Connect with us

Destaque HOME

Itanhém vai apresentar três candidatos a prefeito esse ano

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Compartilhe

 

As eleições municipais este ano em Itanhém, extremo sul da Bahia, vão apresentar três candidatos a prefeito, diferentemente do ano passado que só tiveram dois.

Além da prefeita Zulma Pinheiro, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que concorre à reeleição com o atual vice-prefeito André Lisboa, do PROS, teremos as candidaturas de Mildson Medeiros, do Partido Social Democrático (PSD), e de Saulo da Mecanon – é assim que ele é conhecido politicamente na cidade, do Solidariedade.

O vice-prefeito de Mildson Medeiros será Alex Chaves, do Partido dos Trabalhadores e o vice de Saulo da Mecanon será Dely Costa, o Dely da Casa de Peças, que também é do Solidariedade.

A convecção do Solidariedade aconteceu no sábado, dia 12, a do PSD e MDB, no domingo, dia 13 e a do PT na segunda-feira, dia14.

A polarização da política é notado também este ano no município, em torno dos nomes de Zulma Pinheiro e Mildson Medeiros, que não eleição de 2016 havia sido derrotado por Zulma, com uma diferença de 664 votos. Zulma na ocasião teve 6. 174 votos e Mildson 5.510 votos.

Esse ano Zulma Pinheiro manteve o apoio do grupo do ex-prefeito e médico Oséas Moreira Lisboa, que é o pai do vice-prefeito, o advogado André Lisboa e, claro, tem o apoio do pai, o ex-prefeito Manoel Batista, o Neco Batista.

Já Mildson conta com o apoio do ex-prefeito Milton Ferreira Guimarães, o Bentivi, do pecuarista Romeu Gazinelli, que é genro do saudoso ex-prefeito Gedeon Botelho e com a maioria dos vereadores da Câmara Municipal.

Um fato digamos inusitado foi o rompimento da parceria entre Mildson Medeiros com o advogado Ronny Peterson, que é presidente do Avante em Itanhém.

Ronny Peterson foi o candidato a vice-prefeito de Mildson na eleição passada, mas, não tendo sido indicado novamente para a vice, declarou apoio à Zulma Pinheiro. Os vereadores do Avante, entretanto, pelo menos a sua grande maioria continuaram apoiando Mildson Medeiros.