e todos os demais que contribuíram para a realização desta obra.

A pavimentação vai ligar a BA-290 à Rua Emiliano Fernandes, passando pela Rua Augusto Reis, Praça Castro Alves, Praça da Liberdade, Rua Belo Horizonte, Praça Otávio Mangabeira e Avenida Maria Moreira Lisboa.

Ronaldo Correia acompanhou o início do asfaltamento.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Advogado e educador, José Carlos Teixeira vai falar sobre os 60 anos da emancipação política de Itanhém

mm

Publicado

em

O advogado e educador José Carlos Teixeira Pinto vai proferir palestra sobre os 60 anos da emancipação política de Itanhém. A participação dele vai acontecer durante evento cívico em que 60 personalidades itanheenses serão homenageadas na data do 60º aniversário da cidade.

Continua depois da propaganda

O evento está marcado para as 19h desta terça-feira, 14 de agosto, na sede do Rotary Club de Itanhém. Desde já, estão convidados os 60 homenageados e o público em geral.

José Carlos Teixeira vai discorrer sobre acontecimentos e personagens que marcaram esses 60 anos da maturidade política de Itanhém. Antes de se emancipar de Alcobaça, a cidade se chamou Nossa Senhora de Itanhém e, inicialmente, Água Preta.

Zé Carlos – como ele é popularmente conhecido – é educador e advogado. Como educador, atuou no magistério por mais de 30 em Itanhém. Nesse ínterim, assumiu a direção do Colégio Polivalente de Itanhém, tornando-se uma referência para todos no tocante à educação. Mais tarde, viria a se graduar em direito.

O sucesso na educação o levou à política, de sorte que foi eleito vice-prefeito de Itanhém na chapa encabeçada pelo saudoso Gedeon Botelho, em 1982. José Carlos Teixeira também ocupou a Secretaria Municipal da Educação, quando criou as memoráveis gincanas culturais que, ainda hoje, são lembradas com saudade pelos itanheenses.

Ele é casado com a também educadora e ex-vereador Maria Ducarmo Bahia Teixeira e filho do saudoso ex-vereador Jair Quaresma Pinto.

“Eu fiz o convite pessoalmente a Zé Carlos para palestrar sobre os 60 anos da emancipação política de Itanhém. Para minha alegria, ele topou prontamente”, disse Almir Zarfeg, um dos promotores do evento que vai homenagear 60 personalidades itanheenses.

O evento é uma iniciativa da Academia Teixeirense de Letras (ATL) e do portal Água Preta News com o apoio total e decisivo do Café Ticiana.

Veja lista completa aqui.

Ouça aqui homenagem que ClauduArte Sá e Almir Zarfeg acabam de dedicar a Itanhém.

[Por Edelvânio Pinheiro. Foto: Divulgação]

Continuar leitura...

Destaque HOME

Ronaldo Correia comemora chegada de máquinas para asfaltar ruas de Itanhém

mm

Publicado

em

O presidente da Câmara, Ronaldo Correia (PC do B), está comemorando a chegada das primeiras máquinas para o início da pavimentação asfáltica de algumas ruas da cidade de Itanhém. Ele, juntamente com o vereador Audrey Correia (PR), é o autor da indicação da obra que vai trazer modernidade, higiene e mais segurança para o trânsito.

“O asfalto torna a nossa cidade mais bonita e melhora a mobilidade urbana”, disse Ronaldo ao Água Preta News, no final da tarde desta segunda-feira (13). “É um presente que estamos dando ao município na passagem dos seus 60 anos de emancipação política”, lembrou. “Agradeço ao governador Rui Costa, à prefeita e todos os demais que contribuíram para a realização desta obra”, finalizou.

A prefeitura, com recursos próprios, está concluindo o nivelando das ruas, avenidas e o entorno de praças. Também foram feitas restauração de infraestrutura da rede pluvial, esgoto, água potável e meio-fio. O recurso para o asfaltamento, pouco mais de R$ 599 mil, no entanto, é do governo do estado.

A pavimentação vai ligar a BA-290 à Rua Emiliano Fernandes, passando pela Rua Augusto Reis, Praça Castro Alves, Praça da Liberdade, Rua Belo Horizonte, Praça Otávio Mangabeira e Avenida Maria Moreira Lisboa.

O asfalto será tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), um dos mais econômicos que, geralmente, é aplicado numa espessura máxima de 5 centímetros. A drenagem prevista é do tipo superficial, que é ideal para asfaltamentos de logradouros que apresentam a geografia das ruas de Itanhém.

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA