Connect with us

Destaque HOME

Governo de Minas confirma 61 mortes por febre amarela

Publicado

em

[Por G1 MG, Belo Horizonte]

O governo de Minas Gerais informou, na última terça-feira (6), que o número de mortes por febre amarela chega a 61 no estado. Em relação ao último informe epidemiológico, divulgado no dia 30 de janeiro, foram 25 novos óbitos.

Ao todo, o estado tem registro de 164 casos confirmados de febre amarela. Deste total, 151 são de pacientes do sexo masculino, e 13 do sexo feminino.

Até o momento, não há relato de vacinação contra febre amarela entre os casos confirmados. A média de idade dos pacientes é de 47 anos. O mais novo tem 3 anos, e o mais velho, 88. A letalidade da doença é de aproximadamente 37,2%

No estado, outros 301 casos continuam em investigação e casos suspeitos foram descartados, conforme o último boletim epidemiológico.

Na semana passada, a prefeitura de Mariana divulgou que as mortes no município chegam a sete, uma a mais do que consta no registro do governo de Minas. As prefeituras de Itabira e Jeceaba, na Região Central de Minas, de Barbacena, de Bicas e de Santo Antônio do Aventureiro, na Zona da Mata, e de Paraisópolis, no Sul de Minas, também confirmaram uma morte em cada cidade, que ainda não foram contabilizadas no balanço estadual. Com esses óbitos, o número de vítimas pode chegar a 68 no estado.

O que é a febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infectados. Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes. Nas cidades, a doença pode ser transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

Entenda como ocorre a infecção e quais são os sintomas da febre amarela (Foto: Alexandre Mauro/Editoria de Arte G1)

Entenda como ocorre a infecção e quais são os sintomas da febre amarela (Foto: Alexandre Mauro/Editoria de Arte G1)

 

Destaque HOME

´40 alunos não estão indo à escola enquanto secretaria faz Conferência de Educação’, diz vereadores

Publicado

em

Enquanto a secretaria da Educação do município de Itanhém está realizando nesta terça-feira (20), a Conferência Municipal de Educação, 40 alunos não estão indo à escola. A denúncia é do vereador André Correia (PHS), Whindson Moreira Mendes, o Nem Mendes (PP), e Deilton Porto, o Caboquinho (DEM).

Eles estiveram na região dos Catingueiros, que fica bem próximo dos Arrudas, visitando alunos que, de acordo com o vídeo encaminhado pelos vereadores ao Água Preta News, estão sem transporte escolar porque a prefeitura não fez o pagamento à pessoa responsável pelo transporte.

No vídeo ainda os vereadores mostram a péssima condição da estrada que além de alunos transporta a produção agrícola e pecuária.

“Está acontecendo a conferência e mais uma vez o secretário Álvaro Pinheiro [está] mentindo para o povo”, disse André Correia, que narrou o vídeo encaminhado ao portal. “Venha pagar o transporte escolar, porque tem 40 jovens aqui prejudicados pela má gestão, pela incompetência”, concluiu.

Audrey Correia (PR) é outro vereador que faz parte desse grupo, que embora não pode estar presente tem lutado pela regularização do transporte escolar no município de Itanhém.

Leia também:

Prefeitura contratou empresa por R$ 1 milhão e 183 mil, mesmo assim alunos sofrem com a falta de transporte escolar

Vereadores denunciam ao Ministério Público ineficiência do transporte escolar em Itanhém

 

Continuar leitura...

Destaque HOME

Colisão entre carro e caminhão cegonha deixa motorista de 23 anos morto na BR-101

Publicado

em

Uma colisão envolvendo um carro e um caminhão cegonha deixou uma pessoa morta, na tarde desta segunda-feira (19), em um trecho da BR-101, perto do município de Camacan, localizado na região sul da Bahia.

Ainda não há informações sobre as circunstâncias do acidente, que ocorreu no Km 575 da rodovia.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima foi o motorista do carro, identificado como Hyago Nery, de 23 anos. Ele atuava como representante de uma empresa de baterias. O jovem era natural de Itabuna e estava em viagem a trabalho.

O condutor do caminhão cegonha, que não teve identidade divulgada, teve ferimentos leves. Equipes da PRF foram encaminhadas ao local para apurar como o acidente aconteceu.

[Texto: G1 Bahia. Foto: O Tempo Jornalismo]

Continuar leitura...

Destaque HOME

Jornalista comemora Destaque Empresarial do ItanhemFest

Publicado

em

O jornalista Epitácio Costa está comemorando o terceiro prêmio Destaque Empresarial do ItanhemFest, que ganhou como melhor site de notícia e entretenimento da cidade de Itanhém, no ano de 2017.

A pesquisa é feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o prêmio será entregue no dia 26 de maio, no salão de festas da AABB.

“Agradeço a Deus, aos nossos parceiros, ao amigo e parceiro Renato Ribeiro, a minha família e, principalmente, aos nossos internautas”, disse Epitácio, diretor-geral do portal.

Há 13 anos o ItanhemFest vem noticiado fatos de Itanhém, de a toda a região, do Brasil e do mundo e, por isso, tem se mostrado um veículo de comunicação consistente.

O jornalista Edelvânio Pinheiro, editor do site Água Preta News, parabenizou Epitácio Costa pelo prêmio.

“Parabenizo o jornalista Epitácio Costa e sua equipe pelo Destaque Empresarial, desejando ao ItanhemFest muito sucesso na atividade jornalística”, disse.

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA