Connect with us

Destaque HOME

Mildson mostra que quer trabalhar e não enganar a população com espetáculo e nariz de palhaço

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Compartilhe

 

O profissionalismo e a responsabilidade que estão sendo aplicados na reconstrução das estradas municipais de Itanhém, na gestão de Mildson Medeiros (PSD), denunciam a enganação que foi a gestão de Zulma Pinheiro e seus irmãos Newton Pinheiro e Álvaro Pinheiro. Este, embora fosse o responsável pela pasta da Educação, era quem tinha força para decidir em todos os setores da municipalidade e, aquele, mandava em duas secretarias: da Administração e Finanças e da Infraestrutura.

Os irmãos Pinheiro em vez de fazer o que Mildson está fazendo desde o seu primeiro dia de mandato optaram, estrategicamente, por criticar a bela gestão de Milton Ferreira Guimarães, o Bentivi (PSD), montando um circo em praça pública com a frota de veículos e máquinas, naturalmente desgastada pela ação do tempo.

O objetivo do espetáculo foi o que todos já sabiam: tentar convencer a opinião pública de que os Pinheiro haviam recebido um município com uma série de dificuldades para gerir e que, em razão disso, não tinham como trabalhar nos primeiros anos do mandato.

Com um poder público inoperante o que se viu foi gente morrendo por falta de assistência médico-hospitalar, acidentes em uma valeta em Ibirajá, que não tinha iluminação nem sinalização, ocasionando a morte de um vaqueiro, pontes desabando nos quatro cantos do município, estudantes da zona rural tendo de vir a pé para a escola por falta de transporte, merenda de péssima qualidade sendo distribuída nas unidades de ensino, redução de salário de servidores, tudo com a aquiescência de uma Câmara Municipal presidida por vereadores, como Sasdelli Resende, que se achavam o máximo em fazer parte de uma gestão desastrosa e bem familiar.

Quando assumiu, Mildson Medeiros, ao contrário dos irmãos Pinheiro procurou, de imediato, fazer funcionar a máquina pública, que estava enferrujada. Apesar de receber o município com dívidas, frota de carros e máquinas depenada, estradas principais e vicinais e pontes em estado de abandono, algumas das quais interditadas, escolas, sedes de secretarias e a própria prefeitura correndo o risco de cair, o novo gestor não promoveu nenhum espetáculo. Pelo contrário, passou sebo nas canelas e arregaçou as mangas como que se exclamasse: “Abacaxi foi feito para ser descascado mesmo!”.

Na Infraestrutura, José Sales selecionou uma equipe para desobstruir os mais de 5 mil metros de valetas, que há quatro anos dificultava o escoamento de água pluvial e, com isso, facilitava ainda mais a invasão de enxurradas em épocas de chuva. Pontes estão sendo reconstruídas. Ruas estão sendo pavimentadas e praças públicas reformadas. Imóveis onde funcionam secretarias, escolas e a própria prefeitura também estão sendo reformados e ampliados. Campo de futebol e ginásio de esportes já estão prontos e só aguardam o fim da pandemia para a realização de eventos. Pessoas necessitadas estão sendo assistidas pela Assistência Social, a exemplo de famílias que tiveram suas casas danificadas pela ação da chuva de granizo que atingiu o município no início deste mês. E, a saúde do município finalmente saiu da UTI e sonha com a construção de um hospital municipal.

Mas começamos falando das estradas e elas têm sido um dos alicerces da administração de Mildson Medeiros. E a escolha de Ian Costa para cuidar da mobilidade do município de Itanhém foi muita assertiva pelo chefe do Executivo.

Ian tem mostrado que a sua experiência de quase duas décadas trabalhando com o solo é capaz de fazer de nossas estradas as melhores de toda a história política do município. Ele sabe que uma das fases mais importantes da construção de estradas é a correta compactação do solo. Isso porque, qualquer falha nessa compactação pode comprometer todas as camadas do serviço. Ele sabe também que para que isso não aconteça, o ideal é a utilização de rolos compactadores que aumentam a resistência e impermeabilizam o solo, reduzindo possíveis variações volumétricas, quer pela ação de cargas, quer pela ação da água.

Rolo compactador, carro pipa, caminhões, caçambas e outras máquinas apropriadas – como aquela utilizada na extração de cascalho – e também a contratação de bons profissionais fazem parte da frota e da equipe do prefeito Mildson Medeiros, numa demonstração inequívoca de que o atual mandatário do município de Itanhém quer verdadeiramente trabalhar e não enganar a população com espetáculo circense e nariz de palhaço. [Edelvânio Pinheiro]