Connect with us

Destaque HOME

Dr. Roberto continuará curando doenças, aliviando dores e mudando histórias

Publicado

em

Compartilhe

 

Um novo ciclo acontece para o médico Roberto Matoba.

Ele está radicado em Itanhém faz 14 anos. Aqui ele chegou vestido um jaleco branco, com um estetoscópio na mão e muitas ideias na cabeça, mas nunca imaginava ser tão bem acolhido na cidade que mais tarde adotou como a sua terra natal. Empresário bem sucedido e político de ações responsáveis, Dr. Roberto se tornou um agente transformador em Itanhém.

Agora, não mais na função de secretário, ele abraça esse novo recomeço, agradecido pela oportunidade de ter contribuído como pode com o município, cujo orgulho de fazer parte dele – a gente pode notar – está impregnado em suas veias.

Apesar da falta daquele cotidiano na luta incansável pela melhoria da saúde da população, de forma mais direta, Dr. Roberto aceita com o coração aberto seu afastamento e recebe com a tranquilidade e paz a chegada do novo, como faria todos os descendentes do equilibrado povo oriental.

Para ele, onde estiver, independente de cargos que ocupe, continuará na sua maior missão na terra, salvando vidas, e, junto a isso, exercendo sua bondade para com o próximo. Além dos remédios, Dr. Roberto faz uso da empatia como ponte para tirar as dores físicas de seus pacientes.

É assim que ele dá sua contribuição para Itanhém com um trabalho que acolhe o próximo. É um caminho que não se encerra nos diagnósticos nem nas receitas. Para Dr. Roberto, a vida do outro importa no sentido mais amplo da palavra. Ele é alguém que, além da Medicina, pratica acolhimento, bondade, solidariedade  e amor, valores pouco ou nunca divulgados e pouco reconhecido por aqueles que não têm o hábito de se colocar no lugar do outro.

Hoje, por exemplo, recebi um áudio de um homem que se diz grato pela oportunidade de conviver um pouco com o Dr. Roberto e, através de algumas palavras sinceras, este cidadão faz um relato de algumas atitudes desse médico que ele teve a oportunidade de presenciar.

Eu gosto de divulgar boas ações. Acredito que quando  falamos de gestos nobres acabamos por semear amor nesse mundo onde a maldade voa e muitas vezes a bondade fica por aí sem as asas que deveria ter.

Quantas pessoas se sentiram gratas por terem recebido desse doutor não apenas o atendimento – que é uma obrigação profissional dele -, mas que recebeu também um gesto capaz de mudar tudo, de trazer esperança e a fé de nunca desistir, mesmo diante de momentos hostis e dolorosos.

O que virá nesse novo recomeço do médico Roberto Matoba não podemos presumir. Mas, seja lá o que vier, Dr. Roberto Matoba continuará curando doenças, aliviando dores e mudando histórias. [Crônica de Edelvânio Pinheiro]