Connect with us

Destaque HOME

Prefeita e secretária da Saúde expuseram a população à contaminação do coronavírus; vereador procurou MP

Edelvânio Pinheiro

Publicado

em

Num flagrante desrespeito às normas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde e pelas autoridades brasileiras, a prefeita de Itanhém, Zulma Pinheiro (MDB) e a secretária da Saúde, Renilda Chapéu, na última terça-feira (17), expuseram ainda mais a população à contaminação do coronavírus, durante um evento de inauguração do asfalto que vai ligar a cidade de Itanhém ao entrocamento de Vila Resende. Outras autoridades como o vice-prefeito André Lisboa (PSDB), os vereadores Audrey Correia (PR) e Gelson Picolli e Sasdelli Resende, ambos do PSDB, além de secretários do município se fizeram presentes, contribuindo com a ação irresponsável da chefe do Executivo e da secretária da Saúde.

Moradores de Batinga, que fica colado com Umburaninha, distrito de Bertópolis, estado de Minas Gerais, foram ao evento e, também, índios Machacalis, que já se encontravam na cidade de Itanhém, de cuja tribo não há informações sobre a situação do vírus, foram vistos no local do evento organizado pela prefeita Zulma.

Dezenas de pessoas de Ibirajá também atenderam ao chamado de Zulma Pinheiro, acompanhando o vereador Gelson Picoli, aliado da prefeita e representante daquele distrito.

Esse evento ocorreu um dia antes do Ministério Público ter recomendado a adoção de medidas de combate e prevenção do Covid-19 e, pelo menos oficialmente, o município não tem nenhum caso confirmado de contaminação.

De modo irresponsável a prefeita e a secretária da Saúde reuniu centenas de pessoas em evento político em Itanhém.

O vereador André Correia (PHS) demonstrou preocupação pública com a aglomeração de pessoas. Foi ele que, no dia do evento político da prefeita, solicitou ao Ministério Público interferência para que o município adotasse medidadas urgentes contra o coronavírus.

Este fato motivou a promotora de Justiça Patrícia Camilo Caetano a instaurar o procedimento administrativo. A partir daí, no dia seguinte, a prefeita baixou o decreto nº 031/2020, estabelecendo medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento à pandemia no município de Itanhém e também instituiu o Comitê Gestor Extraordinário para auxiliar a secretaria da Saúde na execução do plano de prevenção e contingenciamento, criado em razão do coronavírus.

Veja aqui quem faz parte do comitê e quais a medidas adotadas para combate e prevenção do coronavírus.

Índios da tribo Machacalis foram vistos no evento.