Connect with us

Destaque HOME

Ronaldo Correia reconhece o papel da mulher na sociedade e se diz satisfeito com a indicação de Renilda para a Saúde

mm

Publicado

em

O presidente da Câmara de Itanhém, Ronaldo Correia (PC do B), durante a sessão da última quinta-feira (8) falou de sua satisfação pela indicação de Renilda Sousa Pereira, a Renilda Chapéu para a pasta da Saúde.

Como a sessão do Legislativo desta semana aconteceu exatamente quando se comemorava o Dia Internacional da Mulher, Ronaldo Correia reconheceu essa importante data e enalteceu o papel da mulher na sociedade, na família, na política e no trabalho.,

Sobre a secretária ele disse acreditar “que tudo que for necessário e que estiver dentro das condições do município será feito para dar assistência médico-odontológico à população itanheense, especialmente à parte mais carente da nossa sociedade”.

Veja a íntegra do discurso de Ronaldo Correia:

“Antes de qualquer posicionamento sobre a presença da secretária da Saúde nesta sessão, gostaria de enaltecer esse importante dia, 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

A figura da mulher deixou de ser um mero elemento secundário para ser algo extremamente importante na sociedade atual, onde ela exerce cada vez mais um papel de protagonista, embora ainda sofra com as heranças históricas do sistema social patriarcalista em seu dia a dia. Com o tempo, graças às lutas promovidas, a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, abandonando a figura de mera dona de casa e assumindo postos de trabalho, cargos importantes em empresas e estruturas hierárquicas menos submissas.

Infelizmente não temos nenhuma cadeira desta Câmara ocupada por mulher, mas, é uma mulher que assessora juridicamente esta Casa, a doutora Letícia Villas Boas. Também há várias outras mulheres tão competentes quanto a nossa advogada nos auxiliando diariamente.

Apesar de uma maior presença no mercado de trabalho, ainda há uma desigualdade no que se refere aos diferentes gêneros. A mulher, em muitos perfis familiares, acumula tanto as funções trabalhistas quanto as domésticas e até as maternas, ficando, muitas vezes, sobrecarregadas. Além disso, o número de mulheres ocupando cargos de nível superior nas empresas ainda é menor. E, por falar em trabalho, o salário da mulher ainda é proporcionalmente menor do que o dos homens na sociedade atual, fator que fica ainda mais crítico quando nos referimos às mulheres negras.

Nos cargos políticos, apesar de termos superado o fato de nunca ter havido uma presidente mulher no Brasil e uma prefeita no município de Itanhém, ainda é desigual a comparação entre mulheres e homens nos cargos executivos, legislativos e também judiciários.

E hoje, nesse dia tão importante para as mulheres, estamos diante da nova secretária da Saúde do município de Itanhém, Renilda Sousa Pereira e, se me permite secretária, Renilda Chapéu, denominação esta honrosa e histórica porque está ligada ao que temos de mais importante na vida, a família.

E foi pensando na família itanheense que hoje convidamos a senhora secretária da Saúde para se fazer presente a esta sessão para, juntamente com as demais mulheres serem homenageadas.

Entretanto, na oportunidade, gostaria de registrar a minha satisfação sobre a indicação de Vossa Senhoria para assumir a pasta, acreditando que tudo que for necessário e que estiver dentro das condições do município será feito para dar assistência médico-odontológico à população itanheense, especialmente a parte mais carente da nossa sociedade”.

Destaque HOME

Professora de Itanhém procura por documentos perdidos

mm

Publicado

em

Uma professora que mora na cidade de Itanhém sumiu uma bolsa contendo todos os seus documentos pessoais. Ludgéria Alves Gomes Pereira registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil de Itanhém nesta sexta-feira (1), mas não sabe precisar se o desaparecimento da bolsa ocorreu em Itanhém ou em Teixeira de Freitas.

A bolsa é pequena, de alça e da cor bege. Contatos podem ser feitos no WhattsApp (73) 9 9840-6101

Continuar leitura...

Destaque HOME

Vereadores votam contra solicitação de concurso público em Itanhém

mm

Publicado

em

Na reunião desta segunda-feira (25), o presidente da Câmara de Itanhém, Sasdelli Resende (PSDB) e os vereadores Ronaldo Correia (PC do B), Valdemar Oliveira (PT), Audrey Correia (PR) e Gelson Picoli (PSDB) votaram contra uma indicação de André Correia (PHS), que solicitava à prefeita Zulma Pinheiro o encaminhamento à Câmara Municipal, de um projeto de lei para a realização de concurso público.

Na verdade, desde a semana passada André Correia vem tentando pautar esta indicação, mas, segundo ele, o presidente da Câmara – que tem o poder de decidir quais matérias que devem ser colocadas em votação – não colocou o assunto em pauta.

Nestes casos, o regimento interno do Legislativo Municipal prevê que qualquer vereador pode solicita que sua indicação seja votada pelo plenário e assim foi feito, mas o pedido foi reprovado.

André Correia disse que não vai baixar a cabeça e que vai continuar fiscalizando e apresentando  projetos e indicações em defesa da população.

“Quando aceitarem”, ironizou o vereador.

Além de André Correia votaram a favor do concurso público Deilton Porto, o Caboquinho (DEM) e Luiz Marcos Villas Boas, o Marquinhos (PSB). Whindson Moreira Mendes, o Nem Mendes (PP), não estava presente.

FOTO: Vereador André Correia disse que não vai baixar a cabeça.

Continuar leitura...

Destaque HOME

Carro pega fogo em avenida movimentada de Itanhém

mm

Publicado

em

Um automóvel pegou fogo na Avenida Maria Moreira Lisboa a, mais movimentada de Itanhém, onde funciona o verdadeiro centro comercial da cidade, por volta das 11h30 desta segunda-feira (25).

O Fiat Uno cor branca, placa JOB-5766, de procedência de Serra-ES, segundo informações de populares, tinha em seu interior apenas o condutor, que não se feriu. O trânsito chegou a ficar interrompido, mas já foi liberado com a retirada do carro do local.

O fogo danificou apenas a parte frontal do automóvel. Pessoas que passavam pela avenida e comerciantes ajudaram apagando o fogo com baldes de água.

Continuar leitura...
Anúncio Patrocinado

EM ALTA