Connect with us

Geral

Governo vai congelar contas de poupança da Caixa? Governo nega boato do WhatsApp

Avatar

Publicado

em

Compartilhe

[Por Roney Domingos, G1 Foto: Reprodução]

Circula em grupos do Facebook e do WhatsApp a informação de que “mês que vem o governo Temer vai congelar todas as contas poupança da Caixa”. Não é verdade. O Ministério da Fazenda afirmou que a informação não procede.

 Veja o que diz o texto que circula na internet:
AVISO IMPORTANTE* Galera quem tiver dinheiro na conta poupança da Caixa Tira !!! Mês que vem o governo Temer vai congelar todas as contas poupança da caixa Acabei de ficar sabendo,por uma pessoa q trabalha na área Só pra avisar E quem puder repassa o aviso Quem puder repassa o aviso..? Isso não é brincadeira!! Pelo menos vamos procurar saber!!!

Em alguns casos, a mensagem é acompanhada de um link que remete a um site de notícias falsas. Usuários do Facebook lembram o confisco da poupança durante o governo Collor. Outros apontam incredulidade: “Vai que é verdade essa loucura.”

O constitucionalista Dircêo Torrecillas Ramos explica que o confisco é vedado pela Constituição e que o direito dos clientes é garantido pela carta magna. Ele lembra que a Constituição diz que é proibida a edição de medida provisória sobre matéria que vise a detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro. A Constituição também diz que cabe ao Congresso Nacional decidir sobre matéria financeira, cambial e monetária, instituições financeiras e suas operações.
Post sobre congelamento de contas poupança da Caixa  (Foto: Reprodução/ Facebook)

Post sobre congelamento de contas poupança da Caixa (Foto: Reprodução/ Facebook)

Continue Reading
Deixe seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *