Connect with us

Destaque HOME

Promotor manda oficiar prefeita de Itanhém para que ela confirme rompimento de contrato com marido médico

mm

Publicado

em

O promotor de Justiça Fábio Fernandes Corrêa, prorrogou por mais um ano, retroativamente a partir de 20 de março de 2018, o inquérito civil nº 090.9.23055/2017, instaurado para apurar prática de nepotismo na prefeitura de Itanhém. O despacho do Ministério Público (MP) é do último dia 3 de abril.

O inquérito tem como base os fatos relatados nas representações feitas pelo professor do distrito de Ibirajá, Allan Johnny Salles Frois, e pelos vereadores André Correia (PHS), Deilton Porto, o Caboquinho (DEM) e Whindson Mendes, o Nem Mendes (PP).

No ano passado o MP expediu a recomendação nº 01/2017 à prefeita Zulma Pinheiro, para que fosse observada a súmula vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em resposta, a chefe do Executivo confirmou que seus irmãos Álvaro Pinheiro e Newton Pinheiro exercem funções de secretários e Cristiano Alves Santos, que é cunhado de Newton Pinheiro, era o chefe da Divisão de Tributação, Fiscalização e Arrecadação do Município. A prefeita ainda destacou as qualificações técnicas e experiências de seus irmãos na administração pública, citando o não reconhecimento de nepotismo na nomeação para secretaria estadual de filha do governador do Pará, que foi baseada em decisões do STF.

Promotor Fábio Corrêa.

No despacho, o promotor Fábio Fernandes Corrêa lembra que novas representações sobre nepotismo foram juntadas ao inquérito, nas quais, além de questionar a nomeação dos irmãos de Zulma Pinheiro e do cunhado do irmão dela, há relatos de que Aldário Pereira Vaz e Dayana Ramalho Vieira – marido e cunhada da prefeita – eram médicos contratados do município de Itanhém.

Ainda no despacho, o promotor mandou oficiar a prefeita, para que, no prazo de 10 dias, confirme a exoneração de Cristiano Alves Santos do cargo de chefe de Divisão de Tributação, Fiscalização e Arrecadação e o rompimento dos contratos temporários com o seu marido e sua cunhada médicos.

O Água Preta News teve acesso a pelo menos uma receita assinada pelo marido da prefeita em dezembro de 2017, em papel timbrado da prefeitura de Itanhém.

“Ante a inexistência de pacificação de entendimento da própria Suprema Corte Brasileira, este subscritor entende que é temerário o prosseguimento da presente apuração em relação aos cargos políticos municipais”, escreveu o representante do MP.

FOTO: Marido da prefeita, o médico Aldário Pereira Vaz.

Destaque HOME

Professora de Itanhém procura por documentos perdidos

mm

Publicado

em

Uma professora que mora na cidade de Itanhém sumiu uma bolsa contendo todos os seus documentos pessoais. Ludgéria Alves Gomes Pereira registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil de Itanhém nesta sexta-feira (1), mas não sabe precisar se o desaparecimento da bolsa ocorreu em Itanhém ou em Teixeira de Freitas.

A bolsa é pequena, de alça e da cor bege. Contatos podem ser feitos no WhattsApp (73) 9 9840-6101

Continuar leitura...

Destaque HOME

Vereadores votam contra solicitação de concurso público em Itanhém

mm

Publicado

em

Na reunião desta segunda-feira (25), o presidente da Câmara de Itanhém, Sasdelli Resende (PSDB) e os vereadores Ronaldo Correia (PC do B), Valdemar Oliveira (PT), Audrey Correia (PR) e Gelson Picoli (PSDB) votaram contra uma indicação de André Correia (PHS), que solicitava à prefeita Zulma Pinheiro o encaminhamento à Câmara Municipal, de um projeto de lei para a realização de concurso público.

Na verdade, desde a semana passada André Correia vem tentando pautar esta indicação, mas, segundo ele, o presidente da Câmara – que tem o poder de decidir quais matérias que devem ser colocadas em votação – não colocou o assunto em pauta.

Nestes casos, o regimento interno do Legislativo Municipal prevê que qualquer vereador pode solicita que sua indicação seja votada pelo plenário e assim foi feito, mas o pedido foi reprovado.

André Correia disse que não vai baixar a cabeça e que vai continuar fiscalizando e apresentando  projetos e indicações em defesa da população.

“Quando aceitarem”, ironizou o vereador.

Além de André Correia votaram a favor do concurso público Deilton Porto, o Caboquinho (DEM) e Luiz Marcos Villas Boas, o Marquinhos (PSB). Whindson Moreira Mendes, o Nem Mendes (PP), não estava presente.

FOTO: Vereador André Correia disse que não vai baixar a cabeça.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Carro pega fogo em avenida movimentada de Itanhém

mm

Publicado

em

Um automóvel pegou fogo na Avenida Maria Moreira Lisboa a, mais movimentada de Itanhém, onde funciona o verdadeiro centro comercial da cidade, por volta das 11h30 desta segunda-feira (25).

O Fiat Uno cor branca, placa JOB-5766, de procedência de Serra-ES, segundo informações de populares, tinha em seu interior apenas o condutor, que não se feriu. O trânsito chegou a ficar interrompido, mas já foi liberado com a retirada do carro do local.

O fogo danificou apenas a parte frontal do automóvel. Pessoas que passavam pela avenida e comerciantes ajudaram apagando o fogo com baldes de água.

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA