Connect with us

Destaque HOME

“Prefeita reconhece que a educação é a base para a melhoria de qualquer grupo social”, diz secretária de Jucuruçu

Publicado

em

“Muito ainda precisa ser feito”, admitiu a secretária da Educação de Jucuruçu, Maria do Carmo Pereira, durante entrevista feita pelo radialista Damião Alves para o Água Preta News, mas, a forma como o ensino vem sendo gerenciado e como os recursos didático-pedagógico vêm sendo aplicados, a educação do município pode servir de modelo para prefeituras de todo o país.

Os repasses de recursos financeiros para a merenda e transporte escolar são poucos, mas a prefeitura de Jucuruçu complementa o restante, de modo que o município oferece uma merenda de qualidade e atende todas as rotas existentes no transporte de alunos.

Secretária Maria do Carmo.  

Para a secretária, o segredo do avanço da educação de Jucuruçu se deu em razão do melhoramento do espaço físico das unidades, da disponibilização de material pedagógico de qualidade, do pagamento em dia dos funcionários e da capacitação dos servidores.

Todas as unidades escolares da rede municipal de ensino, inclusive creches e escolas de vilas e distritos dispõem de um material avançadíssimo, com todos os recursos didático-pedagógico necessários para o desenvolvimento de alunos, da pré-escola ao ensino fundamental. São objetos, jogos, brinquedos, livros diversos, inclusive para quem tem necessidade especial. Cada escola tem uma tenda, onde é montada a biblioteca itinerante, que é composta por mais de 800 livros, além de jogos e brinquedos.

Veja a entrevista:

EDUCAÇÃO É A BASE

“A educação de Jucuruçu melhorou muito na gestão de Uberlândia. A prefeita reconhece que a educação é a base para a melhoria de qualquer grupo social. Embora tenhamos ainda que avançar, sabemos que estamos no caminho certo e já estamos colhendo frutos da semente que plantamos lá no início, em 2013, quando iniciamos o nosso trabalho. Mas a gente percebe que ainda tem muito que ser feito. De lá pra cá melhoramos as unidades, a capacitação dos servidores, o atendimento e o respeito ao servidor foi o principal. Embora o pagamento seja um direito, ele não era feito [com regularidade] e hoje o servidor tem o pagamento em dia. Uma das coisas que a prefeita mais enfatiza em suas falas é o respeito que se deve ter com o servidor. Nós sabemos que a educação é a base e por isso precisamos melhorar cada vez mais a qualidade do ensino oferecido aos alunos da rede municipal, inclusive por meio da valorização dos profissionais e pela disponibilização de recursos pedagógicos em cada modalidade de ensino. O ano letivo inicia com escolas reformadas e ampliadas. Outras escolas também serão construídas, além da aquisição de materiais e a execução de projetos pedagógicos nas escolas. O mais importante de tudo, entretanto, é que o sistema de ensino que implantamos tem agradado professores, alunos e pais de alunos”.

MERENDA ESCOLAR

“Graças a Deus esse tema eu encho a boca pra falar. A prefeita faz a complementação financeira, já que o recurso que vem é pequeno. Mas essa complementação apenas não resolve. Fizemos um planejamento, sob a supervisão de profissionais habilitados, das necessidades reais dos alunos de acordo com a faixa etária e a modalidade de ensino, levando em consideração a localidade de cada escola. Também, os produtos adquiridos são de qualidade e a preparação dos alimentos é feita por servidoras dedicadas e competentes em cada unidade escolar”.

TRANSPORTE ESCOLAR

“Como na merenda, o transporte escolar precisa também ser complementado pela prefeitura, porque o recurso também é muito baixo. Nós temos alguns ônibus do projeto “Caminho da Escola”, mas são insuficientes para atender a demanda. Há os serviços terceirizados, mas que é feito com qualidade. A gente sabe que é necessário o acompanhamento do poder público, que é feito através do Conselho [Municipal de Educação] que, por sua vez, avalia a qualidade e a gente conta ainda com a participação dos pais, que dizem o que precisa melhorar. A cada ano surgem novas rotas e mais alunos e procuramos atender a todos”.

 

“Peço que toda comunidade visite as escolas, conheça os materiais e participe pois, educação de qualidade se faz em conjunto. Ninguém educa sozinho e ninguém faz nada sozinho”

 

FECHAMENTO DE ESCOLAS

“Algumas escolas foram fechadas desde o início desta gestão e isso aconteceu por falta de alunos nas comunidades, visto que a maioria das nossas unidades são no meio rural e, por conta de ainda haver êxodo rural em Jucuruçu, acabou diminuindo o número de alunos. Tudo foi feito com a autorização do Conselho Municipal de Educação”.

MATERIAIS DIDÁTICOS

“Esse projeto veio para melhorar a qualidade da educação. A gente entende que, quando o aluno ler mais ele escreve melhor, fala melhor e, consequentemente, pensa melhor. Os materiais utilizados são objetos, jogos, brinquedos, livros diversos, inclusive para quem tem necessidade especial. O projeto conta com um grande acervo que atende todas as unidades da sede, distritos e vilas de Jucuruçu. São bibliotecas itinerantes de 18 metros quadrados, que pode ser levada para qualquer lugar, onde a escola queira levar seus alunos para realizar as atividades. Cada biblioteca é composta por 820 livros, jogos, brinquedos e o professor consegue trabalhar inclusive utilizando as sugestões didáticas que vêm acompanhando o material”.

NINGUÉM EDUCA SOZINHO

“Peço que toda comunidade visite as escolas, conheça os materiais e participe pois, educação de qualidade se faz em conjunto. Ninguém educa sozinho e ninguém faz nada sozinho. Se as cidades circunvizinhas quiserem conhecer o nosso projeto sintam-se bem vindas”.

Destaque HOME

´40 alunos não estão indo à escola enquanto secretaria faz Conferência de Educação’, diz vereadores

Publicado

em

Enquanto a secretaria da Educação do município de Itanhém está realizando nesta terça-feira (20), a Conferência Municipal de Educação, 40 alunos não estão indo à escola. A denúncia é do vereador André Correia (PHS), Whindson Moreira Mendes, o Nem Mendes (PP), e Deilton Porto, o Caboquinho (DEM).

Eles estiveram na região dos Catingueiros, que fica bem próximo dos Arrudas, visitando alunos que, de acordo com o vídeo encaminhado pelos vereadores ao Água Preta News, estão sem transporte escolar porque a prefeitura não fez o pagamento à pessoa responsável pelo transporte.

No vídeo ainda os vereadores mostram a péssima condição da estrada que além de alunos transporta a produção agrícola e pecuária.

“Está acontecendo a conferência e mais uma vez o secretário Álvaro Pinheiro [está] mentindo para o povo”, disse André Correia, que narrou o vídeo encaminhado ao portal. “Venha pagar o transporte escolar, porque tem 40 jovens aqui prejudicados pela má gestão, pela incompetência”, concluiu.

Audrey Correia (PR) é outro vereador que faz parte desse grupo, que embora não pode estar presente tem lutado pela regularização do transporte escolar no município de Itanhém.

Leia também:

Prefeitura contratou empresa por R$ 1 milhão e 183 mil, mesmo assim alunos sofrem com a falta de transporte escolar

Vereadores denunciam ao Ministério Público ineficiência do transporte escolar em Itanhém

 

Continuar leitura...

Destaque HOME

Colisão entre carro e caminhão cegonha deixa motorista de 23 anos morto na BR-101

Publicado

em

Uma colisão envolvendo um carro e um caminhão cegonha deixou uma pessoa morta, na tarde desta segunda-feira (19), em um trecho da BR-101, perto do município de Camacan, localizado na região sul da Bahia.

Ainda não há informações sobre as circunstâncias do acidente, que ocorreu no Km 575 da rodovia.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima foi o motorista do carro, identificado como Hyago Nery, de 23 anos. Ele atuava como representante de uma empresa de baterias. O jovem era natural de Itabuna e estava em viagem a trabalho.

O condutor do caminhão cegonha, que não teve identidade divulgada, teve ferimentos leves. Equipes da PRF foram encaminhadas ao local para apurar como o acidente aconteceu.

[Texto: G1 Bahia. Foto: O Tempo Jornalismo]

Continuar leitura...

Destaque HOME

Jornalista comemora Destaque Empresarial do ItanhemFest

Publicado

em

O jornalista Epitácio Costa está comemorando o terceiro prêmio Destaque Empresarial do ItanhemFest, que ganhou como melhor site de notícia e entretenimento da cidade de Itanhém, no ano de 2017.

A pesquisa é feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o prêmio será entregue no dia 26 de maio, no salão de festas da AABB.

“Agradeço a Deus, aos nossos parceiros, ao amigo e parceiro Renato Ribeiro, a minha família e, principalmente, aos nossos internautas”, disse Epitácio, diretor-geral do portal.

Há 13 anos o ItanhemFest vem noticiado fatos de Itanhém, de a toda a região, do Brasil e do mundo e, por isso, tem se mostrado um veículo de comunicação consistente.

O jornalista Edelvânio Pinheiro, editor do site Água Preta News, parabenizou Epitácio Costa pelo prêmio.

“Parabenizo o jornalista Epitácio Costa e sua equipe pelo Destaque Empresarial, desejando ao ItanhemFest muito sucesso na atividade jornalística”, disse.

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA