Connect with us

Destaque HOME

Militar e autor, Raimundo Magalhães se candidata à Cadeira 13 da Academia Teixeirense de Letras

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Oficial da Polícia Militar da Bahia e autor do livro “Gestão participativa e polícia comunitária”, Raimundo Magalhães formalizou sua candidatura à Cadeira 13 da Academia Teixeirense de Letras (ATL). Trata-se da cadeira que foi ocupada pelo romancista João Santos e que tem a saudosa professora Rosália Pereira da Silva como Patronesse.

O ato público se deu durante o lançamento do livro “A recente história de Teixeira Freitas: um depoimento!”, do acadêmico Carlos Mensitieri, na última terça-feira (18), no Memorial do Legislativo teixeirense.

De maneira rápida, o candidato entregou ao presidente da ATL, Almir Zarfeg, uma carta solicitando a inscrição, uma biografia, comprovante de endereço e pagamento de inscrição e um exemplar da obra de sua autoria.

“A candidatura a uma cadeira da ATL é sempre um ato voluntário e formal que se dá de maneira pública e notória”, informou Almir Zarfeg.

Raimundo Magalhães formaliza candidatura à Cadeira 13 da ATL.

Raimundo Magalhães é natural de Salvador/BA, onde cursou as primeiras séries, concluiu o ensino fundamental II e ensino médio no Colégio da Polícia Militar da Bahia, em 1982, de onde saiu direto para a Academia de Polícia Militar, já que obtivera acima de 80% de aproveitamento. Tanta dedicação o credenciou ao Espadim Tiradentes, símbolo do cadete, das mãos do então governador João Durval Carneiro.

De aspirante a oficial em 1985, passando por todas as etapas da carreira militar, tenente, capitão, major e tenente-coronel, até chegar à reserva, após mais de 30 anos de intensos serviços prestados à segurança pública baiana, em 2019, sobretudo em cidades do extremo sul da Bahia, como Teixeira de Freitas.

Paralelamente, cursou direito na Universidade Católica do Salvador (UCSAL), mestrado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, atualmente, faz doutorado na Universidade do Sul da Bahia (UFSB).

De 2016 a 2019, respondeu pela diretoria do Colégio da Polícia Militar de Teixeira de Freitas. Mas não abandonou o magistério, já que leciona no curso de direito da Faculdade Pitágoras.

“As inscrições tanto para a Cadeira 13 quanto para a Cadeira 34 seguem abertas até o dia 29 de fevereiro”, lembrou Zarfeg.

Foto de Capa: Oficial foi homenageado pela ATL em 2019