Connect with us

Entretenimento

Estar acima ou abaixo do peso diminui até 4 anos de vida: este é o seu peso ideal

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Compartilhe

[PAULO NOBUO/VIXManter o peso sob controle, de acordo com sua altura, é fundamental para evitar complicações de saúde e garantir longevidade. E os riscos de estar fora da média não são aplicados apenas a quem apresenta um quadro de sobrepeso.

De acordo com um estudo divulgado pela publicação científica Lancet Diabetes and Endocrinology, estar acima ou mesmo abaixo do peso ideal diminui até 4 anos de vida. A conclusão foi obtida após a análise de quase 2 milhões de pessoas no Reino Unido.

Como seu peso pode indicar riscos de morte

Segundo a pesquisa, pessoas que apresentavam um IMC (Índice de Massa Corporal) saudável, ou seja, estavam dentro da média de peso, tinham menores riscos de morte.

Entre os indivíduos acima do peso, a expectativa de vida de homens e mulheres caía para 4,2 anos e 3,5 anos, respectivamente. Ainda de acordo com o levantamento, estar abaixo do peso pode ser ainda mais arriscado, já que o número subia para 4,3 anos a menos de vida entre os homens e 4,5 entre as mulheres.

Além do IMC, os pesquisadores avaliaram também o histórico de saúde de todos os pacientes envolvidos no estudo, assim como as causas de mortes.

Como descobrir seu peso ideal

A melhor forma de descobrir com precisão o quanto você está acima do seu peso ideal, é calculando o Índice de Massa Corporal. O IMC é um padrão estabelecido pela Organização Mundial de Saúde que indica se seus níveis de gordura e peso estão dentro do recomendado.

Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela sua altura ao quadrado (em metros). Por exemplo, se você pesa 60Kg e mede 1,67m, você deve utilizar a seguinte fórmula para calcular o IMC:

  • IMC = 60 ÷ 1,67²
  • IMC = 60 ÷ 2,78
  • IMC = 21,5

O resultado obtido deve ser comparado aos valores da tabela a seguir, para descobrir se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima dele.

  • IMC menor que 18,5 = abaixo do peso ideal
  • IMC entre 18,5 e 24,9 = peso ideal
  • IMC entre 25,0 e 29,9 = sobrepeso
  • IMC entre 30,0 e 34,9 = obesidade grau I
  • IMC entre 35,0 e 39,9 = obesidade grau II
  • IMC entre 40 e acima = obesidade grau III

Perigos da obesidade

Continue Reading
Deixe seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *