Connect with us

Destaque HOME

Em reunião com partidos juiz adverte sobre proibição de foguetório em eventos políticos em Itanhém

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Compartilhe

 

A Justiça definiu regras para os eventos eleitorais deste ano no município de Itanhém. A reunião com partidos políticos e candidatos aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (30), na Casa da Cultura, na Avenida Maria Moreira Lisboa, no centro da cidade.

Além do juiz Argenildo Fernandes e da promotora Patrícia Camilo, compareceram presidentes de partidos, candidatos a prefeito e vice-prefeito, advogados, a delegada Maria Luiza Ribeiro e o comandante da 44ª Companhia Independente de Polícia Militar de Medeiros Neto, major Edmar Ivo Leão.

Inicialmente o juiz apresentou as normas eleitorais, enfatizando o que é permitido e proibido na legislação eleitoral. O juiz ainda destacou as regras sanitárias, que devem ser obedecidas durante os eventos políticos, em razão da pandemia da Covid-19. Na reunião ficou também estabelecido que, durante os eventos, os partidos deverão observar sobre o uso de máscara, álcool em gel e o quantitativo de no máximo 100 pessoas.

Quanto ao uso de fogos de artificio foi dado ciência aos partidos e candidatos sobre a proibição de utilização de fogos “de qualquer espécie, sob qualquer pretexto, em qualquer ato da campanha eleitoral.” Essa regra também vale para o município de Vereda porque faz referência a toda a área da 148ª zona eleitoral.

Carreatas e comícios só poderão ocorrer nos finais de semana, nas sextas-feiras, sábados e domingos e os carros de som só serão utilizados nos dias desses eventos. Antes, porém, o som de cada automóvel deve ter o nível de decibéis aferidos pela Polícia Militar.