Connect with us

Destaque HOME

O adeus a Lecy Rodrigues Sobrinho, um pioneiro filho de Itanhém

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Os habitantes de Itanhém e Medeiros Neto se despediram no final da manhã deste sábado (20/07), de um dos seus filhos mais queridos e integrante de uma das famílias mais tradicionais dos dois municípios. O corpo do produtor rural Lecy Rodrigues Sobrinho, foi velado durante toda noite e manhã deste último sábado (20), no Salão Paroquial da Igreja São João Batista, na Vila Mutum, povoado do município de Medeiros Neto, adjacente da sua propriedade rural, onde residia. E no final da manhã foi sepultado no Cemitério da Consolação, na própria comunidade da Vila Mutum.

Lecy Rodrigues Sobrinho faleceu aos 80 anos de idade e ao lado das suas duas filhas e da esposa no início da noite da quinta-feira do último dia 18 de julho, no Hospital de Clínicas Municipal José Alencar, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, onde fazia tratamento há 1 ano, após falência múltipla dos órgãos. O corpo foi transladado de São Paulo para o interior do município de Medeiros Neto, onde foi velado e sepultado.

Lecy Sobrinho residia no Povoado do Mutum desde jovem. A propriedade rural da família é traçada ao meio pela linha divisória do Córrego do Mutum, onde o lado norte pertence ao município de Medeiros Neto e o lado sul ao território de Itanhém. Nascido em Itanhém e filho de uma das maiores famílias daquela região, Lecy era o mais jovem dentre os irmãos homens. Depois da sua irmã Dalva, ele é o segundo a falecer dentre os 11 irmãos. O pai Otacílio Rodrigues Sobrinho faleceu ainda no início da década de 80, já sua mãe Ana Augusta dos Santos, a “Madinha Ana”, a matriarca da família, faleceu em casa aos 108 anos, no último dia 20 de fevereiro de 2019, em Itanhém.

Durante o velório de Lecy Rodrigues Sobrinho, no Salão Paroquial da Igreja São João Batista, em Vila Mutum, por lá passaram centenas e centenas de pessoas, entre amigos, conhecidos e parentes. Todos fizeram questão de lembrar a importância da figura de um homem de coração gigante, homem dócil, chefe de família exemplar, homem de grande sabedoria rural, desapegado a bens materiais, impulsionador do desenvolvimento da região e que só semeou amor aos seus semelhantes. Durante o seu sepultamento, centenas de pessoas acompanharam o cortejo e no Cemitério da Consolação, em Vila Mutum, foi sepultado sob as mais belas homenagens, onde todos puderam dá-lhe o seu último Adeus.

O pioneiro produtor rural Lecy Rodrigues Sobrinho, aos 80 anos, além de um legado de amor e de ensinamentos, deixou viúva a Dona Geralda Silva Rodrigues após 48 anos de uma feliz união e três filhos: O comerciário Maurilândio Rodrigues Sobrinho “Lande”, a servidora pública Gercilândia Rodrigues Lima “Sizinha” e a gestora de recursos humanos Fabiene Rodrigues Sobrinho “Fabinha”, além de um belo casal de netos adolescentes: Luiz Felipe e Lorena Rodrigues Lima.

A equipe do portal de notícias Teixeira Hoje, ciente da importância do homem que foi o Senhor Lecy Rodrigues Sobrinho para as regiões de Itanhém e Medeiros Neto e mesmo sabendo que o descanso é o melhor dos remédios, mas que sua ausência deixará uma falta enorme para os amigos e uma saudade gigante para a família, celebramos aqui, a imortalidade desta figura fascinante que viveu só para encantar as pessoas com seu jeito manso, dócil e acolhedor. 
[Teixeira Hoje]