Connect with us

Destaque HOME

Padre de Itanhém orienta fiéis depois de decreto do prefeito: ‘Estamos juntos nessa empreitada de combate ao Covid-19’

Publicado

em

Compartilhe

 

No dia seguinte ao decreto 75, assinado pelo prefeito Mildson Medeiros, determinando restrições por um período inicial de 20 dias em razão da Covid-19, o padre da cidade de Itanhém, Vagner Batista de Melo, em apoio à decisão do chefe do Executivo, fez orientações aos fiéis que frequentam a Igreja Católica na cidade, nas vilas e distritos e em todas as comunidades. Ele atua na matriz e em 16 comunidades em todo o município e é também responsável pela comunidade de Vila Mutum, município de Medeiros Neto.

Na orientação, o pároco destaca o uso de máscara e álcool 70% e o distanciamento durante a celebração de missas.

O decreto do prefeito prevê o limite de 50 pessoas em cada sessão religiosa, mas não leva em consideração as dimensões das igrejas.  O padre, no entanto, na nota que orienta os fiéis determina que em comunidades onde os templos sejam menores esse número estabelecido pelo decreto seja ainda menor.

Para evitar contato e mais locomoção de pessoas durante as missas, o sacerdote fechou todos os bebedouros das igrejas e orientou os fiéis a levarem garrafas de água de suas próprias casas. Vestes litúrgicas foram dispensadas e pessoas com sintomas gripais foram orientadas a não irem às missas.

“Estamos apoiando as decisões do prefeito Mildson Medeiros, estamos juntos nessa empreitada de combate ao Covid-19, que tem feito vítimas em Itanhém”, disse o padre Vagner.