Connect with us

News

Inscrições para o 2º Concurso Nacional e Internacional de Trovas vão até 10 de outubro

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Compartilhe

As inscrições para o 2º Concurso Nacional e Internacional de Trovas seguem abertas até o dia 10 de outubro de 2019. O certame é uma realização da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPT).

Os interessados podem enviar até três trovas, tendo a cidade capixaba de Iúna como temática. “A palavra ‘Iúna’ terá que aparecer necessariamente no corpo da trova”, informa Clério José Borges, presidente da ACLAPT.

Clério ainda informou que trova é uma “composição poética de apenas uma estrofe, sem título, com quatro versos setessilábicos, ou seja, de sete sílabas poéticas, contada pelo som, rimando o 1º com o 3º e o 2º com o 4º, ou apenas o 2º com o 4º verso, tendo sentido completo”.

As trovas devem ser enviadas para “2º Concurso Nacional e Internacional de Trovas de Iúna”, na Rua dos Pombos, nº 2, Eurico Salles – Carapina, Serra/ES – CEP: 29.160-280. Aos cuidados de Clério José Borges.

A premiação será distribuída da seguinte forma: as três melhores trovas (1º, 2º e 3º lugares) vão receber troféus, enquanto as demais (4º, 5º, 6º, 7º, 8º, 9º e 10º lugares) receberão medalhas.

Os prêmios serão entregues durante a realização do XVII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, que acontece de 14 (quinta) a 17 (domingo) de novembro de 2019, na Praça do Ginásio de Esportes, em Iúna/ES. O evento será aberto à participação de artistas e público em geral.

“Os eventos da ACLAPT são sempre uma bela oportunidade de integração entre artistas e seus admiradores. Portanto, Clério e demais confrades da ACLAPT estão de parabéns”, elogiou Almir Zarfeg, presidente da Academia Teixeirense de Letras (ATL).

A seguir uma trova de autoria do Luiz Otávio, considerado o “Príncipe da Trova” no Brasil:

A trova tomou-me inteiro,
Tão amada e repetida
Que agora traça o roteiro
Das horas da minha vida!…

FOTO: Clério José Borges durante visita à ATL, em agosto.