Connect with us

Destaque HOME

Paciente está entubado em Itanhém em estado grave por Covid-19. Vereador havia sugerido ceder respiradores para Teixeira de Freitas

Publicado

em

Compartilhe

 

Um paciente está entubado em estado gravíssimo no anexo do Hospital Maria Moreira, na cidade de Itanhém, em razão de complicações da Covid-19. Ele faz uso de um dos três respiradores que a gestão municipal conseguiu junto ao ministério da Saúde. Nesta quinta-feira (10), o prefeito Mildson Medeiros,  num encontro com o governador Rui Costa (PT), na cidade de Eunápolis, conseguiu outros dois equipamentos.

Recentemente o vereador André Correia (PP) gravou um vídeo sugerindo que os respiradores fossem cedidos ao munícipio de Teixeira de Freitas, uma vez que,  de acordo com o vereador, os equipamentos não estavam sendo utilizados por falta de insumos para fazê-los funcionar.

A denúncia do vereador foi objeto de debate durante pelo menos duas sessões da Câmara Municipal, ao ponto de o presidente do Legislativo, Luiz Marcos Villas Boas (PSD) convidar o secretário da Saúde, o médico Roberto Matoba, para dar esclarecimentos sobre o assunto. O secretário, por sua vez, já confirmou a sua presença na sessão ordinária do próximo dia 14, às 19h.

Na ocasião do vídeo o vereador sugeriu que um paciente que, segundo ele, estava em estado grave devesse ser entubado até que surgisse uma vaga de UTI na região. A secretaria da Saúde refutou a denuncia, dizendo que o paciente em nenhum momento precisou passar por este procedimento.

O vereador havia alegado que no dia que esteve na Ala da Covid, o paciente, objeto de sua denuncia, estava com 80% de saturação. A reportagem, entretanto,  teve acesso à imagem do monitor que, naquele dia, indicava que o paciente apresentava 98% de saturação, logo, não havia necessidade de ser entubado, tanto é verdade que o paciente tão logo teve alta médica e já está se recuperando em casa.

Paciente que vereador sugeriu que fosse entubado não apresentava necessidade de entubação.

Diferentemente da preocupação demonstrada pelo vereador André Correia em suas reclamações nas redes sociais e no plenário da Câmara, o que se tem visto, na verdade, é uma demonstração de responsabilidade e de compromisso com a vida por parte do prefeito Mildson Medeiros e de seu secretário da Saúde, Dr. Roberto Matoba, apesar, claro, da enorme dificuldade que o município vem enfrentando para manter a saúde neste momento de crise.

Para se ter uma ideia, nas duas últimas semanas, o hospital que é mantido pela prefeitura gastou de oxigênio o que habitualmente se gasta em um período de três meses. Além disso, apesar da dificuldade que se observa em todo o país neste momento de pandemia, no sentido de se conseguir insumos utilizados na entubação, o município dispõe desse material, que está à disposição de todos aqueles que eventualmente necessitarem.

Ao contrário do que sugeriu André Correia, os respiradores devem continuar em Itanhém tentando salvar vidas, como neste momento vem fazendo na Ala da Covid-19 do Hospital Maria Moreira Lisboa.

Insumos utilizados na entubação.