Connect with us

Destaque HOME

Dr Osmilto lamentou a morte de Begão e disse que “ele fez parte de uma geração de ouro de Itanhém”

mm

Publicado

em

O médico dermatologista Osmilto Brandão lamentou a morte do itanheense José Carlos Santos dos Reis, o Begão, que morreu na manhã deste domingo (29), aos 66 anos, na cidade de Atibaia (SP), e disse que ele fez parte de “uma geração de ouro, que respirava cultura, altamente diferenciada pela intelectualidade e inquietude” e que a morte dele “é irreparável”.

Dr. Osmilto Brandão era muito amigo do pai de Begão, o ex-vereador José Henrique dos Reis, e acompanhou toda a vida do filho do amigo na cidade de Itanhém.

“Ele fez parte de uma geração de pessoas que lutavam pelo bem comum, que amavam a terra profundamente, numa época romântica e que, por isso, acreditavam no amor comum entre as pessoas, aquela coisa de um por todos e todos por um”, contou o médico ao Água Preta News.

Nessa época, de acordo com Dr. Osmilto, era muito comum os festivais de música, teatro e recitais em escolas e no cinema da cidade. Incentivados por educadores da Escola São Bernardo e do Colégio Polivalente a juventude lia muito os grandes nomes da literatura brasileira.

“Foi por isso que, nessa época, Itanhém respirava cultura e por isso ficou muito famosa [no campo da intelectualidade]”, explicou.

Dr. Osmilto lembrou também da contribuição que Begão deu ao esporte de Itanhém e foi capaz de escalar o time da Agremiação, formado por atletas mais jovens, do qual Begão foi titular absoluto.

“Existiam três times de futebol: Brasil, União e Agremiação. Brasil era um dos melhores da região, do mesmo nível do Bueno, de Nanuque e o poderoso Borroló, de Carlos Chagas. Begão jogava na Agremiação. No time dele tinha também, Osdilto, Dica Lopes, Tó Lopes, Vitor Ferreira, Carlinhos de Moacir, João Ratão, Quixa Pires, Zé Gatilho, Gatim, Bento de antero santana, Chico de Zico, João Burrim, Jurinha, Pingo Barreto, Cauzim, Lé Brandão e Ubiratã”. finalizou.

LEIA aqui sobre a causa da morte de Begão.

FOTO: Médico Osmilto Brandão.

José Carlos Santos dos Reis, o Begão.

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado
1 Comentário

1 Comment

  1. Dalvan afonso

    2 de maio de 2018 at 19:07

    Sem dúvida uma perda irreparável. Só você mesmo Dr Osmilto, mais conhecido como Tecil para escalar o time da Agremiação. Eu sabia de alguns nomeshttps://www.jusbrasil.com.br/diarios/documentos/563903794/andamento-do-processo-n-0000284-1120165050025-rtord-06-04-2018-do-trt-5?ref=topic_feed

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque HOME

Academia Teixeirense de Letras realiza sessão solene final de 2018 nesta quinta (13)

mm

Publicado

em

[Edelvânio Pinheiro] A Academia Teixeirense de Letras (ATL) realiza sua sessão solene final de 2018, a partir das 19h desta quinta-feira (13), no auditório da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas/BA.

“Desde já, contamos com a presença ilustre dos amantes da literatura, da cultura e da arte no nosso evento acadêmico final do ano”, convida Almir Zarfeg, presidente da ATL.

Segundo o presidente, a sessão acadêmica será marcada pelo lançamento do volume III da antologia “ATL em Verso e Prosa!”, pela abertura das inscrições para a 3ª edição do Prêmio Castro Alves de Literatura e, também, pela apresentação dos candidatos às cadeiras 22 e 36 da ATL.

“Também serão conhecidos os indicados ao Prêmio Destaque Poético 2018 da editora luso-brasileira Mágico de Oz, que vai acontecer em Petrópolis/RJ no próximo dia 15 de dezembro”, acrescentou Zarfeg.

Na oportunidade, o maestro Eudes Oliveira Brito será indicado formalmente à condição de 1º Membro Benemérito da ATL. Ele é autor da melodia e do arranjo do hino oficial da instituição literocultural. O acadêmico Marcus Aurelius é o autor da letra.

Durante a cerimônia acadêmica, a professora Enelita Freitas será homenageada pela passagem do seu 70º aniversário.

“Será um evento acadêmico inesquecível com as bênçãos de Castro Alves, nosso patrono-geral”, concluiu Zarfeg, que vai receber o Troféu Água Preta de 2018 das mãos da diretora do portal Água Preta News, Sandra Costa.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Vídeo mostra ação de atirador dentro da igreja em Campinas

mm

Publicado

em

Imagens do circuito interno da Catedral Metropolitana de Campinas, no interior de São Paulo, flagraram o momento em que um atirador realizou disparos contra fiéis que acompanhavam à missa, no início da tarde desta terça-feira (11). Quatro pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas devido à ação do atirador, que se matou em seguida.

Inicialmente as autoridades disseram que cinco pessoas haviam morrido, depois esse número foi corrigido.

Policiais dispararam contra o criminoso e conseguiram atingi-lo na costela. O momento em que o atirador tira a própria vida não foi registrado.

 

Continuar leitura...

Destaque HOME

Homem invade missa, mata cinco e comete suicídio na Catedral de Campinas

mm

Publicado

em

[G1]

Um homem matou cinco pessoas e deixou três feridas após invadir uma missa na Catedral Metropolitana, no Centro de Campinas (SP), na tarde desta terça-feira (11), segundo o Samu, Bombeiros e Polícia Militar. O suspeito pelos disparos na igreja, de acordo com as corporações, cometeu suicídio em seguida.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o suspeito teria entrado na Catedral com uma pistola e um revólver calibre 38, e se matado em frente ao altar após os crimes.

O que já se sabe sobre o ocorrido:

  • Um homem armado invadiu a Catedral, por volta das 13h;
  • Uma missa havia começado por volta das 12h15;
  • Ele matou quatro pessoas, deixou quatro feridos e cometeu suicídio na sequência;
  • A motivação do crime não foi esclarecida pela polícia;
  • Os feridos foram levados ao Mário Gatti e Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp – o estado de saúde de cada um deles não foi divulgado;

“A maioria idosos, pessoas inocentes, e ele [suspeito] acabou disparando contra todas essas pessoas. A cena é desesperadora, uma tragédia muito grande”, diz o guarda Alexande Moraes.

Os mortos não foram identificados e a polícia investiga a motivação do crime. A princípio, a informação recebida pela EPTV é de que houve um assalto antes, mas autoridades negaram.

Equipes do Samu e dos Bombeiros foram enviadas ao local, por volta das 13h20. A informação inicial é de que uma mulher de 65 anos, com ferimentos na região da cervical, foi levada ao Hospital Mário Gatti; enquanto que outra, de 40 anos, foi levada ao Hospital de Clínicas da Unicamp.

A terceira vítima também estaria em estado estável, segundo o Samu, mas não há informações sobre para qual unidade ela deve ser encaminhada. O entorno da Catedral está isolado e câmeras de monitoramento da CinCamp registraram a movimentação na área.

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA