Connect with us

Destaque HOME

Entenda por que a prefeita e a secretária da Saúde estiveram no fórum ontem

mm

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (6), a presença da prefeita Zulma Pinheiro, e de pelo menos dois de seus secretários no fórum de Itanhém, exatamente no dia em que o juiz Argenildo Fernandes atende na comarca, chamou a atenção das pessoas. Ela estava acompanhada de seu irmão Álvaro Pinheiro, que é o secretário da Educação, e de Renilda Chapéu, secretária da Saúde.

LEIA também:

Juiz determina que Itanhém e Teixeira de Freitas faça o tratamento em criança vítima de queimadura

O magistrado, na semana passada, havia determinado que os municípios de Itanhém e Teixeira de Freitas fornecessem tratamento a uma criança de 5 anos, moradora do distrito de Batinga que, no mês de agosto,  havia sido vítima de um acidente automobilístico e sofreu queimaduras de terceiro grau, com perda de tecido da perna esquerda. A decisão, em caráter liminar, determinava multa diária de R$ 1 mil, em caso de não cumprimento de sua decisão.

O Água Preta News apurou que a prefeita e a secretária da Saúde foram ao fórum para acertar com a Justiça o cumprimento da decisão, tipo alinhar horário de transporte, alimentação para a criança durante o tratamento e outras situações de modo a não atrapalhar outras atividades que já estão sendo feitas, como visitas ao psicólogo, por exemplo.

O site apurou ainda que somente na segunda-feira a prefeitura fez convênio com a clínica para realizar as sessões hiperbáricas, para tratar as lesões causadas pela queimadura.

Além dessas sessões, de acordo com a decisão judicial, os municípios são obrigados a realizar cirurgia plástica, fisioterapia motora essencial para reabilitação da perna esquerda, tratamento de anemia por três meses, curativos semanais com placa de hidrocolóide – que é indicado nesses casos de ferimentos -, além de medicamentos e transporte necessários.

Secretaria não deu assistência

Quando do acidente, de acordo com a ação judicial, a criança foi encaminhada ao Posto de Saúde de Batinga, no município de Itanhém e, depois, ao Hospital Moreira Lisboa, na cidade de Itanhém. Entretanto, diante da gravidade da queimadura, a criança foi encaminhada à Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI), em Teixeira de Freitas, onde ficou internada durante 23 dias.

Nesse período, ainda de acordo com a ação, a criança contraiu uma infecção na perna que havia sido queimada no acidente e, sob a alegação de que na UMMI poderia contrair nova infecção, recebeu alta médica e retornou no dia 19 de setembro para o município de Itanhém. De lá pra cá, ainda de acordo com a ação, a criança não recebeu qualquer assistência da secretaria da Saúde de Itanhém e acabou contraindo outra infecção, que põe em risco a perda da perna.

Mulher que ficou cega

Em Itanhém, na administração da prefeita Zulma Pinheiro, essa não é a primeira vez que a Justiça determina que o município dê assistência médica a uma pessoa. O caso mais enfático é o da moradora do bairro Monte Santo, Maria Santiago Lima, hoje com 52 anos. Mesmo tendo ganhado na Justiça o direito ao tratamento, ela acabou ficando cega porque a prefeita que, ironicamente durante as eleições se intitulou a ‘Mãe da Saúde’, fez uso de vários recursos jurídicos, o que acabou protelando a decisão do judiciário.

Na verdade, quando a Justiça determinou o bloqueio de R$ 20 mil dos cofres da prefeitura para fazer a cirurgia, Dona Maria já estava com cegueira irreversível.

Apesar de tudo que já sofreu pela demora no tratamento e das marcas que o descaso da administração pública deixará físico e psicologicamente na criança, a pronta ação da Justiça e do juiz Argenildo Fernandes deve trazer um final menos traumatizante para este caso, se comparado com o de Dona Maria.

FOTO: Momento que a prefeita Zulma Pinheiro deixou o fórum da comarca de Itanhém

 

Destaque HOME

Professora de Itanhém procura por documentos perdidos

mm

Publicado

em

Uma professora que mora na cidade de Itanhém sumiu uma bolsa contendo todos os seus documentos pessoais. Ludgéria Alves Gomes Pereira registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil de Itanhém nesta sexta-feira (1), mas não sabe precisar se o desaparecimento da bolsa ocorreu em Itanhém ou em Teixeira de Freitas.

A bolsa é pequena, de alça e da cor bege. Contatos podem ser feitos no WhattsApp (73) 9 9840-6101

Continuar leitura...

Destaque HOME

Vereadores votam contra solicitação de concurso público em Itanhém

mm

Publicado

em

Na reunião desta segunda-feira (25), o presidente da Câmara de Itanhém, Sasdelli Resende (PSDB) e os vereadores Ronaldo Correia (PC do B), Valdemar Oliveira (PT), Audrey Correia (PR) e Gelson Picoli (PSDB) votaram contra uma indicação de André Correia (PHS), que solicitava à prefeita Zulma Pinheiro o encaminhamento à Câmara Municipal, de um projeto de lei para a realização de concurso público.

Na verdade, desde a semana passada André Correia vem tentando pautar esta indicação, mas, segundo ele, o presidente da Câmara – que tem o poder de decidir quais matérias que devem ser colocadas em votação – não colocou o assunto em pauta.

Nestes casos, o regimento interno do Legislativo Municipal prevê que qualquer vereador pode solicita que sua indicação seja votada pelo plenário e assim foi feito, mas o pedido foi reprovado.

André Correia disse que não vai baixar a cabeça e que vai continuar fiscalizando e apresentando  projetos e indicações em defesa da população.

“Quando aceitarem”, ironizou o vereador.

Além de André Correia votaram a favor do concurso público Deilton Porto, o Caboquinho (DEM) e Luiz Marcos Villas Boas, o Marquinhos (PSB). Whindson Moreira Mendes, o Nem Mendes (PP), não estava presente.

FOTO: Vereador André Correia disse que não vai baixar a cabeça.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Carro pega fogo em avenida movimentada de Itanhém

mm

Publicado

em

Um automóvel pegou fogo na Avenida Maria Moreira Lisboa a, mais movimentada de Itanhém, onde funciona o verdadeiro centro comercial da cidade, por volta das 11h30 desta segunda-feira (25).

O Fiat Uno cor branca, placa JOB-5766, de procedência de Serra-ES, segundo informações de populares, tinha em seu interior apenas o condutor, que não se feriu. O trânsito chegou a ficar interrompido, mas já foi liberado com a retirada do carro do local.

O fogo danificou apenas a parte frontal do automóvel. Pessoas que passavam pela avenida e comerciantes ajudaram apagando o fogo com baldes de água.

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA