Connect with us

Destaque HOME

Professores de Itanhém vão parar por três dias. Veja carta que a prefeita encaminhou à APLB

mm

Publicado

em

Professores da rede municipal de ensino vão parar por três dias, podendo prolongar a paralisação por tempo indeterminado, caso não seja apresentado uma proposta para as reivindicações já feitas à prefeita Zulma Pinheiro (MDB).

Reveja:

Sem conseguir dialogar com a prefeita de Itanhém APLB vai aguardar até sexta-feira (28)

Continua a greve em Itanhém. Professores citam em carta descaso da administração de Zulma Pinheiro

Professores de Itanhém estão em greve até que salário de novembro seja pago

Prefeita e seu irmão, que é secretário, não são encontrados durante caminhada da ALPB em Itanhém

 

Nesta semana a categoria vai parar suas atividades nos dias 15 e 16 (quinta e sexta-feira) e, na próxima, no dia 19 (segunda-feira). Na terça-feira, dia 20, haverá uma assembleia, que definirá a continuidade ou não da paralisação.

No dia 6 de março a coordenadoria da APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia) em Itanhém  protocolou documento com todas as reivindicações, encaminhado à prefeita e ao irmão dela, Álvaro Pinheiro que, embora tenha formação em engenharia eletrica pela Universidade Federal do Espírito Santo, é o secretário da Educação.

Os profissionais da educação defendem valorização salarial dos servidores, regulamentação da Lei do Piso sobre a reserva de 1/3 da jornada para trabalhos técnicos, garantia de pagamento sem atraso, pagamento referente aos percentuais de novos títulos, disponibilidade de profissionais habilitados para a educação especial, sistematização do processo de formação continuada a todos os profissionais da rede municipal de ensino, além da melhoria da qualidade da merenda escolar, do transporte escolar e da infraestrutura das escolas.

Na manhã do último sábado (10), a categoria se reuniu no Simplício Binas, coincidentemente a mesma escola onde o secretário, em 1968, aos 9 anos de idade, iniciou sua vida escolar. Lá os professores decidiram pela paralisação.

Antes, porém, o coordenador da APLB, Marcos Antônio Pires dos Santos, apresentou aos trabalhadores em educação uma carta, datada de 9 de março e assinada pela prefeita e pelo secretário, na qual são feitas algumas ponderações, em resposta às reivindicações da categoria.

No documento a prefeita e seu irmão secretário falaram da crise econômica do país que, segundo eles, por consequência, atinge todos os municípios brasileiros. Falaram também de que a prefeitura está empenhada no sentido de atender a demanda da rede municipal de ensino e as reivindicações da categoria.

Zulma Pinheiro e Álvaro Pinheiro admitiram que o plano de cargos e salários está desatualizado, com percentuais que não condizem com a realidade econômica do município e que esse plano encontra-se na pauta de discussões. Eles enfatizaram na carta que é do mais profundo interesse deles que o projeto seja iniciado mas, paradoxalmente, pede cautela, diálogo franco, negociação e disseram não ter pressa.

“Nada às pressas, pois desejamos fazê-lo sem prejuízo para a categoria”, descreve.

Sobre a péssima qualidade da merenda escolar e do transporte escolar, que também fazem parte da lista de reivindicações dos trabalhadores em educação, a carta justifica que, em razão do início do ano letivo ter sido chuvoso, esses dois itens  “precisam de ajustes”.

O Água Preta News pediu que a coordenação da APLB avaliasse a carta da prefeita e do secretário.

“O mesmo discurso, muito vago. A educação não pode continuar da forma como vem sendo conduzida”, avaliou o professor Marco Antônio.

Veja a carta encaminhada à APLB:

 

Destaque HOME

Professora de Itanhém procura por documentos perdidos

mm

Publicado

em

Uma professora que mora na cidade de Itanhém sumiu uma bolsa contendo todos os seus documentos pessoais. Ludgéria Alves Gomes Pereira registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil de Itanhém nesta sexta-feira (1), mas não sabe precisar se o desaparecimento da bolsa ocorreu em Itanhém ou em Teixeira de Freitas.

A bolsa é pequena, de alça e da cor bege. Contatos podem ser feitos no WhattsApp (73) 9 9840-6101

Continuar leitura...

Destaque HOME

Vereadores votam contra solicitação de concurso público em Itanhém

mm

Publicado

em

Na reunião desta segunda-feira (25), o presidente da Câmara de Itanhém, Sasdelli Resende (PSDB) e os vereadores Ronaldo Correia (PC do B), Valdemar Oliveira (PT), Audrey Correia (PR) e Gelson Picoli (PSDB) votaram contra uma indicação de André Correia (PHS), que solicitava à prefeita Zulma Pinheiro o encaminhamento à Câmara Municipal, de um projeto de lei para a realização de concurso público.

Na verdade, desde a semana passada André Correia vem tentando pautar esta indicação, mas, segundo ele, o presidente da Câmara – que tem o poder de decidir quais matérias que devem ser colocadas em votação – não colocou o assunto em pauta.

Nestes casos, o regimento interno do Legislativo Municipal prevê que qualquer vereador pode solicita que sua indicação seja votada pelo plenário e assim foi feito, mas o pedido foi reprovado.

André Correia disse que não vai baixar a cabeça e que vai continuar fiscalizando e apresentando  projetos e indicações em defesa da população.

“Quando aceitarem”, ironizou o vereador.

Além de André Correia votaram a favor do concurso público Deilton Porto, o Caboquinho (DEM) e Luiz Marcos Villas Boas, o Marquinhos (PSB). Whindson Moreira Mendes, o Nem Mendes (PP), não estava presente.

FOTO: Vereador André Correia disse que não vai baixar a cabeça.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Carro pega fogo em avenida movimentada de Itanhém

mm

Publicado

em

Um automóvel pegou fogo na Avenida Maria Moreira Lisboa a, mais movimentada de Itanhém, onde funciona o verdadeiro centro comercial da cidade, por volta das 11h30 desta segunda-feira (25).

O Fiat Uno cor branca, placa JOB-5766, de procedência de Serra-ES, segundo informações de populares, tinha em seu interior apenas o condutor, que não se feriu. O trânsito chegou a ficar interrompido, mas já foi liberado com a retirada do carro do local.

O fogo danificou apenas a parte frontal do automóvel. Pessoas que passavam pela avenida e comerciantes ajudaram apagando o fogo com baldes de água.

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA