Connect with us

Destaque HOME

Itanheense José Carlos Santos dos Reis, popular Begão, morre aos 65 anos em Atibaia, SP

mm

Publicado

em

[Edelvânio Pinheiro] José Carlos Santos dos Reis morreu na manhã deste domingo (29), aos 66 anos, na cidade de Atibaia (SP), em virtude de complicações de um transplante renal.

Também conhecido como “Carlinhos de Zé Henrique” e “Begão”, ele era natural de Itanhém (BA), mas se mudou para a capital paulista no final dos anos 60 do século passado, onde fez o curso técnico de contabilidade, se envolveu com o movimento estudantil e, em 1981, se graduou em direito.

Advogado, Begão se mudou juntamente com a família para Atibaia, cidade do interior paulista, onde advogou pelos próximos 30 anos, fundou o Partido dos Trabalhadores, que presidiu, e se candidatou a vereador nas eleições de 1988.

No ano passado, ele se submeteu a um transplante de rins, mas foi surpreendido pela rejeição no pós-operatório, o que o deixou muito fragilizado, culminando com o óbito dele na manhã de hoje.

A reação à morte de Begão, em São Paulo e na Bahia, foi automática e acompanhada de muita demonstração de tristeza e carinho. Nas redes sociais a notícia repercutiu amplamente.

“Um itanheense que levou a todos os cantos a voz da justiça, dos direitos humanos e da solidariedade, que estará sempre eternizado em nossas memórias”, disse Milton Guimarães, ex-prefeito de Itanhém, à reportagem do Água Preta News.

Para o diretor do Projeto Club Resgate, Manoel Binas, Begão foi um “grande admirador da nossa luta e um apoiador das iniciativas em nome de uma Itanhém melhor”.

O advogado José Carlos Teixeira também lamentou a morte de Begão em sua página no Facebook: “Agora se vai o meu xará deixando para trás um verdadeiro relicário da história das terras das Águas Pretas. Uma perda irreparável”.

O poeta e jornalista Almir Zarfeg publicou no Facebook o poema “Begão”, extraído do livro de sua autoria “Poe-mas”, e lamentou a morte do “amigo e cumpadi”.

Zarfeg confidenciou à reportagem do Água Preta News que gostaria muito de reunir os poemas e crônicas de Begão num livro póstumo. O poeta teria discutido sobre isso com Maria Rita, filha do já saudoso itanheense.

“Os textos de Begão falam da Itanhém dos anos 50 e 60 que, já na primeira leitura, me conquistaram pela sensibilidade da escrita e pela riqueza da temática. Enfim, um verdadeiro tesouro da gente água-pretense”, afirmou Zarfeg.

Para ilustrar, Zarfeg citou o poema “Maria Rayban” – premiado no VII Concurso Estadual de Poesia da OAB/SP –, inspirado numa das personagens mais conhecidas da sociedade itanheense que, ainda hoje, povoa o imaginário das pessoas.

Recentemente, em reconhecimento aos serviços prestados por Begão à cidade de Atibaia e à região, ele foi homenageado com a “Biblioteca Popular José Carlos Santos dos Reis”.

Sempre bom lembrar que José Carlos Santos do Reis é filho do saudoso José Henrique dos Reis, ex-vereador por Itanhém e patrono da Cadeira 28 da Academia Teixeirense de Letras, cuja titular é a poeta Cássia Oz.

EXCLUSIVO: Ouçam aqui “Casinha de bambu”, parceria de ClauduArte Sá e Begão.

Destaque HOME

Forte neblina e animal na pista causaram o acidente com a viatura da 43º CIPM

mm

Publicado

em

Uma forte neblina e um animal solto na rodovia BA-284, que liga as cidades de Jucuruçu e Itamaraju, causaram o acidente com a viatura da 43º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Itamaraju, na madrugada desta terça-feira (19). A Hilux, prefixo 9.4323, placa PJS-7343, licenciada em Salvador, desceu uma ribanceira de aproximadamente 50 metros, depois de ter batido em um jumento que estava na pista.

Antes de parar, a viatura ainda colidiu com uma árvore, que fica bem próximo à margem direita do Rio Jucuruçu. Os dois policiais tiveram apenas ferimentos leves nos braços e o animal teve várias escoriações na lateral do corpo.

Os militares retornavam de um trecho da BA-284, conhecido como ladeira de São Domingos onde, no final da tarde do dia anterior, havia ocorrido um acidente automobilístico, que matou o empresário do ramo de construção, Ruiter Teixeira Pinto, que prestava serviços à Prefeitura de Jucuruçu.

[Edelvânio Pinheiro e Roglison Barbosa]

Publicidade:

Continuar leitura...

Destaque HOME

Sepultamento do empresário Ruiter Teixeira será às 18h em Itanhém

mm

Publicado

em

O corpo do empresário do ramo de construção, Ruiter Teixeira Pinto, 70 anos, chega à cidade de Itanhém por volta das 15h desta terça-feira (19) e o sepultamento está programado para as 18h.

O sobrinho do empresário, o advogado Jonathas Bahia Teixeira está acompanhando, desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, a liberação do corpo no Instituto Médico Legal, em Itamaraju.

LEIA também:

Entenda como foi o acidente que matou o empresário Ruiter. Viatura da PM, ao retornar do local, também desceu em ribanceira

Ruiter é irmão do ex-vice-prefeito de Itanhém, o advogado José Carlos Teixeira Pinto e morreu no final da tarde desta segunda-feira (18), vítima de acidente automobilístico na BA-284, em território do município de Itamaraju, quando seguia conduzindo um automóvel Pálio, cor branca, para a cidade de Jucuruçu, onde estava construindo duas pontes nos distritos de Água Limpa e Itamarati.

Segundo informações de pessoas que estiveram no local do acidente, o empresário estava sozinho e teria perdido o controle do automóvel, quando passava por uma região conhecida por ladeira de São Domingos, que está sendo compactada para receber material asfáltico.

O presidente da Câmara de Itanhém, Ronaldo Correia, decretou luto oficial de três dias no Legislativo Municipal.

O velório será no centro da cidade de Itanhém, na Rua Teixeira de Freitas, nº 130. Ruiter Teixeira Pinto deixa três filhos.

FOTO DA CAPA: O empresário com a esposa, filhos e neta em Foz do Iguaçu.

Ruiter e a esposa Aldair Prado.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Carreta que transportava combustível tomba na BA-290

mm

Publicado

em

Uma carreta carregada de combustível tombou na BA-290, próximo ao distrito de Duque de Caxias, em Teixeira de Freitas, no final da tarde desta segunda-feira (18).

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a carreta seguia da Usina Santa Maria, em Medeiros Neto, para Teixeira de Freitas. De acordo com a polícia o motorista ficou preso às ferragens e foi retirado por populares e levado para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Ele sofreu fraturas nas pernas e teve ferimentos graves.

Ainda de acordo com a PRF não houve vazamento de combustível.

[Com informações e fotos de Jota Mendes, do Repórter Coragem].

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA