Connect with us

Sem categoria

Morre aos 93 anos Diógenes Medeiros, um dos grandes nomes da história itanheense

mm

Publicado

em

O senhor Diógenes Medeiros morreu às 5h desde sábado (8), em sua casa, na Avenida Maria Moreira Lisboa, em Itanhém. A causa mortis é insuficiência pulmonar.

Ele tinha 93 anos de idade, era natural de Itanhanhém, município de São Paulo e filho do notável e saudoso casal Grinaldo Medeiros e Cherubina Bernardino de Medeiros.

Diógenes, que era o irmão mais velho de Jonga Medeiros, deixa cinco filhos, entre os quais o professor Ruy Silva Medeiros.

O corpo está sendo velado na Capela Ressurreição e o sepultamento vai acontecer neste sábado, pela tarde, no cemitério local.

Diógenes chegou a Itanhém juntamente com o pai, Grinaldo Medeiros, antes de 1958, quando a localidade ainda se chamava Nossa Senhora de Itanhém e pertencia à comarca de Alcobaça.

Como Grinaldo atuava como tabelião, o jovem Diógenes o auxiliava no cartório, exercendo as funções de escriturário, mas quem haveria de suceder o pai seria o irmão mais novo, Jonga Medeiros.

No entanto, Diógenes exerceria uma função de relevância social, a saber, juiz de paz, a quem caberia julgar pequenas causas na comunidade. Graças a isso, ele se tornou muito popular e querido em Itanhém, antes e após a emancipação.

“Um homem dedicado ao que fazia, bom filho, pai e amigo. Gostava da política juntamente com os amigos Antero Santana, José Henrique, Leopoldino da Serraria e Geraldo de Ioiô”, disse Ruy Medeiros.

Mildson Medeiros, filho de Jonga e sobrinho de Diógenes, tem boas lembranças do tio agora saudoso.

“Ele cumpriu sua missão aqui na terra da melhor maneira possível e, por isso, será sempre lembrado por todos”, destacou.

Como se sabe, Mildson Medeiros é advogado e, nas eleições municipais de 2016, se candidatou, sem êxito, à prefeitura de Itanhém.

FOTOS: Arquivo da família e Airan Ribeiro.

Sem categoria

“O voo de Marita”, de Enelita Freitas, será autografado hoje (21), às 19h, na UNEB

mm

Publicado

em

O livro infantil “O voo de Marita” será autografado nesta quarta-feira (21), às 19h, no auditório do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Teixeira de Freitas.

A narrativa, que dá continuidade a “Os sonhos de Marita”, tem o selo da Editora Casa Flutuante e ilustrações de Inês Quintanilha. Cada exemplar autografado sairá por R$ 40,00.

“Mais uma vez, a autora nos brinda com uma bela aventura da garotinha irresistível, Marita, que segue fascinando crianças e adultos”, disse Almir Zarfeg, que escreveu sete trovas especialmente para a ocasião.

Ele acrescentou: “Quem leu o 1º volume da série, com certeza, vai gostar desse 2º, que está lindo de se ver e ler”.

O livro já ganhou sessão de autógrafos em Vitória da Conquista/BA e, agora, chegou a vez de Teixeira de Freitas, onde a professora e escritora Enelita Freitas vive há muitos anos.

Durante o lançamento haverá recitais e sorteio de brindes. A autora deverá também oficializar sua candidatura à Cadeira 37 da Academia Teixeirense de Letras (ATL).

“Compareçam e prestigiem esse momento especial na vida da mestríssima”, finalizou Zarfeg, que é ex-aluno da autora e presidente da ATL.

[Por Edelvânio Pinheiro]

Continuar leitura...

Sem categoria

Cansado de pedir ajuda à prefeitura agricultor se vê obrigado a tampar buracos em estrada em Itanhém

mm

Publicado

em

O agricultor e mestre de obras Wilson Sousa Prates, mais conhecido como Wilson da Água Fria, cansado de pedir ajuda à prefeitura, pela terceira vez, nesses dois anos, pegou o próprio carro, enxadas, pás e enxadões e, com a ajuda de alguns amigos, tampou buracos na estrada que liga a Vila São José à comunidade de Água Fria, no município de Itanhém, onde mora e tem propriedade.

De acordo com Wilson, esta estrada é movimentada e é por lá que são escoados os produtos agropecuários de 25 famílias. É por ela também que alunos da comunidade, que estudam na vila, são transportados.

“Já pedi máquinas [à prefeitura], já fiz tudo o que podia fazer e agora estamos tampando”, explicou. “Tive que arrumar gente para tampar os buracos porque o carro já estava arrastando o motor no chão”, detalhou.

O trabalho desta terça-feira (20) e da próxima quinta-feira (22), de acordo com Wilson, serão suficientes para tampar a buraqueira num trecho de 6 km.

Com a experiência de já ter trabalhado em Portugal, Espanha e França e de ter sido encarregado de obras, durante cinco anos, de uma multinacional, Wilson lamenta a falta de assistência da prefeitura com as estradas municipais.

“É um grande descaso com nosso município e principalmente aqui na região do Água Fria, descaso total”, finalizou.

Continuar leitura...

Sem categoria

Zarfeg celebra amizade e parceria no dia do aniversário de Dom Alexandre Carvalho

mm

Publicado

em

O poeta e jornalista Almir Zarfeg aproveitou esta terça-feira (20), data do aniversário de Dom Alexandre Camêlo Ruricovich Carvalho, para celebrar a amizade e parceria com o chefe da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente e presidente da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA).

“O início da nossa amizade remete ao ano de 2012, durante evento solene da Academia de Artes de Cabo Frio (ARTPOP), então presidida pelo saudoso Carlos Alberto Sousa”, rememorou Zarfeg, que preside a Academia Teixeirense de Letras (ATL).

Naquela oportunidade, tanto o príncipe quanto o poeta se tornaram membros da ARTPOP e, também, foram homenageados com a Medalha Personalidade 2011.

Já em 2013, o poeta baiano receberia de Dom Alexandre o título nobiliárquico de Grande Cavaleiro Oficial. Depois, vieram tantos outros títulos, homenagens e concessões, como embaixador da paz, senador cultural da FEBACLA para a Bahia e titular da Cadeira 58 da mesma instituição literária e cultural; marquês, duque e chanceler da Augustíssima Casa Real e Imperial; dois doutorados honoris causa concedidos pelo Centro Sarmarthiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos (ligado à casa real em questão); e a assinatura da parceria ATL/FEBACLA, que instituiu o Prêmio Febacla de Criação em Verso e Prosa, cujas inscrições para a 2ª edição seguem abertas até o próximo dia 31 de agosto.

Leia mais sobre o Prêmio Febacla de Criação aqui e aqui.

“Sou grato a Dom Alexandre pela amizade e parceria que, nos últimos sete anos, se tornaram ainda mais intensas e sólidas”, afirmou Zarfeg, informando sobre a presença do nobre no evento solene da ATL marcado para 14 de março de 2020.

O poeta produziu uma trova especialmente para celebrar os 45 anos de vida de Dom Alexandre Carvalho:

Nobre, confrade e vivido
Dom Alexandre Carvalho:
Que na sua vida o olvido
Se renda à flor e ao galho!

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA