Connect with us

Entretenimento

Os gatos são muito parecidos com seus donos, sugere estudo!

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Compartilhe

 

[O Segredo] O sentimento de proximidade e identificação que temos com os nossos animais é muito comum, porque eles são parte importante de nossas vidas, estão sempre presentes nos momentos bons e ruins, presenteando-nos com doses especiais de amor, cuidado, lealdade e companheirismo.

No entanto, em alguns casos, a similaridade entre nós e nossos companheiros pode ser mais do que um sentimento interno, mas um fato comprovado. Um estudo realizado por cientistas das universidades de Lincoln e Nottingham Trent, publicado em 2019 na revista científica Plos One, mostrou que os gatos tendem a refletir a personalidade de seus donos.

A pesquisa se concentrou em investigar a relação entre as diferentes personalidades dos proprietários de gatos e o comportamento de seus animais. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que os donos de animais influenciam seu comportamento, assim como os pais afetam a personalidade de seus filhos.

Os cientistas estudaram 3.000 donos de gato, a maioria deles no Reino Unido, por meio de questionários sobre suas personalidades, assim como comportamento, saúde e estilo de vida de seus gatos.

Os resultados foram muito interessantes e mostraram semelhanças dos felinos com seus amigos humanos, de forma positiva ou negativa.

Por exemplo, os donos de gatos com mais tendência ao neuroticismo prejudicavam o bem-estar de seus animais de estimação. Quanto mais acreditavam que seus felinos tinham “problemas de comportamento”, mais influenciavam seus animais a desempenharem comportamentos agressivos e ansiosos, e mais doenças relacionadas ao estresse e excesso de peso.

No entanto, os donos mais cuidadosos e dedicados tinham gatos menos ansiosos e agressivos, o que revela a influência dos donos sobre os seus animais.

A dra. Lauren Finka, pesquisadora de pós-doutorado em bem-estar animal da Escola de Ciências Animais, Rurais e Ambientais da Universidade de Nottingham Trent, trabalhou na pesquisa e revelou que, para muitas pessoas, os animais de estimação são membros da família, por isso não é espantoso que sejam afetados pela forma como interagimos com eles.

Ela acrescentou que os resultados da pesquisa mostram quanta influência temos sobre o bem-estar de nossos animais de estimação.

Essa pesquisa nos traz informações muito importantes sobre o relacionamento com nossos animais, em especial os gatos, e nos conscientiza de que devemos sempre agir da melhor maneira possível com eles, porque cada uma de nossas atitudes ajuda a moldar a sua personalidade.

Então, se você tem um gatinho em casa, já sabe, pense antes de agir, pois você está sendo observado e imitado!

Como é a sua relação com o seu gato?

Comente abaixo e compartilhe o artigo em suas redes sociais!

Continue Reading
Deixe seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *