Connect with us

Destaque HOME

Estudo da Produção Literária dos Membros da ATL é apresentado na XXIII Jornada de Iniciação Científica em Salvador

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Compartilhe

O “Estudo da Produção Literária dos Membros da Academia Teixeirense de Letras (ATL)” foi apresentado na XXIII Jornada de Iniciação Científica, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de outubro, no Hotel Sol da Bahia, em Salvador.

Na prática, a Jornada de Iniciação Científica e outros eventos, como o XI Seminário de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e o III Encontro dos Estudantes Intercambistas, aconteceram dentro do IV Encontro Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Ações Afirmativas da UNEB (ENINEPE).

A pesquisa sobre a produção literária dos membros da ATL foi apresentada pela professora mestre e pesquisadora Arolda Maria da Silva Figuerêdo e pela pesquisadora bolsista Joana Estéfane Calixto da Silva, que é aluna do VI semestre de Letras no Campus X da UNEB em Teixeira de Freitas. Arolda Maria leciona no mesmo campus.

“Nossa pesquisa sendo apresentada na Jornada de Iniciação Científica. Dividindo a alegria desse momento com você”, comemorou a professora Arolda Maria em mensagem enviada para Almir Zarfeg, presidente da ATL.

A apresentação da pesquisa foi avaliada por uma representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Lembrando que o estudo da produção literária dos membros da ATL ainda envolve a pesquisadora bolsista, também aluna de Letras da UNEB, Danila Irineu Santos.

Joana Estéfane Calixto da Silva e Danila Irineu Santos cuidaram, respectivamente, dos subprojetos intitulados “O espaço urbano: as imagens da cidade e suas representações sociais” e “Os diferentes tempos: mítico, memorialístico, e outras retomadas do passado”.

Aluna bolsista Joana Estéfane Calixto fazendo exposição pública

Tanto o projeto da professora mestre Arolda Maria quanto os subprojetos das pesquisadoras bolsistas obedeceram às seguintes etapas: pesquisa bibliográfica, encontro com as orientandas, levantamento e análise de aspectos literários, produção textual e divulgação da pesquisa.

A apresentação dos resultados da pesquisa na Jornada de Iniciação Científica, em Salvador, significa que o projeto e respectivos subprojetos cumpriram todas as etapas e seus resultados foram levados ao conhecimento do público.

“Esses resultados serão também divulgados em Teixeira de Freitas e na região. Sucintamente serão apresentados aos membros da ATL na sessão solene marcada para o dia 5 de dezembro. Na oportunidade, as pesquisadoras bolsistas serão homenageadas e a professora Arolda Maria empossada como Membro Benemérito”, informou Almir Zarfeg.

Segundo Zarfeg, a posse da professora Arolda Maria é uma forma de reconhecer o trabalho dela junto à ATL, seja como presidente da Comissão Julgadora do Prêmio Castro Alves de Literatura, seja como autora da importante pesquisa que acaba de ser realizada tendo como foco a produção literária dos membros da instituição literocultural.

“Em nome da ATL, expresso meus parabéns à professora mestre Arolda Maria e às alunas e pesquisadoras Joana Estéfane Calixto e Danila Irineu Santos”, disse Zarfeg.

FOTO DE CAPA: A aluna bolsista Joana Estéfane Calixto e a professora mestre Arolda Maria Figuerêdo