Connect with us

Destaque HOME

ATUALIZADA: Não há gás de cozinha em Itanhém e greve dos petroleiros pode atrasar a chegada do produto

mm

Publicado

em

A greve dos caminhoneiros, que ainda segue no seu nono dia, prejudicou o abastecimento de gás de cozinha em Itanhém. O Água Preta News visitou as seis revendedoras da cidade e não encontrou o produto em nenhuma delas.

De acordo com Marco Aurélio de Oliveira, proprietário do Itanhém Gás, desde a última quarta-feira (23) que seu estabelecimento não tem o produto. Gilvã Gomes de Oliveira, dono do depósito Gilvã Gás, vendeu o último botijão no sábado (26).

“Nosso caminhão já está carregado com os vasilhames e assim que desbloquear as estradas a gente vai buscar”, disse Gilvã, informando que cidades como Medeiros Neto, Teixeira de Freitas e Eunápolis também não têm gás de cozinha.

O depósito da Mecanon também, desde sábado (26) está sem o produto. O proprietário Saulo Cacique fez questão de retificou sua fala na reportagem Greve afeta postos de combustíveis em Itanhém e pode provocar desabastecimento em supermercados, publicada na semana passada. Cacique havia assegurado que Itanhém não corria o risco de desabastecimento, com exceção apenas para os setores de frutas e verduras.

“Más o gás de cozinha acabou nos surpreendendo. Tínhamos suficientemente o produto, mas muitas pessoas acabaram comprando gás para a botija reserva, na busca de se prevenir”, explicou.

A empresária Marilde Abreu, que também trabalha com gás de cozinha, lembrou que o movimento grevista dos petroleiros, anunciado para esta quarta-feira (30), pode atrasar ainda mais a chegada do produto na cidade. São ao menos 72 horas de paralisação.

Na verdade, esses profissionais estão divididos em duas federações. Uma delas, a Federação Única dos Petroleiros (FUP), que congrega 14 sindicatos anunciou greve de advertência por 72 horas, a partir desta quarta-feira, mas que poderá passar a ser por tempo indeterminado em nova assembleia previamente agendada para o dia 12 de junho. Já a Federação Nacional do Petroleiros (FNP), que reúne cinco sindicatos, convocou de forma direta uma paralisação por tempo indeterminado, também a partir desta quarta-feira.

ATUALIZADA às 21h33 – A Advocacia-Geral da União (AGU) informou há pouco que o Tribunal Superior do Trabalho acaba de atender a pedido de declaração de ilegalidade da greve dos petroleiros, marcada para esta quarta-feira. Foi estipulada multa diária de R$ 500 mil em caso de descumprimento. A lista de reivindicações dos petroleiros inclui a redução dos preços do gás de cozinha e dos combustíveis e a saída imediata do atual presidente da Petrobras, Pedro Parente. O movimento também é contrário a uma possível privatização da empresa. A informação é de O Globo.

 

Destaque HOME

Professora de Itanhém procura por documentos perdidos

mm

Publicado

em

Uma professora que mora na cidade de Itanhém sumiu uma bolsa contendo todos os seus documentos pessoais. Ludgéria Alves Gomes Pereira registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil de Itanhém nesta sexta-feira (1), mas não sabe precisar se o desaparecimento da bolsa ocorreu em Itanhém ou em Teixeira de Freitas.

A bolsa é pequena, de alça e da cor bege. Contatos podem ser feitos no WhattsApp (73) 9 9840-6101

Continuar leitura...

Destaque HOME

Vereadores votam contra solicitação de concurso público em Itanhém

mm

Publicado

em

Na reunião desta segunda-feira (25), o presidente da Câmara de Itanhém, Sasdelli Resende (PSDB) e os vereadores Ronaldo Correia (PC do B), Valdemar Oliveira (PT), Audrey Correia (PR) e Gelson Picoli (PSDB) votaram contra uma indicação de André Correia (PHS), que solicitava à prefeita Zulma Pinheiro o encaminhamento à Câmara Municipal, de um projeto de lei para a realização de concurso público.

Na verdade, desde a semana passada André Correia vem tentando pautar esta indicação, mas, segundo ele, o presidente da Câmara – que tem o poder de decidir quais matérias que devem ser colocadas em votação – não colocou o assunto em pauta.

Nestes casos, o regimento interno do Legislativo Municipal prevê que qualquer vereador pode solicita que sua indicação seja votada pelo plenário e assim foi feito, mas o pedido foi reprovado.

André Correia disse que não vai baixar a cabeça e que vai continuar fiscalizando e apresentando  projetos e indicações em defesa da população.

“Quando aceitarem”, ironizou o vereador.

Além de André Correia votaram a favor do concurso público Deilton Porto, o Caboquinho (DEM) e Luiz Marcos Villas Boas, o Marquinhos (PSB). Whindson Moreira Mendes, o Nem Mendes (PP), não estava presente.

FOTO: Vereador André Correia disse que não vai baixar a cabeça.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Carro pega fogo em avenida movimentada de Itanhém

mm

Publicado

em

Um automóvel pegou fogo na Avenida Maria Moreira Lisboa a, mais movimentada de Itanhém, onde funciona o verdadeiro centro comercial da cidade, por volta das 11h30 desta segunda-feira (25).

O Fiat Uno cor branca, placa JOB-5766, de procedência de Serra-ES, segundo informações de populares, tinha em seu interior apenas o condutor, que não se feriu. O trânsito chegou a ficar interrompido, mas já foi liberado com a retirada do carro do local.

O fogo danificou apenas a parte frontal do automóvel. Pessoas que passavam pela avenida e comerciantes ajudaram apagando o fogo com baldes de água.

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA