Sem categoria
Eles mudam o feriado, mas não sequestram o civismo de nós

Publicado
4 meses atrásem

A prefeita Zulma Pinheiro acaba de transferir o feriado de 14 de agosto, data da emancipação política de Itanhém, para a segunda (19). A troca envolve mais que números ou uma simples logística comercial, envolve sentimento, civismo e pertencimento. O feriado do dia 15 de agosto, Dia da Padroeira, graças à santa, foi mantido.
Pois bem, os governos necotistas, como os de Manoel Batista e agora o de sua filha, Zulma Pinheiro, sempre foram marcados por descaso pelos símbolos, pela memória e pela cultura. Durante o último governo de Neco, por exemplo, ganhou repercussão a queda de braço travada entre o prefeito e o pároco da época, Paulo Mascarenhas, que bateu o pé diante da tentativa de mudar a data dedicada a Nossa Senhora D’Ajuda. O padre, claro, venceu. E o povo comemorou.
Como agora, naqueles tempos bicudos, as comemorações do dia 14 de agosto foram transferidas, mas as do dia 15, felizmente, se mantiveram. Ponto pro vigário.
O certo é que o dia 14 de agosto é a data mais importante da nossa municipalidade. Afinal, em 14 de agosto de 1958, o distrito de Nossa Senhora de Itanhém conseguiu, finalmente, se emancipar de Alcobaça, passando à condição de município e, portanto, dono do próprio destino.
Tudo isso faz parte da história, da cultura e da memória que não pertencem a um ou a uns gatos pingados, mas à coletividade. Ricos e pobres. Arrogantes e humildes. Enfim, aos itanheenses.
Por isso, essas conquistas precisam ser mantidas e preservadas no tempo e no espaço. Mas o que esperar de uma administração que fechou a Casa da Cultura às manifestações artísticas e culturais da cidade? Que dá a mínima para o que o povo pensa, cria ou elabora em termos simbólicos?
Então, neste dia especial, só nos resta este consolo: eles mudam o feriado, mas não sequestram o civismo de nós!
FOTO: Prefeita Zulma Pinheiro, seu pai, o ex-prefeito Neco Batista e o decreto alterando o feriado.
VOCÊ PODE GOSTAR
Com perdão do cacófato Sasdelli é uma fênix que precisa ser caçada
Água Preta News recebe homenagem durante sessão solene da Academia Teixeirense de Letras
Depois de 4 reportagens presidente proíbe Renato Correia de ter acesso à Câmara de Itanhém
Professoras Arolda Figuerêdo e Enelita Freitas são empossadas na Academia Teixeirense de Letras
Câmara de Itanhém aumenta número de vereadores
Como escolher a árvore de natal ideal
Sem categoria
Água Preta News recebe homenagem durante sessão solene da Academia Teixeirense de Letras

Publicado
2 dias atrásem
8 de dezembro de 2019
O portal Água Preta News foi homenageado durante a sessão solene da Academia Teixeirense de Letras (ATL), realizada na última quinta-feira (5), às 19h, no auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas.
O certificado de “Amigo da ATL” foi entregue por Almir Zarfeg, presidente da instituição literária, à bacharela em direito Thathira Mickaelle, que representou a diretora-geral do portal, Sandra Costa, e o editor-chefe, Edelvânio Pinheiro.
“Esta é uma singela homenagem àqueles que, com seu apoio, contribuem para o sucesso das ações da ATL, como esse evento solene final de 2019”, afirmou Zarfeg.

Além do Água Preta News, foram homenageados os sites ItanhemFest, de Eptácio Costa, e A Tribuna Bahia, de Edmilson Ciriaco.
Também receberam a homenagem Bruno Rocha – designer; Ezequias Alves – advogado; Dani Ferraz – recordista por ter participado de todas as sessões solenes da ATL; Rosângela Xavier – responsável pela decoração; Clébio Rodrigues – mestre de cerimônia; Milka Moraes – mestre de cerimônia; Thatiane Pinheiro – fotógrafa e Gleiciane Paiva – cantora.
FOTO DA CAPA: Almir Zarfeg entrega homenagem a Thathira Mickaelle.

Sem categoria
Depois de 4 reportagens presidente proíbe Renato Correia de ter acesso à Câmara de Itanhém

Publicado
3 dias atrásem
7 de dezembro de 2019
O presidente da Câmara de Itanhém, Sasdelli Resende (PSDB), proibiu o acesso do empresário Renato Medeiros Correia às repartições do Legislativo Municipal. A decisão ocorreu depois que o Água Preta News publicou quatro reportagens sobre o áudio do empresário que vazou nas redes sociais.
Continua depois da publicidade:

No áudio, Renato, que é irmão do ex-presidente e atual vereador Ronaldo Correia (PC do B), disse que era fácil recortar a assinatura de Nem Mendes e de Audrey Correia (PR) para publicar no Diário Oficial da Câmara.
“Eu peguei é… Gelson. Ronaldo, Dema e Sasdelli assinam normalmente. O de Audrey e o de Nem [Whindson Mendes] é fácil, só a gente recortar a assinatura deles e colocar a data certa e publicar, tirar xerox colorida moço, entendeu? A gente tira xerox colorida”, disse.
A portaria nº 029, do último dia 4 de dezembro, ainda não foi publicada no Diário Oficial. Nela, a presidência da Câmara diz que “tendo em vista de um suposto áudio vazado envolvendo o Sr. Renato Medeiros Correia”, fica impedido o acesso dele às dependências da Câmara de Vereadores até que os fatos sejam apurados.
A redação da portaria não é clara, levando ao entendimento de que Renato Correia não poderá se quer assistir às reuniões do Legislativo, uma vez que as dependências de qualquer lugar são todos os seus compartimentos.
Apesar de duras cobranças de alguns vereadores, até o momento não se tem conhecimento de nenhuma portaria assinada por Sasdelli Resende no sentido de apurar fato algum envolvendo o áudio vazado, que é considerado por muitos gravíssimo.

Veja as quatro reportagem publicadas sobre o caso:
FOTO DA CAPA/Arquivo: Renato Correia.
Sem categoria
Professoras Arolda Figuerêdo e Enelita Freitas são empossadas na Academia Teixeirense de Letras

Publicado
3 dias atrásem
7 de dezembro de 2019
[Por Edelvânio Pinheiro] As professoras Arolda Figuerêdo e Enelita Freitas foram empossadas na Academia Teixeirense de Letras (ATL) Membro Benemérito e Membro Efetivo, respectivamente. A primeira foi recepcionada pela acadêmica Cristhiane Ferreguett e a segunda, pela acadêmica Fabiana Pinto, que fizeram os discursos de boas-vindas.
As professoras e escritoras foram empossadas pelo presidente da ATL, Almir Zarfeg, durante evento solene final de 2019 que aconteceu na última quinta-feira (5), às 19h, no auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas/BA.
Antes de fazer o juramento acadêmico, elas discursaram para os confrades, confreiras e público presente.
“Em primeiro lugar, agradeço e louvo a Deus pela oportunidade de viver e construir estas experiências inenarráveis, também por estar aqui neste momento. Em segundo lugar, quero dedicar esta oportunidade ao senhor Benedito Braz Figuerêdo e à senhora Maria Joana da Silva Figuerêdo, meus pais”, discursou Arolda Figuerêdo, estendendo a dedicatória às irmãs, irmãos, filhas e filhos, noras e genros, tias, cunhadas e cunhados, sobrinhas e sobrinhos.
Natural de Caravelas/BA, afroindígena, chefe do Departamento de Letras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus X, a professora Arolda Figuerêdo se tornou parceira importante da ATL, desde o primeiro momento, quando assumiu a presidência da comissão julgadora – versão interna – do Prêmio Castro Alves de Literatura nas categorias Poema e Crônica. Em 2020, o concurso literário chega à 4ª edição aberto, inclusive, à participação nacional.
A recém-empossada Membro Benemérito também coordenou um Estudo da Produção Literária dos Membros da ATL e que foi apresentado, recentemente, na XXIII Jornada de Iniciação Científica que aconteceu em Salvador. A pesquisa tem a participação das alunas bolsistas Joana Estéfanes Calixto da Silva e Danila Irineu Santos, que foram homenageadas com o certificado de “Amigas da ATL” durante a sessão solene.
Enelita Freitas, por sua vez, foi empossada Membro Efetivo na Cadeira 37 da ATL, cujo patrono é o saudoso Dom Antônio Eliseu Zuqueto, que esteve à frente da diocese de Teixeira de Freitas e Caravelas entre os anos de 1983 e 2009.
“Sempre adiando o sim para fazer parte desta Academia, eis que me encontro hoje incluída entre seus membros, o que para mim significa estar inserida num ambiente em que as letras se constituem matéria-prima do fazer cotidiano daqueles que se dedicam ao ofício de escrever”, assim Enelita Freitas iniciou seu discurso de posse.
Mestra em literatura brasileira e professora aposentada do Campus X da UNEB, do qual foi diretora por dois mandatos, ela aproveitou a oportunidade para dar uma aula sobre o que é texto literário e não literário, atribuindo àquele a função de formar os leitores e a este a de informá-los.
Para a recém-empossada titular da Cadeira 37 – antes ocupada pelo defensor público Luiz Carlos de Assis Júnior, que, ao trocar Teixeira de Freitas por Salvador, se tornou Membro Honorário –, um poema pode até informar, mas sua função primeira é formar o leitor, de maneira ampla, subjetiva e estética. Um texto técnico, pela sua natureza, se basta na informação simples e direta do receptor.
Enelita Freitas ainda recitou, de memória, trechos do poema “O livro e a América”, do poeta e patrono-geral da ATL, Castro Alves.
“Mesmo sem fazer parte diretamente da ATL, as agora confreiras Arolda Figuerêdo e Enelita Freitas já eram referência boa para a instituição literocultural. Agora, terão a oportunidade de fazer muito mais, engrandecendo-a e brilhando juntamente com os demais acadêmicos. Sejam muito bem-vindas à ATL”, afirmou o poeta e jornalista Almir Zarfeg.
FOTO DA CAPA/ Thatiane Pinheiro: Enelita Freitas e Arolda Figuerêdo sendo empossadas.

EM ALTA
- Destaque HOME2 semanas atrás
Jovem está desaparecido em Itanhém há 3 dias
- Sem categoria2 semanas atrás
Áudio de irmão de ex-presidente da Câmara de Itanhém vaza e vereadores estão preocupados se assinaturas foram falsificadas
- Sem categoria2 semanas atrás
Prêmio Febacla de Criação em Verso e Prosa 2019 será entregue nesta sexta, 29, em Niterói/RJ
- Sem categoria2 semanas atrás
Governo autoriza outorga da “Ibirajá FM”, terceira emissora de rádio do município de Itanhém
- Destaque HOME2 semanas atrás
Reconheço que preciso ‘desinventar’ o missionário beija-flor
- Destaque HOME2 semanas atrás
Deem a Sasdelli o que é dele, como a César o que é de César!
- Sem categoria6 dias atrás
Preocupados com assinaturas que podem ter sido falsificadas vereadores cobram atitude do presidente da Câmara de Itanhém
- Sem categoria2 semanas atrás
Quadro de Toko Ostentação melhora, mas família foi orientada sobre sequelas