Connect with us

Destaque HOME

“Prefeita reconhece que a educação é a base para a melhoria de qualquer grupo social”, diz secretária de Jucuruçu

mm

Publicado

em

“Muito ainda precisa ser feito”, admitiu a secretária da Educação de Jucuruçu, Maria do Carmo Pereira, durante entrevista feita pelo radialista Damião Alves para o Água Preta News, mas, a forma como o ensino vem sendo gerenciado e como os recursos didático-pedagógico vêm sendo aplicados, a educação do município pode servir de modelo para prefeituras de todo o país.

Os repasses de recursos financeiros para a merenda e transporte escolar são poucos, mas a prefeitura de Jucuruçu complementa o restante, de modo que o município oferece uma merenda de qualidade e atende todas as rotas existentes no transporte de alunos.

Secretária Maria do Carmo.  

Para a secretária, o segredo do avanço da educação de Jucuruçu se deu em razão do melhoramento do espaço físico das unidades, da disponibilização de material pedagógico de qualidade, do pagamento em dia dos funcionários e da capacitação dos servidores.

Todas as unidades escolares da rede municipal de ensino, inclusive creches e escolas de vilas e distritos dispõem de um material avançadíssimo, com todos os recursos didático-pedagógico necessários para o desenvolvimento de alunos, da pré-escola ao ensino fundamental. São objetos, jogos, brinquedos, livros diversos, inclusive para quem tem necessidade especial. Cada escola tem uma tenda, onde é montada a biblioteca itinerante, que é composta por mais de 800 livros, além de jogos e brinquedos.

Veja a entrevista:

EDUCAÇÃO É A BASE

“A educação de Jucuruçu melhorou muito na gestão de Uberlândia. A prefeita reconhece que a educação é a base para a melhoria de qualquer grupo social. Embora tenhamos ainda que avançar, sabemos que estamos no caminho certo e já estamos colhendo frutos da semente que plantamos lá no início, em 2013, quando iniciamos o nosso trabalho. Mas a gente percebe que ainda tem muito que ser feito. De lá pra cá melhoramos as unidades, a capacitação dos servidores, o atendimento e o respeito ao servidor foi o principal. Embora o pagamento seja um direito, ele não era feito [com regularidade] e hoje o servidor tem o pagamento em dia. Uma das coisas que a prefeita mais enfatiza em suas falas é o respeito que se deve ter com o servidor. Nós sabemos que a educação é a base e por isso precisamos melhorar cada vez mais a qualidade do ensino oferecido aos alunos da rede municipal, inclusive por meio da valorização dos profissionais e pela disponibilização de recursos pedagógicos em cada modalidade de ensino. O ano letivo inicia com escolas reformadas e ampliadas. Outras escolas também serão construídas, além da aquisição de materiais e a execução de projetos pedagógicos nas escolas. O mais importante de tudo, entretanto, é que o sistema de ensino que implantamos tem agradado professores, alunos e pais de alunos”.

MERENDA ESCOLAR

“Graças a Deus esse tema eu encho a boca pra falar. A prefeita faz a complementação financeira, já que o recurso que vem é pequeno. Mas essa complementação apenas não resolve. Fizemos um planejamento, sob a supervisão de profissionais habilitados, das necessidades reais dos alunos de acordo com a faixa etária e a modalidade de ensino, levando em consideração a localidade de cada escola. Também, os produtos adquiridos são de qualidade e a preparação dos alimentos é feita por servidoras dedicadas e competentes em cada unidade escolar”.

TRANSPORTE ESCOLAR

“Como na merenda, o transporte escolar precisa também ser complementado pela prefeitura, porque o recurso também é muito baixo. Nós temos alguns ônibus do projeto “Caminho da Escola”, mas são insuficientes para atender a demanda. Há os serviços terceirizados, mas que é feito com qualidade. A gente sabe que é necessário o acompanhamento do poder público, que é feito através do Conselho [Municipal de Educação] que, por sua vez, avalia a qualidade e a gente conta ainda com a participação dos pais, que dizem o que precisa melhorar. A cada ano surgem novas rotas e mais alunos e procuramos atender a todos”.

 

“Peço que toda comunidade visite as escolas, conheça os materiais e participe pois, educação de qualidade se faz em conjunto. Ninguém educa sozinho e ninguém faz nada sozinho”

 

FECHAMENTO DE ESCOLAS

“Algumas escolas foram fechadas desde o início desta gestão e isso aconteceu por falta de alunos nas comunidades, visto que a maioria das nossas unidades são no meio rural e, por conta de ainda haver êxodo rural em Jucuruçu, acabou diminuindo o número de alunos. Tudo foi feito com a autorização do Conselho Municipal de Educação”.

MATERIAIS DIDÁTICOS

“Esse projeto veio para melhorar a qualidade da educação. A gente entende que, quando o aluno ler mais ele escreve melhor, fala melhor e, consequentemente, pensa melhor. Os materiais utilizados são objetos, jogos, brinquedos, livros diversos, inclusive para quem tem necessidade especial. O projeto conta com um grande acervo que atende todas as unidades da sede, distritos e vilas de Jucuruçu. São bibliotecas itinerantes de 18 metros quadrados, que pode ser levada para qualquer lugar, onde a escola queira levar seus alunos para realizar as atividades. Cada biblioteca é composta por 820 livros, jogos, brinquedos e o professor consegue trabalhar inclusive utilizando as sugestões didáticas que vêm acompanhando o material”.

NINGUÉM EDUCA SOZINHO

“Peço que toda comunidade visite as escolas, conheça os materiais e participe pois, educação de qualidade se faz em conjunto. Ninguém educa sozinho e ninguém faz nada sozinho. Se as cidades circunvizinhas quiserem conhecer o nosso projeto sintam-se bem vindas”.

Destaque HOME

Ronaldo Correia acompanha início de afastamento de ruas de Itanhém. Ele é um dos autores da indicação

mm

Publicado

em

O presidente da Câmara de Itanhém, Ronaldo Correia (PC do B) acompanhou, na manhã desta terça-feira (14), na praça Castro Alves, onde ficam a prefeitura e a Câmara de Vereadores, o início do asfaltamento de algumas ruas da cidade de Itanhém. Ele é um dos autores da indicação da obra, que está sendo construída com recursos do estado e está orçada em pouco mais de R$ 599 mil.

Para Ronaldo, o asfaltamento das ruas torna a cidade mais bonita e melhora a mobilidade urbana.

Como o município completa 60 anos de emancipação política nesta terça, Ronaldo Correia comemorou a chegada da pavimentação asfáltica e agradeceu ao governador Rui Costa, à prefeita e todos os demais que contribuíram para a realização desta obra.

A pavimentação vai ligar a BA-290 à Rua Emiliano Fernandes, passando pela Rua Augusto Reis, Praça Castro Alves, Praça da Liberdade, Rua Belo Horizonte, Praça Otávio Mangabeira e Avenida Maria Moreira Lisboa.

Ronaldo Correia acompanhou o início do asfaltamento.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Advogado e educador, José Carlos Teixeira vai falar sobre os 60 anos da emancipação política de Itanhém

mm

Publicado

em

O advogado e educador José Carlos Teixeira Pinto vai proferir palestra sobre os 60 anos da emancipação política de Itanhém. A participação dele vai acontecer durante evento cívico em que 60 personalidades itanheenses serão homenageadas na data do 60º aniversário da cidade.

Continua depois da propaganda

O evento está marcado para as 19h desta terça-feira, 14 de agosto, na sede do Rotary Club de Itanhém. Desde já, estão convidados os 60 homenageados e o público em geral.

José Carlos Teixeira vai discorrer sobre acontecimentos e personagens que marcaram esses 60 anos da maturidade política de Itanhém. Antes de se emancipar de Alcobaça, a cidade se chamou Nossa Senhora de Itanhém e, inicialmente, Água Preta.

Zé Carlos – como ele é popularmente conhecido – é educador e advogado. Como educador, atuou no magistério por mais de 30 em Itanhém. Nesse ínterim, assumiu a direção do Colégio Polivalente de Itanhém, tornando-se uma referência para todos no tocante à educação. Mais tarde, viria a se graduar em direito.

O sucesso na educação o levou à política, de sorte que foi eleito vice-prefeito de Itanhém na chapa encabeçada pelo saudoso Gedeon Botelho, em 1982. José Carlos Teixeira também ocupou a Secretaria Municipal da Educação, quando criou as memoráveis gincanas culturais que, ainda hoje, são lembradas com saudade pelos itanheenses.

Ele é casado com a também educadora e ex-vereador Maria Ducarmo Bahia Teixeira e filho do saudoso ex-vereador Jair Quaresma Pinto.

“Eu fiz o convite pessoalmente a Zé Carlos para palestrar sobre os 60 anos da emancipação política de Itanhém. Para minha alegria, ele topou prontamente”, disse Almir Zarfeg, um dos promotores do evento que vai homenagear 60 personalidades itanheenses.

O evento é uma iniciativa da Academia Teixeirense de Letras (ATL) e do portal Água Preta News com o apoio total e decisivo do Café Ticiana.

Veja lista completa aqui.

Ouça aqui homenagem que ClauduArte Sá e Almir Zarfeg acabam de dedicar a Itanhém.

[Por Edelvânio Pinheiro. Foto: Divulgação]

Continuar leitura...

Destaque HOME

Ronaldo Correia comemora chegada de máquinas para asfaltar ruas de Itanhém

mm

Publicado

em

O presidente da Câmara, Ronaldo Correia (PC do B), está comemorando a chegada das primeiras máquinas para o início da pavimentação asfáltica de algumas ruas da cidade de Itanhém. Ele, juntamente com o vereador Audrey Correia (PR), é o autor da indicação da obra que vai trazer modernidade, higiene e mais segurança para o trânsito.

“O asfalto torna a nossa cidade mais bonita e melhora a mobilidade urbana”, disse Ronaldo ao Água Preta News, no final da tarde desta segunda-feira (13). “É um presente que estamos dando ao município na passagem dos seus 60 anos de emancipação política”, lembrou. “Agradeço ao governador Rui Costa, à prefeita e todos os demais que contribuíram para a realização desta obra”, finalizou.

A prefeitura, com recursos próprios, está concluindo o nivelando das ruas, avenidas e o entorno de praças. Também foram feitas restauração de infraestrutura da rede pluvial, esgoto, água potável e meio-fio. O recurso para o asfaltamento, pouco mais de R$ 599 mil, no entanto, é do governo do estado.

A pavimentação vai ligar a BA-290 à Rua Emiliano Fernandes, passando pela Rua Augusto Reis, Praça Castro Alves, Praça da Liberdade, Rua Belo Horizonte, Praça Otávio Mangabeira e Avenida Maria Moreira Lisboa.

O asfalto será tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), um dos mais econômicos que, geralmente, é aplicado numa espessura máxima de 5 centímetros. A drenagem prevista é do tipo superficial, que é ideal para asfaltamentos de logradouros que apresentam a geografia das ruas de Itanhém.

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA