Connect with us

Notícias

Prefeita deve culpar Bentivi, mas ele construiu e recuperou mais de 50 pontes em sua administração

Avatar

Publicado

em

Compartilhe

[Edelvânio Pinheiro]

Mesmo sendo a recordista em críticas nas redes, tendo fechado uma escola de quatro décadas de existência e projetos sociais importantes para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, atrasado o salário de professores e outros servidores municipais e provocado o fracasso na economia do município, nas poucas aparições em público, a prefeita de Itanhém, Zulma Pinheiro (PMDB), insiste em fazer críticas à administração do ex-prefeito Milton Ferreira Guimarães, o Bentivi (PSB).

Recentemente, depois de quase 11 meses à frente da municipalidade, a chefe do Executivo decidiu não mandar o seu irmão Álvaro Pinheiro, secretário da Educação, à Câmara Municipal e ela mesma se fez presente.

Mesmo sendo uma sessão solene, voltada para a inauguração de reformas e instalação de uma plataforma elevatória para melhorar a acessibilidade ao Legislativo, a prefeita, desniveladamente fez críticas ao ex-prefeito Bentivi, que já derrotou o seu grupo político por duas vezes em eleições municipais. Na ocasião ela chegou a ser questionado pelo irmão de um vereador que estava entre os populares assistindo a reunião.

O assunto em foco no momento é a péssima condição das estradas e das pontes do município. Há casos em que comunidades ficaram isoladas por algum tempo em razão de obstáculos provocados pelas más condições de estradas e pontes. Foi o caso recente ocorrido na estrada que liga a BA-290 ao povoado de Curvelo da Conceição, quando um caminhão, que provavelmente transportava mercadorias, caiu numa ponte de madeira.

Situação semelhante vivem os moradores das regiões de Santa Rita do Planalto e de Batinga, distrito que faz divisa com o município de Bertópolis, no vale do Mucuri, onde uma ponte em ruínas dificulta a passagem de pessoas, turistas mineiros e o escoamento de produtos agrícola e gado de corte, afetando ainda mais a já fracassada economia do município de Itanhém.

O secretário da Infraestrutura é o fazendeiro Newton Pinheiro, que é irmão da prefeita Zulma Pinheiro. Sobre pontes, em quase um ano de mandato da nova administração a secretaria reconstruiu apenas uma ponte de madeira que liga a BA-290 ao povoado de Curvelo da Conceição. Já o ex-prefeito Bentivi, durante a sua administração construiu mais de 50 pontes, das quais 11 foram de cimento, com estrutura de médio e grande porte, algumas delas com estrutura para receber asfalto.

As pontes de cimento foram assim construídas: três na região de Batinga, rio Umburana e córregos Resende e Manoel Antônio; três em Ibirajá, estrada que liga Ibirajá e Salomão e nos córregos Novo e dos Fernandes; duas na região da Aruanda; uma em Santa Rita, no córrego Queixada; uma na estrada que dá acesso à Vila Mutum, no córrego Resende e outra em Curvelo da Conceição, na região do Rola Cabaça.

Pontes de madeira o ex-prefeito Bentivi construiu e recuperou mais de 40 em todo o município, as quais, dada à exposição ao tempo, naturalmente necessitam de manutenção periódica.

Continue Reading
Deixe seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *